Mudar de IP na Vodafone Fibra ?

Capataz

Membro
Tenho uma ligação residencial de fibra da Vodafone, indicaram-me que é IP dinâmico mas já estou a usar isto há mais de 2 meses e continua o mesmo IP desde o início.

Já reiniciei o router e a ONT, já estive com ambos desligados durante algumas horas (o que causa algum transtorno, pois é uma ligação 3Play com TV e telefone), já mudei o cabo do router de porta ethernet na ONT, e nada. Sempre o mesmo IP.

Contactei o suporte da Vodafone, mas tudo o que obtive foi uma sugestão para desligar e voltar a ligar o router, depois de lhes explicar exactamente o mesmo que acabei de escrever acima... :rolleyes:

Isto é a coisa mais simples do mundo em todos os outros ISPs que já usei... acho que se isto continuar e não encontrar soluções, não renovarei o contrato com a Vodafone.

Alguém que saiba, pode p.f. ajudar dizendo-me o que preciso fazer para mudar de IP com a Vodafone Fibra ? Desde já obrigado!
 
Tenho uma ligação residencial de fibra da Vodafone, indicaram-me que é IP dinâmico mas já estou a usar isto há mais de 2 meses e continua o mesmo IP desde o início.

Já reiniciei o router e a ONT, já estive com ambos desligados durante algumas horas (o que causa algum transtorno, pois é uma ligação 3Play com TV e telefone), já mudei o cabo do router de porta ethernet na ONT, e nada. Sempre o mesmo IP.

Contactei o suporte da Vodafone, mas tudo o que obtive foi uma sugestão para desligar e voltar a ligar o router, depois de lhes explicar exactamente o mesmo que acabei de escrever acima... :rolleyes:

Isto é a coisa mais simples do mundo em todos os outros ISPs que já usei... acho que se isto continuar e não encontrar soluções, não renovarei o contrato com a Vodafone.

Alguém que saiba, pode p.f. ajudar dizendo-me o que preciso fazer para mudar de IP com a Vodafone Fibra ? Desde já obrigado!
Não mudas, o IP está codificado no próprio router e a não ser que alguém (com outro router não-Vodafone) apanhe o teu IP não deverás receber outro. Embora a Vodafone de vez em quando mude o IP que está codificado no router; quando ou em que condições não faço ideia, mas só tive 2 routers e já tive, pelo menos, 3 IPs.

Mas para que precisas de IP dinâmico?
 
O IP muda se mudar o MAC ADRESS do router, ou seja se ligares um router diferente, pelo menos era assim no adsl. Havia também uma página para fazer reset á ligação.
O ip é dinâmico, apenas mudar de muito em muito tempo! E digo-te não sabes a sorte que tens em estar com a vodafone.
 
Última edição:
O problema aí é que a Vodafone (fibra):

1 - Bloqueia a utilização de routers que não o fornecido;
2 - Bloqueia as opções do firmware do router fornecido, não permitindo a configuração de mac address e outras.

E por estas e outras razões, do teu post só não concordo com a última frase. Cada vez estou mais arrependido de me ter metido com a Vodafone, e mais convencido que vou mudar de ISP logo que possa.
 
O problema aí é que a Vodafone (fibra):

1 - Bloqueia a utilização de routers que não o fornecido;
2 - Bloqueia as opções do firmware do router fornecido, não permitindo a configuração de mac address e outras.

E por estas e outras razões, do teu post só não concordo com a última frase. Cada vez estou mais arrependido de me ter metido com a Vodafone, e mais convencido que vou mudar de ISP logo que possa.

1- Não não bloqueia, só tens de o saber configurar como no Meo.

2- Ah?
 
sem2006: tendo tu sem dúvida os dentes necessários para contornar as limitações que referi, podes por favor providenciar alguma informação que ajude este pobre desdentado a resolver o seu pedido de ajuda neste fórum ? Ficarei agradecido.

Illusion4u: confesso que ainda não tentei configurar um router alternativo com a minha ligação de fibra da Vodafone. A razão para isso é porque quer todas as pessoas do meio com quem falei, quer a própria Vodafone, me informaram acerca da impossibilidade de usar outro router que não o fornecido com esta ligação. Na verdade, isso é coadjuvado com tópicos deste mesmo fórum, como este, onde se listam procedimentos de alguma complexidade só para conseguir acesso parcial a algumas funções, ou apenas com modelos de routers muito específicos, e isso só com alguns "truques" adicionais pela porta do cavalo:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=627747

Uma vez que, segundo as tuas afirmações, tudo o que toda esta gente e a própria Vodafone me indicaram é falso, e que o tópico cujo link indico acima não passa de um enxorrilho de invenções sem sentido e sem razão de existir, podes por favor providenciar informações mais detalhadas sobre a configuração que referes, para que eu possa imediatamente comprar um router novo à minha escolha e configurá-lo com a minha ligação Vodafone Fibra ? Muito obrigado.

