1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Guia Mudar TFT à PSP. Com imagens!

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por MK24ever, 19 de Janeiro de 2008. (Respostas: 1; Visualizações: 3046)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. MK24ever

    MK24ever Power Member

    Nota: Já alguém havia feito um copy/paste deste meu tutorial para o techzonePT, mas entretanto o alojamento das imagens foi-se, eu refiz upload de tudo para um novo servidor e formatei de novo o tutorial para este fórum.

    Se os moderadores entenderem na mesma isto como repost informem-me e peço já desculpa.


    Ah pois é, estava a ser uma linda manhã de sexta feira quando uma tragédia aconteceu....

    [​IMG]


    A minha estimada PSP que anda comigo à quase 2 anos encontrava-se dentro de uma bolsa protectora, por sinal até bem acolchoada, quando fez um pequeno voo até ao chão, nada que não tivesse já acontecido... uma vez, não havia stress, tudo deveria estar bem quando.....


    [​IMG]

    My precious estava arruinada, o ecrã estava partido e o mundo desabou....


    [​IMG]



    [​IMG]



    Bem, nesta altura só havia duas coisas a fazer, ou pôr-me de joelhos no chão com os braços no ar a perguntar-LHE; "WHY???? WHY MEEEE????? WHYYYYYYYYYY???????" ou então pensar rapidamente numa resolução para o problema, bem, depois da primeira opção não me ter levado a lado nenhum lá segui a segunda opção, resolver o problema, mudar o Ecrã SHARP da minha PSP importada de Hong Kong.
    Portanto, medidas a tomar em primeiro lugar, arranjar um ecrã de substituição, felizmente já sabia de um site de confiança que os vendia, o site é www.chipspain.com , podem também fazê-lo no e-bay ou outros sites que vendam este tipo de artigos.
    Na chipspain encomendam hoje por exemplo e no outro dia até às 18:00 têm o material na mão, contra reembolso para evitar chatices.
    Depois o resto do material que precisam é de uma chave de estrelas, e olhem que não pode ser uma qualquer, já explico.
    :!:

    Para realizar este tutorial usei um SonyEricsson K800i para fotografar.
    [​IMG]

    :001:

    Começemos a operação TFT*KEBRADO*


    Bem, já viram em cima como se parece um ecrã PSP partido, agora vamos ao resto...
    É preciso tirar 7 parafusos para retirar a carcaça da PSP, são os 7 parafusos assinalados em baixo, o do fundo na imagem é o que fica na base da PSP e os dois do canto inferior esquerdo encontram-se debaixo do autocolante da garantia da PSP.



    [​IMG]



    Os parafusos estão muito bem apertados (principalmente os pretos) e é bom que tenham uma chave estrela com a ponta bem fina e aguçada para entrar bem na cabeça dos parafusos, eu quando comecei estava a ver que tinha de desistir logo pois nenhuma chave dava, e eram bem pequenas, depois lá arranjei uma que dava, a do lado esquerdo da imagem, se por azar esbaçarem a rosca de um parafuso podem-no retirar usando um ferro de soldar (electrónica/estanho) e aquecer a ponta do parafuso à medida que usam um x-acto ou algo parecido para forçarem o parafuso para cima à medida que o calor derrete a rosca e liberta o parafuso. (não me aconteceu mas pode acontecer a alguém e já fica a saber).



    [​IMG]



    Notem bem, quando retirarem o selo da garantia ficam automaticamente sem garantia, eu já a não tinha portanto não tinha nada a perder, se repararem na imagem abaixo à medida que se descola o selo vai aparecendo a palavra "VOID", isto acontece por causa de um truque com a cola, apesar de eu ter retirado o selo todo pareceu-me bem possível conseguir tirar os parafusos na mesma sem tirar o selo, já que os parafusos estão nas bordas, depois se tiverem muito cuidado podem conseguir evitar danificar o selo.



    [​IMG]



    Têm de ter o cuidado para não misturar os parafusos pois à uns maiores que outros e se os trocarem podem estragar irremediávelmente a PSP, eu pu-los em cima de uma caixa na mesma ordem em que estavam, a imagem está "periférica" mas dá para perceber.



    [​IMG]



    Depois dos parafusos tirados é só levantar a tampa de cima da PSS, sai muito facilmente e não requer nenhum truque, sejam claro cuidadosos já que é uma peça frágil e tem ligada a ela bastantes peças pequenas como os botões, o comando electrónico do botão analógico entre outras peças, mas normalmente nada cai.



