Mudar fibra de lugar

richard27

Power Member
Boas!
Devido a umas alterações de design em casa, queria saber se dá para alterar de sítio a fibra, junto com router...

Estive a ver uma hipótese (isto tudo manuseando o cabo da fibra com cuidado):

Colocar um conector SC/APC femea-femea (compatível com o FGW):


e conectar um Patch cord até ao router (também compatível com o FGW)


Depois "pendurar" o FGW na parede com o próprio suporte de pé (essa informação é visível no manual de outros países).


Acham que está correto?
 
@richard27 eu em vez de colocar um conector SC/APC, comprava um patchcord maior tipo com 5 metros ou 10 metros, e ligava desde a tomada de fibra ao router, evitava ter uma eventual perda nessa união.
um SC-SC monomodo (9/125µ) de 10 metros custa entre 6 a 8€ nas lojas da especialidade e ficavas com a ligação mais elegante.
 
Assim sendo, a melhor alternativa é a que referes.
Falei na questão da tomada porque quer numa instalação feita á 3/4 anos e outra feita quase há 8, todos deixaram tomada.
 
Assim sendo, a melhor alternativa é a que referes.
Falei na questão da tomada porque quer numa instalação feita á 3/4 anos e outra feita quase há 8, todos deixaram tomada.
Ok, obrigado.
Aqui não, talvez porque é um prédio muito antigo, e não tinha espaço para uma tomada de fibra.
 
A MEO não mete tomadas de fibra, é sempre uma caixa com fusão, que por sinal é uma bela porcaria.
A Vodafone sim mete tomadas, que são os que fazem melhor.
NOS não sei.
 
A MEO não mete tomadas de fibra, é sempre uma caixa com fusão, que por sinal é uma bela porcaria.
A Vodafone sim mete tomadas, que são os que fazem melhor.
NOS não sei.
Não é verdade.
Tenho tomada bem como centenas de instalações que conheço. Se em algumas não colocam a tomada é porque a instalação não é bem feita.
 
A caixa branca é a tomada....
não.
salvo erro, uma tomada é isto:

66478-8717770.jpg

...e podes desligar a fibra da tomada quando quiseres.

O que há no MEO é isto:
 
Última edição:



richard27:​


é esta "tomada" que tens?



não consegues "abrir" isso sem danificar?
por norma eles fazem a junção de fibra numa outra caixa, que tem um conector de saida verde!.... mas essa caixa deve ser bem mais barata...


Eu ja tive um problema similar, necessitei de passar o fio "amarelo" da fibra por detras de um móvel.
o meu ONT e caixa da fibra tem o tal conector "verde", então, pensando estar a fazer bom negocio, comprei na net um cabo de 5mts, mas afinal necessitava de + meio metro...
A solução foi a de colocar no meio um daqueles conecttores verdes (SC/APC), e não tive problemas na velocidade...

ate agora tudo a bombar
 

richard27:​


é esta "tomada" que tens?



não consegues "abrir" isso sem danificar?
por norma eles fazem a junção de fibra numa outra caixa, que tem um conector de saida verde!.... mas essa caixa deve ser bem mais barata...


Eu ja tive um problema similar, necessitei de passar o fio "amarelo" da fibra por detras de um móvel.
o meu ONT e caixa da fibra tem o tal conector "verde", então, pensando estar a fazer bom negocio, comprei na net um cabo de 5mts, mas afinal necessitava de + meio metro...
A solução foi a de colocar no meio um daqueles conecttores verdes (SC/APC), e não tive problemas na velocidade...

ate agora tudo a bombar
Sim é isso, que digo que não é uma caixa. não tenho a tal tomada com uma saída verde. só mesmo isso. Vem a fibra direta da caixa do 2º andar no prédio e entra nessa "caixa" branca, onde segue para o router. (o prédio está feito pelo projeto RITA, não tem armário para fibra, o pdo e essas caixas estão visíveis)
 
Sim é isso, que digo que não é uma caixa. não tenho a tal tomada com uma saída verde. só mesmo isso. Vem a fibra direta da caixa do 2º andar no prédio e entra nessa "caixa" branca, onde segue para o router. (o prédio está feito pelo projeto RITA, não tem armário para fibra, o pdo e essas caixas estão visíveis)

Não da para abrir??



Nas caixas ditas "normais", vem um bom bocado da fibra dum cabo grosso, que eles desfazem e deixam só o essencial da fibra, enrolada nessa caixa, que já trás um conector verde.

O interior da caixa é tipo isto: https://im.ge/i/OxqNKS
Nela, os técnicos só tem que fazer a fusão da fibra.

Como se pode ver mais em detalhe nesta foto: https://im.ge/i/Oxq6wy
aquela parte ali metálica, é onde a fibra esta "fundida".

Necessita-se depois de um cabo "de fibra", deste tipo: https://im.ge/i/Oxqw1J
geralmente amarelo que vai ligar ao ONT ou router do operador...



PS: estas fotos foram recolhidas da Internet, utilizando a pesquisa do Google.
 
As caixas que a MEO instala fazem uma fusão do cabo quem vem da rua com um cabo que apenas uma das pontas tem o conector ótico (que será o que liga ao router) e a outra ponta está descarnada (que é a que fica dentro da caixa depois de feita a fusão).
 
Back
Topo