Muitos problemas...

Jem

Power Member
Então é assim:

PII 266mhz; MB QDI Legend V; 128 MB RAM; HD 4.3GB (Seagate);
HD 20GB 7200 RPM (Quantum Fireball AS); CDROM TEAC; CDRW HP 8100i; Matrox MIllenium II; 3D blaster Voodoo 2 (8 MB).

Os problemas são:

1º - Depois de estar a trabalhar + de 5 h, e se tenho que fazer um restart, o computador pura e simplemente está sempre a arrancar mas nem chega sequer ao post. Nem desligando o botão do power na frente da caixa o tipo pára. Tenho que desligar o cabo de alimentação e esperar cerca de 20 min para que ele arranque novamente. Será a fonte de alimentação a querer dizer adeus?

2º - Comprei 2 discos de 20 GB, que futuramente tenciono montar num sistema RAID. Mas, enquanto não há money para fazer o upgrade ao resto dos componentes, montei-os no computador acima descrito, tendo tirado o seagate. Ora, instalei o windows 98, num dos discos e sempre que reiniciava o windows, apercebia-me que o disco não parava e o reboot era feito a "frio". Consequência: 1 (um) bad sector no mesmo. Alguém me pode dizer por que isto aconteceu?

3º - Voltei a pôr o seagate com o S.O. e o outro quantum como "D". Acontece que o sistema parece muito mais lento com o disco quantum instalado do que sem ele, e ele até está no 2º canal ide. Ligo o DMA no system properties para o "C" e para o "D", faço o restart e qual é o meu espanto que o DMA do "C" está activado e o do "D" não. Ajudas?!
No SiSoft Sandra 2002, o valor para a drive seagate é de 4600 (não sei especificar o tipo de valor) e por comparação um disco aproximado ao meu e com o mesmo tipo de ATA é de 6500. Mais estranho é o facto da drive Quantum ser 7.200 RPM e atingir o valor de 6500. O que estará a passar?
Já agora, qual a melhor maneira (IDE0/IDE1 e master/slave) de ligar os discos em questão (atenção que o windows arranca do seagate) bem como O CDROM e o CDRW.

Este thread já vai longo, agradecia pois, que respondessem a estas minhas dúvidas, ficando eu desde já, muito agradecido.
 
pah será k o teu cooler chega para as encomendas??? experimenta limpar o bichanito e o resto do po k se acumulou no teu pc ...

era suposto o quantum estar a fazer de c visto k é o mais rápido e de maior tamanho

troca a fita por uma nova ...

logica da coisa:

quantum (tem de ser o master devias de ter instalado o S.O. neste ... flasha a bios e dá uma vista de olhos pela mesma)
seagate (slave)

cd-rw (master, has it should be)

cd-rom (slave)
 
Originally posted by Jem
1º - Depois de estar a trabalhar + de 5 h, e se tenho que fazer um restart, o computador pura e simplemente está sempre a arrancar mas nem chega sequer ao post. Nem desligando o botão do power na frente da caixa o tipo pára. Tenho que desligar o cabo de alimentação e esperar cerca de 20 min para que ele arranque novamente. Será a fonte de alimentação a querer dizer adeus?

O ke se pode passar, é que essa fonte nao tem potencia suficiente para as coisas todas ke tens no pc, tenta comprar um fonte de 300W.
 
O problema, Morpheus, é que já instalei o outro quantum que tenho ( igual ao que está no computador ) como "C" e aconteceu-me o que descrevi no ponto "2". O problema, parece-me, é que o disco não tem tempo de parar quando se faz reboot, e agora tenho um bocado de receio de pôr o outro quantum.
 
se tens de esperar esse tempo para poder voltar a ligar parece-me um caso tipico de fonte que nao se está a guentar no balanço ;)

é q o tempo q falas é o necessario para ela arrefecer na totalidade, e voltar a ficar calminha...
 
Bem, isso parece-me um claro exemplo de fonte que não aguenta.

Arranja uma fonte mais potente (pede a um amigo se puderes para testar), e testa isso.

já agora, ligaste o DMA nos discos em win9x???
Eu fiz isso á uns tempos e aquilo lixou-me a FAT lol! :-D
 
Caros amigos,

Antes de mais, obrigado pelos v/ conselhos. Já mudei a fonte, ou seja; como tinha cá em casa uma tower c/ fonte de 300w ( que estava destinada ao novo computador que estou a pensar em montar ) meti-lhe dentro tudo o que estava na outra caixa e agora parece-me que os problemas relatados em "1" acabaram.

Praetor; em relação ao DMA o problema continua, ou seja, na motherboard o DMA está config. como automático e no windows, em "system properties" quando activo o DMA dos dois discos e faço o reboot, quando vou novamente a "System properties" só o disco "C" é que está marcado com o visto, enquanto o "D" está novamente em branco (depois de eu o têr ligado). E corro o SiSoft Sandra que me diz que ele está efectivamente desligado.
Eu trabalho c/ windows 98.
Sugestões?
 
Back
Topo