Mudar de máquina, eis a questão?!

@TheMadyor pessoalmente não te ignorei, mas como eu tive a 1200D no passado, que é essencialmente a mesma câmara que ele tem mas sem wifi, percebo o tipo de limitações que o user provavelmente sente na sua. Quantidade e cobertura de pontos de foco, rapidez na focagem, focagem com pouca luz (na 1300D é inexistente), consistência na focagem por todo, capacidade de focar coisas em movimento, desempenho em ISO >2000, disparos por segundo, regulação de ISO a cada 1/3 de stop, autonomia de bateria, o pentaprisma com 100% de cobertura...as diferenças duma 1300D para uma 80D/90D são imensas, mesmo sem entrar no vídeo. Não é difícil esbarrar com limitações da câmara naqueles corpos. Diria até que a 17-55 é lente a mais para um corpo daqueles. Aquilo tem um ponto central cruzado a f/5.6, nem é f/2.8, não tem a mesma precisão e rapidez a trabalhar. Eu usei primes f/1.8 e f/1.4 na 1200D e pensava que falhava disparos por culpa minha...quando passei para a 80D é que descobri que afinal era a câmara anterior que não conseguia mais precisão.
São câmaras básicas, dão para usar com a gama de lentes de kit, e nem tiram proveito das vantagens dos motores STM. Mas para usar lentes melhores vale a pena fazer upgrade ao corpo.
 
Mas confesso que gostaria de ter um corpo melhor com mais funcionalidades e potencialidades, como focagem, mais variante de ISO, saber que terei uma melhor máquina em diversas situações que me possam surgir...

É fútil? Talvez sim, mas tb é válido na minha opinião, juntando a isto, o orçamento que tenho 1000€ e saber que com ele se for possível comprar algo "future proof" por assim dizer.
Nada fútil. Na verdade nem precisas de ter nenhum motivo. Eu também não tenho grande justificação para querer FF. Trabalhei com máquinas das mais baratas às mais caras e muitas das diferenças só se notam em cenários específicos. Eu tenho a M200... Podia ter um EVF para quando está muito sol, podia ter ISO50 e 1/8000 para quando abro a lente toda de dia, podia ter uma sapata para flash, podia isto e aquilo... Não poso dizer que me limite, tudo isto é facilmente contornável. O foco sim, não ter um bom sistema de AF e ter surpresas quando vês depois a foto no PC, é no mínimo enervante. O eye focus na M200 não é de todo a coisa mais certeira do mundo, muitas vezes ajusto à mão com override do anel na lente.


Não te querendo influenciar, vê o que o m4ndr4ke disse sobre mirrorless e sobre lentes, tal como o que o TheMadyor disse. Eu por exemplo referi a A7rII para mim porque se calhar dessa forma ponho-lhe logo uma Zeiss ou GM à frente. Tal como com a M200 lhe meti logo a 22mm F2 e praticamente nunca sai.
Posso estar errado, mas imagino que muito mais gente deixe de tirar certa foto porque não tem "a" lente, do que por não ter "a" máquina.
 
m4ndr4ke eu tive a 700D antes da 80D. Nao foge muito às 1200D/1300D...

O pessoal começou a sugerir coisas mas esqueceu-se do orçamento e do que o OP foi dizendo:

fotografo maioritariamente paisagem e arquitetura, mas começo a "entrar" em fotografia de rua e retratos
poderia melhorar se tivesse uma máquina melhor, que tivesse melhor "dinamic range" por assim dizer, que me ajudasse mais quando não houvesse muita luz.
A minha ideia é vender a minha 1300d + 18-55mm e comprar outra camara
A 1300d não tem nada de mal, todas as boas fotos que acho que tirei foi com ela e com a 50mm creio. Mas confesso que gostaria de ter um corpo melhor com mais funcionalidades e potencialidades, como focagem, mais variante de ISO, saber que terei uma melhor máquina em diversas situações que me possam surgir...


Agora voltem a ler as vossas sugestoes e vejam se, com <1000€ resolvem algum problema.
:)


Pessoalmente prefiro ter uma maquina pior com a lente certa que ter a maquina certa com a lente errada.

Edit: Isto
Posso estar errado, mas imagino que muito mais gente deixe de tirar certa foto porque não tem "a" lente, do que por não ter "a" máquina.
 
Última edição:
eu tive a 700D antes da 80D. Nao foge muito às 1200D/1300D...
Mais rápida a focar, mais precisa (9 pontos cruzados e um a f/2.8 vs 1 ponto cruzado a f/5.6), ligeiramente melhor a focar em pouca luz, mais disparos em rajada, melhores controlos...há diferenças notórias ;)

Agora voltem a ler as vossas sugestoes e vejam se, com <1000€ resolvem algum problema.
:)
Eu paguei ~1000€ pela minha 80D nova e pela 17-55 usada, conta? :biglaugh:
Tive, à vontade, uma melhoria a rondar 1 stop no desempenho em ISO elevado ao passar da 1200D para a 80D. Sem contar com o resto...sobretudo a focagem e o pentaprisma. Aprendi muito com a 80D.