    [​IMG]



    Em seguida têm de soltar a "barra" dos botões da parte inferior da PSP, basta com um x-acto levantar um pouco a presilha que se encontra na borda inferior esquerda do ecrã para soltar esta "barra", o aspecto deverá depois ser este (nota, não retirar mais do que a imagem mostra).



    [​IMG]



    Na imagem está o meu TFT SHARP danificado (apesar de não se notar quando está desligado), agora é preciso soltar o ecrã do chassis da consola, o processo é idêntico ao da barra dos botões, basta soltar com um x-acto ou outra ferramenta do género as presilhas que prendem o refletor do ecrã ao chassis da consola, é preciso algum jeito e calma nesta operação, estas presilhas identificam-se fácilmente, são 4, duas em cada lado do ecrã.



    [​IMG]



    Note-se que eu comprei não só o ecrã como também o refletor (o conjunto já completo e montado), fi-lo porque retirar o ecrã do reflector é um processo um pouco delicado que pode dar mau resultado se não fizerem muito cuidado, se optarem por comprar só o TFT terão depois de soltar o TFT danificado do reflector usando novamente um x-acto ou algo parecido, a ideia é simples, é desencaixar e encaixar, este processo requer cautela pois qualquer movimento forçado do ecrã nesta operação resulta num "Clack", e adeus ecrã.


    :n1qshok:


    Quando levantarem o refletor com o ecrã o que encontram será isto, dois contactos de fita electrónicos, é preciso soltar a fita para retirar o ecrã, basta para isso levantar as pestanas negras que seguram a fita, são peças muito delicadas e requerem bastante cuidado ao abrir, podem usar uma vez mais imaginem..... um x-acto!


    [​IMG]


    [​IMG]


    :!:


    Na imagem abaixo podem ver como o ecrã novo vinha acondicionado...



    [​IMG]



    Depois uma surpresa, supostamente eu iria receber um ecrã de modelo europeu, mas afinal saiu-me o jackpot pois o ecrã novo não era Samsung, era um SHARP exactamente do mesmo modelo do meu antigo, eu estava um pouco desanimado pois pensava que ía receber um Samsung, mas afinal..... :P :P :P :P



    As duas beldades...
    NOTA: O autocolante preto que vêm no primeiro ecrã (na fita electrónica) deve ser mudado para o ecrã novo, pois esse autocolante serve para evitar curto-circuitos com a board da PSP, o que poderia danificá-la irremediávelmente.



    [​IMG]



    O ecrã novo já encaixado mas com as pestanas ainda abertas:

    [​IMG]


    A PSP com o ecrã já no sitio e depois com a barra dos botões novamente no sitio dela.


    [​IMG]


    [​IMG]


    :arrow:


    E prontos, já está, é voltar a por a tampa, aparafusar tudo (podem testar antes de aparafusar) e ligar a PSP, é sempre um momento angustiante quando se volta ligar o power, ou fará fumo ou fazer-se-á LUZ como aconteceu a mim, ficam imagens da PSP já a trabalhar com o novo ecrã que aparenta não ter nenhum DP ou Stuck pixel, mas só daqui a alguns dias de uso posso ter certezas pois muitos aparecem durante o funcionamento da PSP.


    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]


    Outra Nota: Os ecrãs novos não trazem a proteção de borracha como o original, tal como se pode ver na imagem onde estão os dois ecrãs, apesar de isso não afectar em nada o desempenho do ecrã esse pormenor facilita a entrada de pó para a parte entre a capa da PSP e o ecrã, podem se quiserem arranjar algo que substitua essa pequena fita isoladora, mas se o fiserem tenham o cuidado de ser algo muito fino pois não pode provocar pressão entre a carcaça e o ecrã ou então... *CLACK*.....


    E prontos, é tudo, espero que este tutorial seja preciso poucas vezes e que quando for seja uma ajuda a quem vai fazer o mesmo, podem usar também este tutorial se quiserem somente mudar a carcaça superior da PSP.


    Até à próxima PSPistas!

    Tópico original by: MK24ever
     
  2. Triston

    Triston Aku Soku Zan SM

    Este tutorial foi copiado a partir do conteúdo deste tópico.

    Comentários ou duvidas acerca dele deverão ser lá postados.
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página