Mudar de vida? Em busca de opiniões.

mmm... nao.
a minha experiencia, diz-me que aprendes mais, em menos tempo, com auto-didactismo do que num curso, os cursos hoje em dia so servem para teres o canudo. o resto es tu fazes.

Talvez tenhas razão, mas não me venham dizer que aprendo mais sozinho do que tirando um curso de design. Tenho professores que me acompanha, avaliam, colegas com os quais trocar ideias, etc.
Comigo o auto-didactismo funciona durante umas semanas até perder a motivação, exactamente por isso, porque é algo que estou a fazer sozinho, a ocupar o pouco tempo livre que tenho, etc.
 
Talvez tenhas razão, mas não me venham dizer que aprendo mais sozinho do que tirando um curso de design. Tenho professores que me acompanha, avaliam, colegas com os quais trocar ideias, etc.
Comigo o auto-didactismo funciona durante umas semanas até perder a motivação, exactamente por isso, porque é algo que estou a fazer sozinho, a ocupar o pouco tempo livre que tenho, etc.

A parte técnica terás mesmo de aprender sozinho. Não esperes que na Universidade te ensinem isso.
 
Comigo o auto-didactismo funciona durante umas semanas até perder a motivação
Caro, não tenhas ilusões! A determinação ou se tem ou não se tem. Se realmente tiveres determinado a ser um artista (porque é disso que se trata quando se fala em criatividade) tens que ter a vontade de evoluir DIARIAMENTE, praticando muito. De facto o ensino poderia ser uma boa mais-valia mas não em Portugal.
Não estejas à espera que seja um professor ou um colega que te vai dar a motivação diária para tirar um curso desses. Volto a repetir: não em Portugal.
Take care!
 
Caro, não tenhas ilusões! A determinação ou se tem ou não se tem. Se realmente tiveres determinado a ser um artista (porque é disso que se trata quando se fala em criatividade) tens que ter a vontade de evoluir DIARIAMENTE, praticando muito. De facto o ensino poderia ser uma boa mais-valia mas não em Portugal.
Não estejas à espera que seja um professor ou um colega que te vai dar a motivação diária para tirar um curso desses. Volto a repetir: não em Portugal.
Take care!

Precisamente. Bem verdade. Para se estar nesta área não tem de se gostar disto...tem de se amar e fazer por aprender todos os dias. Em cada trabalho há qualquer coisa que se aprende. A sensação é fantástica se realmente gostarmos do que fazemos.:D Portanto ser auto didacta é um requisito obrigatório nesta área, na escola aprendes pouco ou nada, aprendes o ABC. O resto vai com a prática e acima de tudo com o aprimorar de um olhar que se quer atento a tudo o que nos rodeia. :)

Boa Sorte.

Cumps,
michael c
 
Olá maltinha. Eu vim parar a este site por acaso...as msgs acima ja são antigas. Mas aki vai uma palavra amiga...p os q tb vierem aki parar com dúvidas existenciais...
se achas que a tua sanidade mental está em jogo, n estará o teu curso actual (no fim de contas, o rumo que escolheste ) a piorar a situação? Eu falo, porque estou neste momento a estudar ciências farmacêuticas e já vou no 4º ano...sempre a fazer frete e a obter notas de #$%&. A mha média é uma desgraça e sei hj mais do que nunca que estes anos que andei a engonhar em farmácia serviram para reafirmar a mha repulsa pela área. A minha motivação não está encaminhada para as ciências da saúde...mas para as artes. Eu acho que um curso numa área do nosso interesse pode devolver-nos a motivação e a força motriz que ansiamos por ter e dar-nos algumas chances de obter sucesso e prazer nakilo que fazemos, independentemente do estado económico do país e das tendências do mercado do emprego.
Por isso, salva os teus neurónios e dá-lhes a sua comida favorita.

Força aí
 
Última edição:
Eu encontro-me numa situação em tudo parecida e pergunto-me se não será mais vantajoso terminar o curso em que estamos e fazer depois uma pós graduação em animação 3d, design multimédia ou coisa assim. Em relação aos que defendem que não vale a pena ter professores ou tirar cursos, tenho de discordar pois por muito talento que se tenha há muitos obstáculos e nuances técnicas que ultrapassas 10x mais depressa com alguém a orientar-te. Mas percebo bem o vosso dilema e eu mesmo passo os dias (e as noites) a pensar qual será o melhor caminho a seguir
 
Eu encontro-me numa situação em tudo parecida e pergunto-me se não será mais vantajoso terminar o curso em que estamos e fazer depois uma pós graduação em animação 3d, design multimédia ou coisa assim. Em relação aos que defendem que não vale a pena ter professores ou tirar cursos, tenho de discordar pois por muito talento que se tenha há muitos obstáculos e nuances técnicas que ultrapassas 10x mais depressa com alguém a orientar-te. Mas percebo bem o vosso dilema e eu mesmo passo os dias (e as noites) a pensar qual será o melhor caminho a seguir

Aqui ninguém disse que era contra cursos e professores. Apenas se disse que a parte tecnica por muito que custe tens que a aprender sozinho. Se estás num curso profissional ou pago, tens sorte que é mais técnico e podes aprender a mexer minimamente nos programas. Na universidade tens uma coisa muito boa que te ensinam a pensar.
 
Back
Topo