Muitas dúvidas sobre hardware...

ProGenius

Membro
Olá pessoal,

Como já disse no meu post anterior, eu sou "amador" no "mundo" do hardware. Já tive a ver alguns sites sobre motherboards e placas gráficas...mas tenho algumas dúvidas:

1- Se eu comprar uma motherboard que dê só para processadores AMD, não posso pôr um processador Intel pois não?

2- Quando tiver que comprar um processador, tenho de escolher um compatível com o socket da motherboard não é? Se comprar por exemplo uma motherboard Asus Crosshair Socket AM2 AMD tenho de pôr um processador que tenha o socket AM2? Ou posso pôr um outro qualquer desde que seja AMD?

3- Se comprar um processador que tenha uma velocidade de Bus de 800Mhz, o FSB da motherboard tem de ser pelo menos 800Mhz não é?

4- Se eu quiser pôr RAM do tipo DDR3, a motherboard tem de suportar DDR3 não é? Ex: Se comprar RAM com velocidade de 1333Mhz, a motherboard tem de suportar pelo menos 1333Mhz não é? (Já agora existem RAM's com mais de 1333Mhz de velocidade?)

5- O que é o tempo de espera de uma memória RAM? por exemplo, vi na net uma memória RAM cujo tempo de espera é 9-9-9-24. O que é que isso significa?

6- Se quiser comprar uma placa gráfica por exemplo do tipo GDDR3 ou GDDR5, a motherboard tem de suportar esse GDDR3 ou GDDR5 não é?

7- O que significa uma placa gráfica ser do tipo dual slot? Isso quer dizer que em vez de um, tem de ser conectada em 2 slots como se fossem duas gráficas em uma?

8- Que tipo de fonte é que tenho de usar para um computador montado às peças? Quantos watts é que tem de ter? Já vi pc's com fontes de 800 watts...Isso não queima as placas?

9- Que tipo de arrefecimento recomendam? Ar? Água? Um amigo meu disse-me que não vale a pena usar water cooling porque existem muitos riscos e ele já queimou 3 motherboards. É verdade?

10- Que caixa é que tenho de escolher? Pode ser uma ao meu gosto, desde que caibam lá as peças todas e que tenha uma boa circulação de ar no caso de usar air cooling não é?

11- Se montar um pc às peças com componentes actuais e de boa qualidade tenho de escolher cabos melhores não é? Cabos que tenham uma taxa de transferência mais alta não é?

12- Como é que eu sei se uma motherboard, placa gráfica ou um processador são bons e vão satisfazer as necessidades de um gamer? Que características é que têm de ter?

13- Podem-me dizer alguns sites que tenham motherboards, placas gráficas, processadores, fontes de alimentação, etc para venda? Só para ter uma ideia dos preços das coisas...

Seria muito mas mesmo muito grato se puderem responder às minhas perguntas na mesma ordem que eu as coloquei...e se puderem numerem-nas...só para ser mais fácil...


Cumprimentos
 
Olá pessoal,

Como já disse no meu post anterior, eu sou "amador" no "mundo" do hardware. Já tive a ver alguns sites sobre motherboards e placas gráficas...mas tenho algumas dúvidas:

1- Se eu comprar uma motherboard que dê só para processadores AMD, não posso pôr um processador Intel pois não?

2- Quando tiver que comprar um processador, tenho de escolher um compatível com o socket da motherboard não é? Se comprar por exemplo uma motherboard Asus Crosshair Socket AM2 AMD tenho de pôr um processador que tenha o socket AM2? Ou posso pôr um outro qualquer desde que seja AMD?

3- Se comprar um processador que tenha uma velocidade de Bus de 800Mhz, o FSB da motherboard tem de ser pelo menos 800Mhz não é?

4- Se eu quiser pôr RAM do tipo DDR3, a motherboard tem de suportar DDR3 não é? Ex: Se comprar RAM com velocidade de 1333Mhz, a motherboard tem de suportar pelo menos 1333Mhz não é? (Já agora existem RAM's com mais de 1333Mhz de velocidade?)

5- O que é o tempo de espera de uma memória RAM? por exemplo, vi na net uma memória RAM cujo tempo de espera é 9-9-9-24. O que é que isso significa?

6- Se quiser comprar uma placa gráfica por exemplo do tipo GDDR3 ou GDDR5, a motherboard tem de suportar esse GDDR3 ou GDDR5 não é?

7- O que significa uma placa gráfica ser do tipo dual slot? Isso quer dizer que em vez de um, tem de ser conectada em 2 slots como se fossem duas gráficas em uma?

8- Que tipo de fonte é que tenho de usar para um computador montado às peças? Quantos watts é que tem de ter? Já vi pc's com fontes de 800 watts...Isso não queima as placas?

9- Que tipo de arrefecimento recomendam? Ar? Água? Um amigo meu disse-me que não vale a pena usar water cooling porque existem muitos riscos e ele já queimou 3 motherboards. É verdade?

10- Que caixa é que tenho de escolher? Pode ser uma ao meu gosto, desde que caibam lá as peças todas e que tenha uma boa circulação de ar no caso de usar air cooling não é?

11- Se montar um pc às peças com componentes actuais e de boa qualidade tenho de escolher cabos melhores não é? Cabos que tenham uma taxa de transferência mais alta não é?

12- Como é que eu sei se uma motherboard, placa gráfica ou um processador são bons e vão satisfazer as necessidades de um gamer? Que características é que têm de ter?

