Mudar Disco Rígido PS3

ja que estamos numa de falar em discos rigidos,se eu tiver um disco externo de ligaçao USB,e ligar á ps3 ele nao fica muito lento?é que estou a precisar de comprar um disco rigido externo para guardar as minahs coisas como musica,filmes,fotos e essas coisas!na ps3 so tenho saves de jogos e algumas demos,80gb chegam muito bem.com o disco externo seria para usar para ouvir musica na ps3 e para ver uns filmes.

Fica tão lento na PS3 quanto ficaria em qualquer computador.

O bottleneck num disco externo é a interface de ligação USB que está limitada a apenas 480mb/s.
Não interessa que que um disco externo seja de 5400rpm, 7200rpm, 10000rpm, 15000rpm, ou SSD.
A partir do momento que a ligação é feita por USB, a transmissão de dados não vai ultrapassar os 480mb/s.
Por sua vez, um disco ligado por SATA (2) atinge um pico de largura de banda de 3000mb/s.

Em todo o caso não te preocupes com estas coisas, podes comprar o disco á vontade.
A interface USB chega e sobra para todos os tipos de ficheiros que a PS3 lê, e até bem mais além.
Mesmo que a PS3 conseguisse ler MKVs em HD, a ligação USB continuaria a chegar e sobrar para a tarefa.

Um dos discos externos que uso no PC tem interface USB, Firewire, e eSATA, e mesmo podendo usar esta última não encontro necessidade de o fazer, comprei o cabo eSATA mas não lhe dou uso, tenho o disco sempre ligado ou por USB, ou por Firewire, e para o tipo de ficheiros que o disco contem, e a frequência e volume de transferências que faço, é mais que suficiente.


Alem disso entre 5000 rpm e 7000 rpm a velocidade de acesso a conteudo é quase desprezivel .
Nada disso.
A diferença nota-se, e bem, e é facilmente experimentada por quem ao estar habituado a trabalhar a fazer grandes transferências e a usar aplicações muito pesadas com portáteis (Onde o habitual são HDDs de 5400rpm), passar a usar um desktop para fazer o mesmo (Onde o habitual são HDDs de 7200rpm).

A questão nesta thread é que a utilidade de um HDD interno acima das 5400rpm na PS3 é negligente devido ao tipo e densidade de ficheiros que esta usa.
 
Última edição:
re:

O que eu posso dizer é sobre a minha experiência.

Passei de um disco de 5400rpm Seagate que veio originalmente com a consola.

Para um scorpio da Western Digital a 7200rpm.

Posso dizer que notei muita diferença, a carregar ficheiros, loadings incluindo nas instalações do jogo.

Isto pode ajudar em jogos como Metal Gear Solid 4, quem já o jogou sabe do que eu estou a falar.


Agora se isto tudo compensa-te? Isto é uma questão de tu próprio avaliares. Não é por ficares mais x tempo a fazer uma tarefa que vais ficar chateado. É uma questão de veres se o dinheiro que investe te compensa.
 
O que eu posso dizer é sobre a minha experiência.

Passei de um disco de 5400rpm Seagate que veio originalmente com a consola.

Para um scorpio da Western Digital a 7200rpm.

Posso dizer que notei muita diferença, a carregar ficheiros, loadings incluindo nas instalações do jogo.

Isto pode ajudar em jogos como Metal Gear Solid 4, quem já o jogou sabe do que eu estou a falar.


Agora se isto tudo compensa-te? Isto é uma questão de tu próprio avaliares. Não é por ficares mais x tempo a fazer uma tarefa que vais ficar chateado. É uma questão de veres se o dinheiro que investe te compensa.


Pois, estou a perceber o que estás a dizer. Mas o teu novo disco tem funcionado bem? E achas que vale a pena gastar mais uns euros por um pouco de velocidade?
 
Desde que a interface seja Sata, vai dar na mesma.
O ser SSD não interfere na forma de acesso á informação.

A questão é que não ganhas absolutamente nada com isso a menos que uses Linux na consola.
O tipo de informação que a PS3 lê (seja musica, fotos, filmes, ou ficheiros de jogo) a partir do disco não justifica nada acima de um simples HDD a 5400rpm.

Um SSD seria um absoluto overkill e em nada iria beneficiar a consola.
Custo (são muito caros), espaço (Um SSD barato de 32Gb não se arranja por menos de 100€, e são apenas 32Gb), rendimento (não há ganho prático no tipo de ficheiros que a PS3 lê).