Pah, se o user achar mesmo que, daqui a 7 ou 8 anos consegue estar com uma DSLR, by all means, siga...mas sinceramente duvido, e penso que seja uma questão de um ano ou menos até ele querer mirrorless. Para mim, essa é a grande questão, e que acho quase impossível de ignorar. Eu não meteria 1000€ numa DSLR em 2021. Meti 1100 na 6D Mark II + grip em Agosto de 2019 e às vezes tenho dúvidas se foi boa ideia. Com a pandemia, a câmara acabou por ter muito menos uso do que eu previa quando a comprei. Agora já tenho ideias de mirrorless e estou aqui com uma câmara “nova” ainda para gastar.

Citando o OP, se é para “future proof”...future proof é mirrorless pá, não é DSLR.
 
Última edição:
Agora voltem a ler as vossas sugestoes e vejam se, com <1000€ resolvem algum problema.
:)
Sim, a *****, nova é 1100€, usada encontra-se por 800€.
"quando não houvesse muita luz" - É outra liga no que toca a pouca luz, que é a coisa mais concreta nessa lista.
"mais variante de ISO" - O ISO vai até 40.000 e expande até 102400.
"como focagem" - Melhor focagem, +-5000 pontos vs 9, focus peaking, focus bracketing, eye tracking.
"em fotografia de rua" - É mais pequena, o que é bom para fotografia de rua.
"e retratos" - Maior gama de cor, eye tracking.
"mais funcionalidades e potencialidades" - Tem um LCD articulado touchscreen, video 4K, mais FPS, timelapse, conectividade com a app/smartphone, viewfinder a 100% com liveview do resultado final, etc.

É mirrorless e mount-RF, o que a torna mais future proof, mas pode usar as lentes que ele já tem e qualquer EF que ele venha a encontrar ao desbarato no futuro.
Tem os problemas que também já referiram. Não deixa de ser um corpo entry-level, que está prestes a ser descontinuado e as lentes para FF são um pouco mais caras.
 
Rui Marto resolvem-se uns mas criam-se outros. Não era para levar tão à letra :D

Supondo que comprava a *****. Precisava de comprar ainda um adaptador que seria peanuts neste orçamento. Mas depois ficava com a 24stm a funcionar cropada e com a 50 a ser a única lente a funcionar minimamente...
 
Eu tinha ideia que as EOS R trazem sempre o adaptador. Quando o mercado-alvo são profissionais e entusiastas, há que assumir que já têm outras lentes que vão querer usar ou mesmo sendo a primeira máquina, pode não haver a lente que se quer em RF. Mas anyway, os preços que referi eram já com o adaptador.
https://www.elcorteingles.pt/feed/A29668026/

A 50mm funciona normalmente, a 24mm seria 38mm 35efl com o crop, portanto... É para rifar para "ajudas de custo" :D
Comprando a ***** usada, bem negociada por uns 700€, compra a RF 50mm 1.8. Depois é despachar a EF 50mm e a EF-S 24mm para comprar a 85mm 1.8. Ou seja, é fazível. Se faz sentido são outros 500.

Edit: BTW, estamos aqui a torcer o nariz à *****, por ser entry-level FF e ter os seus defeitos, mas vi agora que ganhou o EISA Best Buy Camera em 2019-2020.
Edit 2: Este ano ganhou a Nikon Z50, que também fica dentro do orçamento. Implicar é trocar as lentes.
 
Última edição:
Mais uma vez agradeço a tertúlia e a tentativa de me fazer ver os pros e contras das opções para em consciência tomar a decisão correta, mesmo!

Vamos por partes que isto foi evoluindo em comentários:

@m4ndr4ke:

Falo tanto da 90D porque como referi é algo que me está familiar, evolução da 1300d, percebo perfeitamente o que dizes e não ponho de parte a mirrorless, tanto não ponho porque senão já tinha dito que tinha escolhido a 90D e tava feito e ando sempre a remoer no assunto :D

Obrigado pelas dicas das lentes e dos preços, vou ter isso em conta.