13- Podem-me dizer alguns sites que tenham motherboards, placas gráficas, processadores, fontes de alimentação, etc para venda? Só para ter uma ideia dos preços das coisas...

Seria muito mas mesmo muito grato se puderem responder às minhas perguntas na mesma ordem que eu as coloquei...e se puderem numerem-nas...só para ser mais fácil...


Cumprimentos

Boas,
Um conselho, quanto menos escreveres num tópico, maior é a probabilidade de te responderem.
Funciona como na publicidade, não vais perder muito tempo a ler um texto.

1 - Motherboards para AMD suportam CPU's AMD, o mesmo se passa com a Intel
2 - AM2 (Socket)
3 - Certo
4 - Certo
5 - http://www.hardwaresecrets.com/article/26/1
6 - Nas graficas so tens que te preocupar com o interface (PCI-E, AGP, etc...) As restantes características não interessam à board. Logo o tipo de memoria é o que escolheres.
7 - Ocupa 2 slots devido ao tamanho do cooler (dissipador + fan) da placa grafica. Perdes um slot da board.
8 - A fonte de alimentaçao tem que ser escolhida tendo em conta os componentes que tens no pc. Tanto podes ter uma de 400 como de 1000W. Não queima as peças.
9 - Depende de muita coisa. Procura na secçao de WC aqui na techzone
10 - Sendo ATX, tu é que escolhes
11- A qualidade dos cabos costuma ser identica (Sata...)
12 - Podes abrir um topico, dizendo as tuas necessidades.
13- *****

Já agora, nunca desprezes o google :D
 
Boas

1- Se eu comprar uma motherboard que dê só para processadores AMD, não posso pôr um processador Intel pois não?
Não. Essas duas marcas são completamente independentes. Não há qualquer compatibilidade entre elas.

2- Quando tiver que comprar um processador, tenho de escolher um compatível com o socket da motherboard não é? Se comprar por exemplo uma motherboard Asus Crosshair Socket AM2 AMD tenho de pôr um processador que tenha o socket AM2? Ou posso pôr um outro qualquer desde que seja AMD?
Não. Tem que ser o mesmo socket.

3- Se comprar um processador que tenha uma velocidade de Bus de 800Mhz, o FSB da motherboard tem de ser pelo menos 800Mhz não é?
Sim.

4- Se eu quiser pôr RAM do tipo DDR3, a motherboard tem de suportar DDR3 não é? Ex: Se comprar RAM com velocidade de 1333Mhz, a motherboard tem de suportar pelo menos 1333Mhz não é? (Já agora existem RAM's com mais de 1333Mhz de velocidade?)
Sim.
Não, não precisa de suportar essa velocidade. Caso não seja suportado vai limitar à velocidade máxima suportada pela board, mas funciona na mesma.
E Sim.

5- O que é o tempo de espera de uma memória RAM? por exemplo, vi na net uma memória RAM cujo tempo de espera é 9-9-9-24. O que é que isso significa?
Latências. Lê isto.

6- Se quiser comprar uma placa gráfica por exemplo do tipo GDDR3 ou GDDR5, a motherboard tem de suportar esse GDDR3 ou GDDR5 não é?
Não tem nada a ver.

7- O que significa uma placa gráfica ser do tipo dual slot? Isso quer dizer que em vez de um, tem de ser conectada em 2 slots como se fossem duas gráficas em uma?
Não. Significa que ocupa dois slots de expansão em vez de um. Exemplo.

8- Que tipo de fonte é que tenho de usar para um computador montado às peças? Quantos watts é que tem de ter? Já vi pc's com fontes de 800 watts...Isso não queima as placas?
Isso depende do conteúdo do computador. Uma fonte pode e convém ter watts a mais do que o necessário, o que não quer dizer que os esteja a consumir.

9- Que tipo de arrefecimento recomendam? Ar? Água? Um amigo meu disse-me que não vale a pena usar water cooling porque existem muitos riscos e ele já queimou 3 motherboards. É verdade?
Há riscos sim, claro. Isso só depende do material e da experiência de quem monta. Novamente, ar ou água, depende do computador e da situação.

10- Que caixa é que tenho de escolher? Pode ser uma ao meu gosto, desde que caibam lá as peças todas e que tenha uma boa circulação de ar no caso de usar air cooling não é?
As caixas são, na montagem dos computadores, aqueles componentes que normalmente interessa mais o gosto que outra coisa. Há boas e há más, ao nível de tudo...circulação de ar, isolamento, organização, construção...

11- Se montar um pc às peças com componentes actuais e de boa qualidade tenho de escolher cabos melhores não é? Cabos que tenham uma taxa de transferência mais alta não é?
De momento só há cabos que funcionam e que não funcionam. Não há cabos mais rápidos...

12- Como é que eu sei se uma motherboard, placa gráfica ou um processador são bons e vão satisfazer as necessidades de um gamer? Que características é que têm de ter?
Isso é muito vago. Isso convém ser recomendado por pessoal que esteja à vontade no assunto, tendo em conta as necessidades.

13- Podem-me dizer alguns sites que tenham motherboards, placas gráficas, processadores, fontes de alimentação, etc para venda? Só para ter uma ideia dos preços das coisas...
Para veres preços de componentes em várias lojas vê aqui.

Eu aconselhava-te a ires vendo várias lojas de informática e lendo artigos e aqui o fórum para aprenderes mais sobre o assunto.

EDIT: O tópico está aqui à quase 4h...e eu vou bater mesmo em cima doutro post. Pontaria. De qualquer maneira a informação complementa-se.

Cumps ;)
 
Última edição:
Back
Topo