Mudar de vida

Boas pessoal,

fiquei desempregado recentemente, tenho formação na área de engenharia (ambiente), uma pós-graduação na área de gestão de empresas e cerca de 10 anos de experiencia de trabalho. Há algum tempo que pensava em mudar de vida, e neste momento estou a considerar a área de TI. Como tenho pouco conhecimento do mercado de trabalho, agradecia a vossa ajuda para me esclarecerem algumas dúvidas, e conseguir tomar decisões:

1- Não tenho conhecimentos na área da programação e estou a pensar candidatar-me a uma formação da ITUP, de Outsystems developer, que acham da opção? Oportunidades de trabalho, evolução de carreira, salário?

2- Tendo em conta a minha formação e experiencia , aconselhavam seguir outro caminho na área das TI?

2- Será que, por não ter formação base na área de informatica/IT, serei demasiado penalisado em termos de evolução de carreira?

3- Qual a vossa opinião em termos das condições de trabalho na área das TI? Estabilidade, oportunidades para progressão, níveis de stress, trabalho em horas-extra e fim de semana, vencimento?

Obrigado!
 
Situação dificil.

a) Nunca é tarde para aprender.
b) Com esforço tudo se consegue.

Acho que deves analisar bem se pretendes TIs. Tens gosto pela programação? Por resolver problemas?

Não menosprezando a tua capacidade para Outsystems (ou para outro tipo de programação), tendo em conta os 10 anos de experiência em Eng. e Mestrado em Gestão, eu apontaria os meus esforços a uma área das TIs menos técnica e mais próxima do negócio. Tentaria entrar no mercado de trabalho numa consultora que tenha SAP, PHC, Microsoft Dynamics (um ERP) e apontes para uma função mais próxima do 'negócio' dos clientes por forma a ser o contacto entre o pessoal mais técnico e o cliente. Os chamados consultores funcionais.

Reposta ao tempo ponto 3.
Existe de tudo. Depende de ti.
- Estabilidade?! Sim consegue-se (normalmente à custa de pouca progressão salarial)
- Oportunidades para progressão? Ou se troca de patrão ou se está disposto a pisar os demais para a obter
- Stress? Depende da tua forma de encarar prazos e alterações em cima do joelho
- Horas extra? Raramente são pagas. Assim como o trabalho ao fim de semana. Se as fazes ou não, depende de ti. Depende da tua capacidade de ouvires bocas do tipo "vais almoçar a casa" quando estás a sair às 18h15. O importante (comigo tem funcionado) não são as horas que estou presente. Mas sim a quantidade , prazos e especialmente a qualidade do trabalho que entrego.

Boa sorte com essas mudanças.
 
@cconst obrigado pelos conselhos!

Um consultor funcional é um project manager? !

Pensado numa carreira em TI como consultor funcional, que formação me aconselharias, de forma a conseguir entrar no mercado de trabalho? Tenho bons conhecimentos de SAP e PHC mas numa optica de utilizador...

A aposta em outsystems não seria boa , tendo em conta o crescimento dessa plataforma no mercado de TI e o futuro que aparentemente tem?

Obrigado!
 
@joaosilvab um consultor funcional analisa o negócio, as necessidades do cliente e configura o sistema ERP mediante esses requisitos. Quando chega a uma altura em que tal não é possível, é responsável por elaborar uma especificação para um developer desenvolver. Pode [ou não] chegar a project manager.

Não te aconselho nenhuma. Manda CVs para as consultoras. Elas encarregam-se da tua formação (tipicamente).

Outsystems pode ser interessante. MAS estarias sempre a começar por baixo. TU enquanto consultor funcional não tens que começar por baixo como se de nada soubesses, já que 10 anos de experiencia [mesmo que numa área que em nada tem a ver com consultoria] já te deu bagagem de negócio!

Mas já vi que estás com o Outsystems fisgado. Segue em frente. Caso não o faças vais-te ficar a perguntar no futuro se o deverias ter feito.
 
@cconst não estou fisgado no Outsystems, apenas me pareceu um bom ponto de partida com base nas informações que tinha...formação ITUP , futuro da plataforma no mercado, talvez um pouco mais acessivel aprender para quem não vem da área de IT, etc...

Na tua opinião, e tendo em conta a minha situação, há alguma consultora em particular que se destaque? (analisando a formação que dão, aprendizagem-que seja uma boa "escola", valorização de CV, condições de trabalho)

Obrigado mais uma vez!
 
@joaosilvab Nas circunstancias em que te encontras (com +30 anos e sem curso nas TIs) qualquer uma (ou um talho) para os primeiros meses (1 ano max) para ganhares lugar. Depois, logo conseguirás saber para onde te mexer. Pensa nesses primeiros meses como uma formação, mas que te é paga a ti.
 
Tens um curso com pés e cabeça, tens formação extra com pés e cabeça e tens experiência na tua área (e aqui vou admitir que é relevante)?

Será que mudar é o melhor?
 
@cconst não estou fisgado no Outsystems, apenas me pareceu um bom ponto de partida com base nas informações que tinha...formação ITUP , futuro da plataforma no mercado, talvez um pouco mais acessivel aprender para quem não vem da área de IT, etc...

Na tua opinião, e tendo em conta a minha situação, há alguma consultora em particular que se destaque? (analisando a formação que dão, aprendizagem-que seja uma boa "escola", valorização de CV, condições de trabalho)

Obrigado mais uma vez!
eu trabalho em OS, e tenho colega da ITUP, epah é uma forma de entrares no mercado. vais ser explorado o primeiro ano, mas a partir de 2 anos rende... ;)

se tiveres duvidas, estas a vontade, relativamente os outros pontos deixo para ser discutidos pelo resto do pessoal.
 
Back
Topo