@TheMadyor:

Também não ignorei as tuas opiniões, são é algumas e tento recolher sempre tudo para tentar absorver tudo e tentar resumir as coisas e conseguir tirar as informações devidas, posso não dizer-te nada mas li todos os posts atentamente até aqui, daí estar confuso :D

Mas sim, já percebi que a lente kit não fará justiça à 90D e mais vale usar com a 50mm durante uns tempos e depois apostar em vidro capaz, a opção 4 já anda em cima da mesa mas abaixo explico


@Rui Marto:

O que falas do foco, tem-me acontecido cada vez mais com a 1300d, sobretudo em fotos com pouca luz, tiro, acho que ficaram porreiras, vou ao pc ver e pronto..estão desfocadas :P
É ir percebendo também a máquina que tenho e o que consigo ir fazendo juntamente com as lentes que tenho.

Não me influencias, mas ontem andei a ver a alfa 7 iii :P

PS: Gosto muito do Mango Street


Com isto tudo, agradeço-vos mais uma vez, e as conclusões que tiro são que vou esperar para ver.

Estou a vender a 1300d, não sei sequer se a consigo vender (acho que estou a pedir um preço justo, mas há outras opções em sites de vendas mais em conta, talvez tenha que baixar o preço, mas isso faz parte). Até a vender, vou-me divertindo na mm a tirar fotos com ela que é o que eu gosto, mas fico atento ao mercado e ao que poderá aparecer.

Eu tenho muita dificuldade em comprar material deste usado confesso, prefiro poupar mais e comprar novo a estrear por mim, pode ser panca, mas os meus conhecimentos e rede de pessoas não é tão vasto que me permita em confiança fazer uma compra deste género em usados, mas obrigado por me indicarem esse lado que é obviamente bom para quem tem conforto e confiança.

Com este tempo de espera, junto mais algum para o orçamento e não me “limita” tanto talvez as opções, e esperando o que vem aí pode ser que apareça algo que encaixe mais no meu perfil como diz o @matavelhos, de qualquer forma não me oponho a outras marcas, ontem à noite andei a ler e a ver reviews da Sony Alpha 7 iii e gostei sinceramente, assim como da Fujifilm X-T30, ainda não li sobre a Nikon Z5, tenho que fazer isso.

De qualquer forma, volto a agradecer-vos, apesar de ter dúvidas, acho que o melhor é esperar, não é que não tenha máquina e preciso de uma para fazer um trabalho, antes fosse que era sinal que era pro, ehehe, tenho a minha máquina, e vou vendo o que vai aparecendo no mercado, qualquer coisa, chateio-vos outra vez com as minhas dúvidas! :D

Obrigado a todos!
 
É assim, o conselho de esperar é maioritariamente para a Canon. Mas se já te convencemos a isso acho que é um progresso :biglaugh:

Com uma 90D nas mãos, acho que não ias demorar muito a querer uma mirrorless.
 
Eu estou com o @TheMadyor. Parece-me que não há orçamento para grandes cavalgadas.

Sendo objectivo, e sem grandes patinadelas por corpos, lentes e afins, até porque isso já foi aqui bem explorado por quem conhece a Canon muito melhor que eu, eu acho que o que cabe e faz sentido para o teu propósito, é uma 80D. Se juntares a 17-55 f2.8, e se o peso não te incomodar, ficas com um combo para muitos anos. O corpo é muito competente, e se fizer tudo o que tu pretendes, não vejo o problema de ser DSLR só porque as mirrorless é que são o futuro.

Sabemos que o futuro é mirrorless... E depois? Se houver outro sistema, competente, que nos cubra todas as necessidades (e mais algumas, que nem lhes tocamos), porque é que temos de nos sentir limitados?

A ideia que tens, de que é para muitos anos... Muda rapidamente. Estares a fazer um esforço medonho, para comprares o último grito da tecnologia actual, e pensares que assim estás servido para 10 anos ou mais, pode ser um erro. Isto não pára.

Com uma 80D ficas com algo super completo, sem a dificuldade de teres que arranjar lentes que suportem os 32megapixel da 90D, e tens um enorme mercado de excelentes lentes que poderás comprar sem teres que vender um rim.

É que, seja lá qual for a tua opção, vê bem o valor das lentes compatíveis.

Gastando menos dinheiro agora, também poderás mudar daqui a uns anos, quando o que é hoje o último grito, já for obsoleto.

É apenas mais um ponto de vista.
 
Rumores para 2021

Canon EOS R‍P replacement and 'big brother'

The Canon EOS R‍P was one of the first EOS R cameras out of the gate, so it makes sense that it would be due a refresh. We understand that it's getting a replacement which – happily – is expected to be cheaper than the original.

The other half of this picture is that the EOS R‍P is expected to get a 'bigger brother' camera, to fill the sizeable gap that will occur between the entry-level replacement and its next-nearest cousin, the EOS R6. Details are scant on this camera right now, though we know it won't be an 'EOS R Mark II'.
 
Back
Topo