É maravilhoso poder contar com utilizadores tão sábios, tão prestáveis e tão oportunos como o sem2400 e o Illusion4u; não tenho dúvidas que, graças a eles, já amanhã estarei todo contente a navegar na Vodafone Fibra com um IP novinho em folha, e um router novo por mim escolhido e configurado.

Fico a aguardar a informação de ambos. :)
 
Última edição:
sem2006: tendo tu sem dúvida os dentes necessários para contornar as limitações que referi, podes por favor providenciar alguma informação que ajude este pobre desdentado a resolver o seu pedido de ajuda neste fórum ? Ficarei agradecido.

Illusion4u: confesso que ainda não tentei configurar um router alternativo com a minha ligação de fibra da Vodafone. A razão para isso é porque quer todas as pessoas do meio com quem falei, quer a própria Vodafone, me informaram acerca da impossibilidade de usar outro router que não o fornecido com esta ligação. Na verdade, isso é coadjuvado com tópicos deste mesmo fórum, como este, onde se listam procedimentos de alguma complexidade só para conseguir acesso parcial a algumas funções, ou apenas com modelos de routers muito específicos, e isso só com alguns "truques" adicionais pela porta do cavalo:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=627747

Uma vez que, segundo as tuas afirmações, tudo o que toda esta gente e a própria Vodafone me indicaram é falso, e que o tópico cujo link indico acima não passa de um enxorrilho de invenções sem sentido e sem razão de existir, podes por favor providenciar informações mais detalhadas sobre a configuração que referes, para que eu possa imediatamente comprar um router novo à minha escolha e configurá-lo com a minha ligação Vodafone Fibra ? Muito obrigado.

É maravilhoso poder contar com utilizadores tão sábios, tão prestáveis e tão oportunos como o sem2400 e o Illusion4u; não tenho dúvidas que, graças a eles, já amanhã estarei todo contente a navegar na Vodafone Fibra com um IP novinho em folha, e um router novo por mim escolhido e configurado.

Fico a aguardar a informação de ambos. :)
Como é que tu usas um tópico em que existem vários casos de sucesso para dizer que não é possível usar outro router? É complicado? Pois claro que é, por isso é que a Vodafone fornece um router todo configurado e permite poucas alterações.

Ainda não percebi foi para que queres um IP dinâmico mas pronto...
 
Trocar router ou usar um 2º em "paralelo", no ont: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=627747

É facil? É, com mínimos conhecimentos e com modelos específicos deixas de estar vinculado a um equipamento muito básico para gerires a internet.

Mudar de ip....Não é costume na vodafone, o processo de autenticação da vodafone é efectuado via mac address, logo ao desligares o router e o reiniciares vais continuar com o mesmo mac. Até onde sei o teu ip vai te acompanhar por uns meses. Podemos ver a coisa pela positiva: não vais precisar de DDNS durante uns tempos :) Se a tua necessidade de mudar de ip é pelo cloudstorage tipo uploaded/rapidshare e afins, garantidamente estás a perder tempo, já ouviste falar de torrents?? Só precisas do tracker certo e tens tudo aquilo que precisas sem teres que estar a aguardar 60 segundos para introduzir um captcha e fazeres download a 50kb.

Mudar mac, não é boa politica: O Mac address é único por dispositivo, e inclui entre outras coisas o fabricante do equipamento, logo ao mudares o mesmo, não terás garantia se esse "novo" mac não irá colidir com outro existente,
 
Deve ser para poder efectuar download de sites tipo upload.net e afins sem ter limitações e sem ter de pagar para desbloquear essas limitações... :rolleyes:

Ter Vodafone FIBRA onde não existe TS em torrents e andar a usar contas gratis upload.net e afins, ter a trabalheira de desligar e ligar o router para sacar a 50-100Kb (contas gratis pouco mais dão)...... my god!!!!!!
Espero que necessidade de IP dinamico n seja essa senao
suicide.gif
 
Última edição:
Ter Vodafone FIBRA onde não existe TS em torrents e andar a usar contas gratis upload.net e afins, ter a trabalheira de desligar e ligar o router para sacar a 50-100Kb (contas gratis pouco mais dão)...... my god!!!!!!
Espero que necessidade de IP dinamico n seja essa senao
suicide.gif

nem tudo o q ha em torrents tem as velocidades maravilhosas q os torrents oferecem qd ha mtos seeders ou com bons trackers...
 
Aqui está a solução que tanto procuras, diretamente do Fórum da Vodafone:

Para que o procedimento de troca de router seja mais célere, deves:

• Aceder a http://adslid.vodafone.pt/desliga;
• Carregar no botão Desligar (com a ligação do router antigo ainda activa);
• Aguardar 15 minutos, antes de ligar o novo Router.

Aqui diz "novo router" mas também funciona com o mesmo Router ;)
 
@Jackjamil obrigado!

Sei que já passaram quase dois anos do teu post original.
Mas será que me podes ajudar?

De forma a ligar um novo router, posso utilizar o teu método?
Apenas necessitarei de fazer MAC Clone na porta WAN do novo router, correto?
Ou necessitarei de mais configurações?

Obrigado em avanço.
 
Back
Topo