Não seria overkill, pelo contrário, na medida em que alguns jogos são instalados no disco e nesses casos iria diminuir e muito [em teoria] o tempo que estás à espera dos loadings.
Por exemplo no MGS o tempo que o Snake está a fumar entre os níveis era provável reduzirem pelo menos para metade [com um ssd capaz como um OCZ vertex], pois além da maior velocidade o tempo de acesso dos ssd é praticamente zero [e a ps3 escusa de andar a 'procurar' no disco os dados].

E não esquecer que os saves ao longo dos jogos [GT5 Prologue, etc etc etc etc] em vez de demorem 2, 3 ou 4 segundos seriam praticamente instantaneos...



Agora que os ssd são caros são. Para mim ainda não compensa nem para ps3 nem para pc, mas se há pessoal que já os tem no pc, puderia haver que os tivesse na ps3.....


Mas no prazo de 1 ano/ ano e meio os ssd 64/128gb devem baixar um bom bocado, e nessa altura um 128 gb para o pc é suficiente [7 a rular+programas/jogos principais] e depois se funcionar bem com a Ps3 [aka ganhos no desempenho como esperado] logo compro outro...



Para mim ter um disco grande em GB na Ps3 é que não faz tanto sentido: musica, filmes, fotos, etc etc e tal já tenho no pc organizado e se os quiser na ps3 o ps3 media server é espectaculo...
 
re:

Concordo com o que o Mk PT disse, talvez o melhor é tentares arranjar um disco com mais performance que actualmente tens.

Talvez 120Gb chegam perfeitamente para o que queres.

----------------------------------------------------------

Isso de compensar ou não, depende. Eu senti um bom boost em termos leitura de dados, incluindo no XMB enquanto pré visualizo os conteúdos.

O disco custou-me 90€, na altura. Será que compensa? Para mim sim.

Se calhar para ti, o dinheiro que gastas para ver mais performance durante a leitura de dados não te compensa.

Como eu disse anteriormente é uma questão de veres o que estás disposto a gastar.

Posso dizer que com um disco de 120GB também ficas bem servido e claro é bem mais barato.
 
Última edição:
Pessoal uma pergunta, já que não quero abrir outro topico pois acho que não é necesario dêm me uma ajuda se possivel.

Imaginem que quero fazer um backup do disco rigido da PS3 com um disco externo, a alguma diferença em ser 2,5 ou 3,5 sabendo que so ira servir para armazenamento ?
 
Pessoal uma pergunta, já que não quero abrir outro topico pois acho que não é necesario dêm me uma ajuda se possivel.

Imaginem que quero fazer um backup do disco rigido da PS3 com um disco externo, a alguma diferença em ser 2,5 ou 3,5 sabendo que so ira servir para armazenamento ?

?

Obviamente que não.
O tamanho do disco só conta se o quiseres meter lá dentro da Ps3, um externo ligado por usb tanto faz ser 1.8', 2.5' ou 3.5'...........
Diferença só o facto de uns discos serem mais rápidos que outros [mas para isso o tamanho não tem nada a haver]. Mas a interface usb neste campo limita sempre um bocado os discos externos..
 
qt à decisao capacidade/performance temos de ter em conta as necessidades pessoais de cada user.
alguem que use a ps3 como mediacenter dará mais importancia à capacidade enquanto alguem que utilize basicamente para jogos já dará provavelmente mais importancia à performance, especialmente se for utilizador de jogos com tempos de carregamento/salvaguarda de dados longos como já disseram anteriormente.

no fim de contas cabe a cada um de nós decidir o que prefere, e pois tá claro o factor €€€ tambem conta e muito.

posso dar-vos um conselho, se estiverem indecisos podem sempre recorrer a uma loja com campanha de troca em caso de insatisfação. assim se chegarem à conclusao que nao vale a pena gastar tt dinheiro, ou que preferem ter mais capacidade, ou outra coisa qq, podem sempre voltar à loja e trocar por outro modelo.

cumpz
 
Pessoal uma pergunta, já que não quero abrir outro topico pois acho que não é necesario dêm me uma ajuda se possivel.

Imaginem que quero fazer um backup do disco rigido da PS3 com um disco externo, a alguma diferença em ser 2,5 ou 3,5 sabendo que so ira servir para armazenamento ?
'E exactamente o mesmo. Mete onde quiseres, ate' numa pen-drive se tiver espaco :p
Nao te esquecas 'e que a PS3 necessita que o disco esteja em FAT32 para ser reconhecido pelo XMB como drive auxiliar e dessa forma aparecer como selecionavel no menu de backup.

