Mudar para Linux...

Status
Fechado a novas mensagens.

nautillus

Power Member
Gostava de experimentar Linux, mas não sei por onde começar. Já li sobre as vantagens e gostava também de conhecer os pontos negativos em relação ao XP.

Que distro escolher? Como é a adaptação? De que vou sentir falta(do XP)? O que n vou conseguir fazer? Que problemas posso ter?
 
Gostava de experimentar Linux, mas não sei por onde começar. Já li sobre as vantagens e gostava também de conhecer os pontos negativos em relação ao XP.

Que distro escolher? Como é a adaptação? De que vou sentir falta(do XP)? O que n vou conseguir fazer? Que problemas posso ter?

Depende da distro, mas cheira-me que vais começar por Ubuntu não sei porquê. Se for o caso, uns quantos problemas de Linux podem desaparecer (estilo leitura de mp3, DivX, entre outros formatos habituais de Windows) embora acabes por ficar com algum "lixo" instalado.

Vais sentir falta do Messenger pipi, se jogares vais perder alguma performance para jogos de Windows e vais ter que te habituar a meter password no startup :-D

As vantagens é que tens um SO mais seguro, com bom suporte da comunidade, excelente flexibilidade, e no caso de distros Debian based (Ubuntu e uma delas) o sistema de pacotes Synaptics proporciona-te um catálogo onde podes escolher num instante software que precises de instalar, sem teres que Googlar, puxar ficheiros extra ou correr scripts manhosos...
 
Última edição:
Devido ao tamanho da comunidade que existe da distribuição Ubuntu, faz com esta seja uma boa escolha para quem não está habituado a GNU/Linux....
A instalação é gráfica e bastante fácil (se estiveres a instalar num disco já com outras partições aconselho a pesquisares um pouco sobre a melhor maneira de como o fazer, se bem que na minha opinião a melhor maneira é fazer as partições manualmente... o que não é muito complicado, se já crias-te algumas partições no windows por exemplo, com uma pequena pesquisa sobre o tipo e o tamanho das partições que deves utilizar consegues facilmente criar as partições manualmente...

A linha de comandos não é o bicho de sete cabeças como muitas vezes é retratado...lol, lembra-te disto...
Mas nesta distribuição podes fazer tudo sem praticamente usar a consola...Mas não quer dizer que não a evites....só faz bem aprender....

Uma pergunta que pode parecer que não, mas é importante....
tens ligação a internet na máquina onde vais instalar o linux? se sim, como é?
é que com alguns tipos de ligações podes ter problemas...

depois de teres as coisas ao teu gosto (é mesmo ao teu gosto...desde disposição das coisas no desktop, temas, cores, icones, bem...tudo e mais alguma coisa...o compiz também claro), vais ver que, se já usas-te o vista, as coisas que o aero faz não se comparam ao que podes fazer com o compiz....Em termos de velocidade do sistema, o ubunto é uma distribuição não muito leve...mas ainda assim penso que consegue bater o XP...

O problema que iras ter que te vai dar maior de cabeça será muito provavelmente o habito, ao MSoffice, photoshop, e muitos jogos....Mas existem maneiras de conseguir correr alguns destes programas no linux...
 
Caso não uses software windows only e para o qual não hajam alternativas em Linux, não tenhas hardware estranho ou incompativel e a tua ligação à net seja via router, não vais ter problemas absolutamente nenhuns e vais te andar a perguntar, porque é que não deste o salto há mais tempo :D caso contrário, também não desesperes, que praticamente tudo tem solução, claro que vai continuar a existir software que não corre em Linux e algum (pouco) hardware que teima em não funcionar decentemente.

Portanto o melhor que tens a fazer é correr um LiveCD, de Ubuntu por ex. para te ires ambientando ao sistema e verificares se o teu hardware funciona todo, inicialmente poderás optar por dual boot pois por vezes esquecemo-nos que necessitamos do XP para certas coisas, se passado algum tempo, te aperceberes que o XP afinal não faz falta nenhuma apaga-o. :D
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo