Mudar Router de Sala para ATI

Bom dia,

Recentemente mudei para um apartamento de construção nova, com armários ATI da Epafel. Apesar de ter insistido com o técnico para colocar o router na ATI, ele teimou e colocou o router Fiber Gateway da MEO na sala, mas entretanto criou-me um problema porque tenho um serviço de segurança que se encontra instalado ao lado da ATI e precisa de ligação de rede para funcionar. Ou seja, tenho de mudar o router da sala para a ATI.

É assim que tenho a ATI

ati


Por debaixo do quadro ATI tenho ainda este espaço para colocar equipamento, mas preferia ter o router no ATI para não ter de puxar cabos entre ambas as caixas.

ati_2


O router na sala esta ligado a diferentes tomadas na parede (coaxial, fibra, rede).

router


Curiosamente tenho uma vizinha que teve mais sorte com o técnico que lhe calhou no dia da instalação e que fez as coisas, no meu entender, da maneira mais correcta. Basicamente o que quero fazer é replicar a forma como ela tem o router instalado. Como podem ver nas fotografias acima, no quadro ATI só não consigo dar com o cabo coaxial. De resto parece estar tudo lá para poder ligar ao router (fibra e tomadas de rede que ligam às diferentes áreas do apartamento).

ati_vizinha1


ati_vizinha


Se acharem que o trabalho está fora das minha capacidades, será que me conseguem recomendar técnicos na zona de Lisboa/Margem Sul que possam fazer o trabalho? A MEO está disposta mandar um técnico por 40EUR, mas preferia poder escolher o técnico e ter a certeza que as coisas são bem feitas.

Obrigado!
 
Já pensaste em colocar um switch no quadro ATI? Dessa forma, poderias distribuir ethernet (rede através de cabo de rede) para as restantes zonas da habitação que contam com tomadas de rede na parede e, também distribuindo sinal para o sistema de alarme.

Cumps
 
Os routers não são para estar dentro das caixas ati! Depois queixam-se que têm pouco alcance e velocidades lentas no wifi...

A solução passa mesmo pelo que o user acima aconselhou. Um switch dentro da caixa ati a distribuir o sinal para as outras divisões e estão caso resolvido.
 
Já pensaste em colocar um switch no quadro ATI? Dessa forma, poderias distribuir ethernet (rede através de cabo de rede) para as restantes zonas da habitação que contam com tomadas de rede na parede e, também distribuindo sinal para o sistema de alarme.

Cumps
Sim, curiosamente até me adiantei e já comprei um switch com 5 entradas. Não cheguei a mencionar inicialmente, mas também prefiro o router na ATI por uma questão estética e de organização. Talvez a chatice de estar a mudar tudo não compense e use o switch para poder ligar o alarme. Obrigado!
 
Os routers não são para estar dentro das caixas ati! Depois queixam-se que têm pouco alcance e velocidades lentas no wifi...

A solução passa mesmo pelo que o user acima aconselhou. Um switch dentro da caixa ati a distribuir o sinal para as outras divisões e estão caso resolvido.
Sim, de facto o sinal deve ficar mais fraco, mas o meu uso é na maior parte por cabo de rede. WiFi só para os telemóveis, mas já tenho pacotes de dados de 15gb em cada telemóvel, então uma pessoa acaba por não depender tanto de WiFi. De qualquer forma, na minha opinião, com um extensor de sinal WiFi resolvo problema. O apartamento não é muito grande.
 
Sim, curiosamente até me adiantei e já comprei um switch com 5 entradas. Não cheguei a mencionar inicialmente, mas também prefiro o router na ATI por uma questão estética e de organização. Talvez a chatice de estar a mudar tudo não compense e use o switch para poder ligar o alarme. Obrigado!

Qual foi o switch que compraste? Marca e modelo? Convém ter suporte a IGMPv3 no caso de vires a ligar alguma box noutra divisão e não teres problemas com freeze na imagem.

O ATI não está preparado para ter equipamentos de rede ativos, principalmente ao nível de refrigeração. Nada implica que não possa ser instalado lá. Já encontrei casos de o ONT ficar dentro do quadro ATI e com o aquecimento começar com reboots.

Cumps
 
Sim, de facto o sinal deve ficar mais fraco, mas o meu uso é na maior parte por cabo de rede. WiFi só para os telemóveis, mas já tenho pacotes de dados de 15gb em cada telemóvel, então uma pessoa acaba por não depender tanto de WiFi. De qualquer forma, na minha opinião, com um extensor de sinal WiFi resolvo problema. O apartamento não é muito grande.
Nunca gostei muito de extensores. Se o sinal wifi for mau só o estás a prolongar. A performance cai.
 
Qual foi o switch que compraste? Marca e modelo? Convém ter suporte a IGMPv3 no caso de vires a ligar alguma box noutra divisão e não teres problemas com freeze na imagem.

O ATI não está preparado para ter equipamentos de rede ativos, principalmente ao nível de refrigeração. Nada implica que não possa ser instalado lá. Já encontrei casos de o ONT ficar dentro do quadro ATI e com o aquecimento começar com reboots.

Cumps
Comprei o tp-link 5-Port Gigabit Desktop Switch TL-SG105S.

Acabei de experimentar activar mais uma tomada de rede num outro quarto. Mantive o router como está na sala. Ele tem uma das porta s de rede a apontar para o ATI, que depois liga para um dos quartos. As outra duas portas estão ligadas à TV e PS4. Aproveitei então a última porta do router para apontar ao ATI, onde depois fiz a ligação para o Switch e apontei para a tomada de rede que tenho no hall. Resultado, o WiFi deixou de funcionar num Ipad Pro, mas curiosamente os telemóveis continuam a funcionar normalmente.

Experimentei ainda aproveitar outra porta do Switch para apontar a outro quarto do apartamento, ao fazer isto deixei de ter net completamente. A PS4 deixou de conseguir ligar-se ao sinal pelo cabo de rede.

Será que o router não está a conseguir dar conta de tanto pedido de sinal?

Tenho 500mbps contratados e nas ligações por rede consigo por vezes registar estas velocidades nos teste que faço no https://www.speedtest.net/. Será que se aumentar o contrato 1000mbps se resolve o problema e consigo por o router a funcionar?
 
Comprei o tp-link 5-Port Gigabit Desktop Switch TL-SG105S.

Acabei de experimentar activar mais uma tomada de rede num outro quarto. Mantive o router como está na sala. Ele tem uma das porta s de rede a apontar para o ATI, que depois liga para um dos quartos. As outra duas portas estão ligadas à TV e PS4. Aproveitei então a última porta do router para apontar ao ATI, onde depois fiz a ligação para o Switch e apontei para a tomada de rede que tenho no hall. Resultado, o WiFi deixou de funcionar num Ipad Pro, mas curiosamente os telemóveis continuam a funcionar normalmente.

Experimentei ainda aproveitar outra porta do Switch para apontar a outro quarto do apartamento, ao fazer isto deixei de ter net completamente. A PS4 deixou de conseguir ligar-se ao sinal pelo cabo de rede.

Será que o router não está a conseguir dar conta de tanto pedido de sinal?

Tenho 500mbps contratados e nas ligações por rede consigo por vezes registar estas velocidades nos teste que faço no https://www.speedtest.net/. Será que se aumentar o contrato 1000mbps se resolve o problema e consigo por o router a funcionar?

Desliga o Wi-Fi ou o próprio Ipad e volta a ligar ao Wi-Fi. O que realizaste não é motivo para tal.

Verifica se não criaste nenhum loop na rede. No caso do switch ter algum protocolo STP (RSTP, MST) poderá estar a evitar um loop na rede e daí não teres conectividade por cabo.

O setup será o seguinte:

Router ISP -> Tomada de rede 01 -> Tomada de rede 01 Quadro ATI -> Tomada de rede quadro ATI 02 -> Switch -> Tomada de rede 02 -> Tomada de rede 02 Quarto.

Utilizei tomada de rede 01 / 02 como forma de nomenclatura, a ordem poderá ser outra.

Cumps
 
Boas,

Aqueles cabos mega dobrados destes ATI's sempre me fizeram uma impressão dos demónios.

Tens algum cabo de rede diferente do que estás a usar no ATI? Não sei se é da foto mas parece que aquele já sofreu um "atropelo" perto da ponta esquerda.

Se o Ipad apenas ficou sem rede momentaneamente, pode ter perdido o IP que tinha ao ligar outro dispositivo caso andes com IP's automáticos.

Cumps.
 
Os routers não são para estar dentro das caixas ati! Depois queixam-se que têm pouco alcance e velocidades lentas no wifi...

A solução passa mesmo pelo que o user acima aconselhou. Um switch dentro da caixa ati a distribuir o sinal para as outras divisões e estão caso resolvido.
subscrevo a mesma opiniao.... o sinal fica abafado, e depois, querem comprar mais router e ap's... achop que nao vale a pena!!!
(a não ser que a casa seja uma autentica mansão / palacete... )


abstract_eq:
se calhar a solucao seria, de levar um cabo de rede (com sinal) de volta ao ATI.... não?

MAS... espera ai... parece que ja tens 4 cabos de rede logados ao router.... uppps, assim ja nao leva mais nenhum!!!
necessitarias de um router mesmo dos mais basicos...
 
Só hoje encontrei este tópico, finalmente uma casa com uma instalação bem feita, com ATI e CATI, e até já é a série nova com as portas mais baixinhas.

Se quiseres mudar o router para a CATI deverá ser simples pois deverá ter pelo menos 2 tubos de 40mm entre as duas caixas para poder passar os cabos entre as caixas.

O router nessa ATI ou na CATI não deverá aquecer mais que no sítio onde está, já que a caixa é bem grande.

O cabo coaxial está ligado atrás do bloco coaxial, a "entrada" é por trás, basta um cabo do router para lá e fica a funcionar - não é difícil de fazer, nem precisam ser fichas de compressão.

O sinal do switch, mesmo que tenhas o router no ATI pode haver necessidade do switch porque apenas tens 4 portas no router e pode precisar de mais.

para ligares o switch faz isto, por exemplo

https://prnt.sc/rt3z6w

No que toca sinal wifi, só nota degradação significativa no sinal a 5Ghz, nos 2,4Ghz sem perdas de maior, se verificar no iPAd devia estar ligado nos 5Ghz e por isso deixou de ter sinal, o melhor é separar as redes para poder escolher a qual quer ligar.


Tópicos com assuntos semelhantes:

https://forum.zwame.pt/threads/duvida-quadro-ited-ati.1043661/page-13#post-17258568

https://forum.zwame.pt/threads/quadro-ati-ligacao-ao-router.1046719/
 
Boa tarde pessoal,

Depois de mais de 1 ano com o cravamento feito no ATI e velocidade de 1gb/s a passar para todos os compartimentos, eis que, no quarto do meu filho, de repente só chegam lá 100mb/s... Na altura a ligação que fiz foi:
Liguei um cabo, do meu router à tomada da sala, para ter sinal no ATI...
IMG-20220824-122208.jpg

Depois no ATI, fiz ligação a um switch de 8 portas para distribuir sinal pelos vários compartimentos.
IMG-20220824-122235.jpg

A tomada que traz o sinal da sala, é o S02 e só tem lá 100mb/s. Teste realizado diretamente no router dá 1gb/s.
Será algum par partido no cabo ou na tomada? Só me falta checar isso... Descravar e cravar novamente, da tomada da sala, até ao ATI. O problema está aqui...
IMG-20220824-160023.jpg
 
Última edição:
Boa tarde pessoal,

Depois de mais de 1 ano com o cravamento feito no ATI e velocidade de 1gb/s a passar para todos os compartimentos, eis que, no quarto do meu filho, de repente só chegam lá 100mb/s...

Deve ter saltado algum condutor na tomada. Pode ser no ATI ou na tomada, mas o mais provável é na tomada. Basta saltar um para a ligação baixar de 1000 Mbps para 100 Mbps. Desmonta a tomada e verifica se os 8 condutores estão bem cravados.
 
Deve ter saltado algum condutor na tomada. Pode ser no ATI ou na tomada, mas o mais provável é na tomada. Basta saltar um para a ligação baixar de 1000 Mbps para 100 Mbps. Desmonta a tomada e verifica se os 8 condutores estão bem cravados.
Boas amigo.
É essa a minha ideia... Vou desmontar a tomada e ver... No ATI, já estive a confirmar e estão bem cravados! 😉
 
Mas testaste com algum aparelho ou verificaste apenas visualmente? O ideal seria verificar com um aparelho, nem que fosse dos baratinhos dos chineses.
 
Já testei com o aparelho... Não me acende a luz no 5 e 6... Descravei e cravei tudo de novo... Continua igual! Cá para mim, deve ser o cabo!
Aconteceu-me uma vez num quarto e tive que passar cabo novo... Que canseira...
 
Já testei com o aparelho... Não me acende a luz no 5 e 6... Descravei e cravei tudo de novo... Continua igual! Cá para mim, deve ser o cabo!
Aconteceu-me uma vez num quarto e tive que passar cabo novo... Que canseira...
verificaste nas duas pontas?

a roda está para "off"?

Se sim nos 2, lá terás de trocar o cabo, também não é difícil, 1h de trabalho e fica feito.

Verificaste os cabos que ligam das fichas ao switch? testa-os, o cabo que usaste para fazer o teste é algum dos que está no ati? ou outro?

não poderá o switch ter pifado uma porta? aconteceu-me à pouco tempo num switch, um porta ter ficado a 100mbs, muda o cabo para outra porta do switch e verifica se continuas com os 100mbs.
 
Back
Topo