A titulo de curiosidade, um backup de um disco de PS3 40gb com apenas 500mb livres demorou-me cerca de 1h para uma drive externa 2.5" 5400rpm USB 2.0 totalmente vazia e recem formatada, e cerca de 1:15h a restaurar para uma drive nova 2.5" 5400rpm acabada de instalar na consola.
Podem por isso ver que nao 'e uma tarefa muito demorada e pode facilmente ser realizada uma vez por mes para minimizar a perda de dados em caso de avarias.
 
Os 60GB da minha ps3 ja estao a dar as ultimas, entao estava a pensar em trocar o HDD, mas estou com umas duvidas.

q marca aconselham, em termos de fiabilidade?

5400 vs 7200, ja sei q nao ha grandes ganhos num disco 7200, mas em relaçao a temperaturas, um de 7200 podera danificar a consola depois de umas boas horas a jogar?(a garantia ta a acabar e nao me apetece arriscar a saude da consola, visto ser compativel com jogos ps2).
 
Os 60GB da minha ps3 ja estao a dar as ultimas, entao estava a pensar em trocar o HDD, mas estou com umas duvidas.

q marca aconselham, em termos de fiabilidade?

5400 vs 7200, ja sei q nao ha grandes ganhos num disco 7200, mas em relaçao a temperaturas, um de 7200 podera danificar a consola depois de umas boas horas a jogar?(a garantia ta a acabar e nao me apetece arriscar a saude da consola, visto ser compativel com jogos ps2).

Compra este Samsung que ficas bem servido. 320GB - 2,5 -» 51,90€ + portes

http://www.*****.com/pt/pt/1747679/art/samsung/spinpoint-hm320ji-2-5-320.html
 
help!

fui hoje comprar um Hdd para a ps3, é um WD 320GB 5400(nao consegui encontrar o Samsung recomendado pelo Purex a um preço decente numa loja fisica e este trazia caixa q tambem da jeito.

ja montei o disco e ta a funcionar bem apesar de so me reconhecer 263GB livres em 299GB.

a minha duvida é a seguinte: queria aproveitar o disco de 60GB(seagate) da ps3, ja o liguei ao pc, ja o montei na caixa do WD, mas o pc nao o reconhece nem duma maneira nem de outra.
 
fui hoje comprar um Hdd para a ps3, é um WD 320GB 5400(nao consegui encontrar o Samsung recomendado pelo Purex a um preço decente numa loja fisica e este trazia caixa q tambem da jeito.

ja montei o disco e ta a funcionar bem apesar de so me reconhecer 263GB livres em 299GB.

a minha duvida é a seguinte: queria aproveitar o disco de 60GB(seagate) da ps3, ja o liguei ao pc, ja o montei na caixa do WD, mas o pc nao o reconhece nem duma maneira nem de outra.

Quanto custou?
 
fui hoje comprar um Hdd para a ps3, é um WD 320GB 5400(nao consegui encontrar o Samsung recomendado pelo Purex a um preço decente numa loja fisica e este trazia caixa q tambem da jeito.

ja montei o disco e ta a funcionar bem apesar de so me reconhecer 263GB livres em 299GB.

a minha duvida é a seguinte: queria aproveitar o disco de 60GB(seagate) da ps3, ja o liguei ao pc, ja o montei na caixa do WD, mas o pc nao o reconhece nem duma maneira nem de outra.

vamos entrar um pouco no offtopic mas aqui vai

vais a painel de controlo -> ferramentas administrativas -> gestao de computadores e de seguida clicas onde diz gestão de discos
se tudo estiver bem com o disco devera te aparecer ai e so o seleccionares com o botao direito do rato e clicar em formatar
 
Quanto custou?

custou 69.90€ na ***** de Braga

vamos entrar um pouco no offtopic mas aqui vai

vais a painel de controlo -> ferramentas administrativas -> gestao de computadores e de seguida clicas onde diz gestão de discos
se tudo estiver bem com o disco devera te aparecer ai e so o seleccionares com o botao direito do rato e clicar em formatar

nem deu tempo de experimentar, usei um programa chamado SwissKnife para formatar o disco.

Dessa maneira tambem deve dar uma vez q o disco era reconhecido na Bios, so nao aparecia na area "O Meu Computador".

Thanks e sorry pelo offtopic!
 
Última edição:
Boas.
Aqui vai a minha experiência e um pedido de ajuda.
Comprei um western digital scorpio 320 na amazon uk.

Instalação muito facil. Sem stresse nos parafusos, com as chaves certas, foi 2 minutos.

Mas tive n problemas na cópia dos ficheiros.

Formatei um imomega de 160 em fat 32, mas não conseguia fazer o backup, dava-me sempre erro.
Tentei 4 vezes e dp desisti.

Fui ao partition magic como no tutorial e fiz uma partição de 32 gb.

Apaguei da consola tudo o que não era essencial e após mais 4 tentativas lá consegui o backup.

Retirei o disco antigo e coloquei o novo. Fiz a restauração do sistema; mais 4 tentativas e dp desisti.

Tentei copiar os 5 ficheiros de backup para o pc e o 3 tinha erro.

Conclusão: comecei tudo do inicio.

Pelo caminho, não consegui sincronizar os trofeus, nem pela conta PSN, nem atraves do menu principal.

AInda tenho tudo guardado no disco antigo.

Que me aconselham a fazer ?

Obrigado.

Nuno
 
Boas.
Aqui vai a minha experiência e um pedido de ajuda.
Comprei um western digital scorpio 320 na amazon uk.

Instalação muito facil. Sem stresse nos parafusos, com as chaves certas, foi 2 minutos.

Mas tive n problemas na cópia dos ficheiros.

Formatei um imomega de 160 em fat 32, mas não conseguia fazer o backup, dava-me sempre erro.
Tentei 4 vezes e dp desisti.

Fui ao partition magic como no tutorial e fiz uma partição de 32 gb.

Apaguei da consola tudo o que não era essencial e após mais 4 tentativas lá consegui o backup.

Retirei o disco antigo e coloquei o novo. Fiz a restauração do sistema; mais 4 tentativas e dp desisti.

Tentei copiar os 5 ficheiros de backup para o pc e o 3 tinha erro.

Conclusão: comecei tudo do inicio.

Pelo caminho, não consegui sincronizar os trofeus, nem pela conta PSN, nem atraves do menu principal.

AInda tenho tudo guardado no disco antigo.

Que me aconselham a fazer ?

Obrigado.

Nuno

se tens o ficheiros do backup corrompido não há nada que possas fazer pois vais ter sempre problemas a fazer o restauro

mas há uma coisa que não percebi.
falas em 5 ficheiros de backup (?)
segundo percebi isto é resultado das tentativas que tentaste fazer o backup pois normalmente é só um ficheiro.

faz o seguinte: dentro do disco retira todos os backups deixando só aquele que tem a data mais recente e tenta fazer o restore a partir desse
 
se tens o ficheiros do backup corrompido não há nada que possas fazer pois vais ter sempre problemas a fazer o restauro

mas há uma coisa que não percebi.
falas em 5 ficheiros de backup (?)
segundo percebi isto é resultado das tentativas que tentaste fazer o backup pois normalmente é só um ficheiro.

faz o seguinte: dentro do disco retira todos os backups deixando só aquele que tem a data mais recente e tenta fazer o restore a partir desse

Não sabia que havia apenas um ficheiro de backup. Tenho 4 ou 5 no meu disco externo.
Obrigado pela dica.
Vou experimentar. Mas o backup vai apagar-me todos os dados novos, certo ?
O que acho estranho é que o ficheiro tem o tamanho de 4 gb quando na cópia de segurança me deu o ficheiro com 17 gb. Daí qu pensei que ele os tivesse dividido :)

O tutorial já tinha visto, obrigado. Até utilizei o mesmo programa.
Aliás, foi por ai que comecei.
 
Não sabia que havia apenas um ficheiro de backup. Tenho 4 ou 5 no meu disco externo.
Obrigado pela dica.
Vou experimentar. Mas o backup vai apagar-me todos os dados novos, certo ?
O que acho estranho é que o ficheiro tem o tamanho de 4 gb quando na cópia de segurança me deu o ficheiro com 17 gb. Daí qu pensei que ele os tivesse dividido :)

O tutorial já tinha visto, obrigado. Até utilizei o mesmo programa.
Aliás, foi por ai que comecei.

sim tudo o que tens de novo vais perder podes é se quiseres passar os saves para uma pen (nem todos dão)

isso do espaço e mesmo muito estranho a ps3 so cria mesmo um ficheiro deveria ter criado um de 17gb...
 
Back
Topo