Mudar de vida

Boas pessoal,

fiquei desempregado recentemente, tenho formação na área de engenharia (ambiente), uma pós-graduação na área de gestão de empresas e cerca de 10 anos de experiencia de trabalho. Há algum tempo que pensava em mudar de vida, e neste momento estou a considerar a área de TI. Como tenho pouco conhecimento do mercado de trabalho, agradecia a vossa ajuda para me esclarecerem algumas dúvidas, e conseguir tomar decisões:

1- Não tenho conhecimentos na área da programação e estou a pensar candidatar-me a uma formação da ITUP, de Outsystems developer, que acham da opção? Oportunidades de trabalho, evolução de carreira, salário?

2- Tendo em conta a minha formação e experiencia , aconselhavam seguir outro caminho na área das TI?

2- Será que, por não ter formação base na área de informatica/IT, serei demasiado penalisado em termos de evolução de carreira?

3- Qual a vossa opinião em termos das condições de trabalho na área das TI? Estabilidade, oportunidades para progressão, níveis de stress, trabalho em horas-extra e fim de semana, vencimento?

Obrigado!
 
Situação dificil.

a) Nunca é tarde para aprender.
b) Com esforço tudo se consegue.

Acho que deves analisar bem se pretendes TIs. Tens gosto pela programação? Por resolver problemas?

Não menosprezando a tua capacidade para Outsystems (ou para outro tipo de programação), tendo em conta os 10 anos de experiência em Eng. e Mestrado em Gestão, eu apontaria os meus esforços a uma área das TIs menos técnica e mais próxima do negócio. Tentaria entrar no mercado de trabalho numa consultora que tenha SAP, PHC, Microsoft Dynamics (um ERP) e apontes para uma função mais próxima do 'negócio' dos clientes por forma a ser o contacto entre o pessoal mais técnico e o cliente. Os chamados consultores funcionais.

Reposta ao tempo ponto 3.
Existe de tudo. Depende de ti.
- Estabilidade?! Sim consegue-se (normalmente à custa de pouca progressão salarial)