Multi WAN Router

ricardomcm

Power Member
Viva rapaziada, bem sou novo aqui no forum, por isso olá :D
passo a apresentar-me, o meu nome é Ricardo, sei nadar e gosto destas coisas dos "comptadores" :)
Ora é o seguinte, sou utilizador de Linux desde 1999, já experimentei claro tmabem outros sabores de Unix, FreeBSD e neste momento tb trabalho com OpenBSD, o net fica para dps ;)
como sou um tipo que gosto de ver aquilo que faço, ou de ver o que fazem por mim,alias, qq GUI me dá uma sensaçao de me poder enganar a qq momento :P, a menina dos meus olhos é sem duvida o slackware, mas este tb me trama algumas vezes, tenho aqui uma maquineta com slack 10 e ando aqui há uns dias de volta de um round robin por 2 ISP's cabovisao e telepac..
alguem já consegiu de facto fazer um load balance correctamente em Linux?
no Free/OpenBSD é trivial, mas no nosso amigo pingium a coisa pareçe tar a dar luta.
Um abraço.
 
Viva rapaziada, bem sou novo aqui no forum, por isso olá :D
passo a apresentar-me, o meu nome é Ricardo, sei nadar e gosto destas coisas dos "comptadores" :)
Ora é o seguinte, sou utilizador de Linux desde 1999, já experimentei claro tmabem outros sabores de Unix, FreeBSD e neste momento tb trabalho com OpenBSD, o net fica para dps ;)
como sou um tipo que gosto de ver aquilo que faço, ou de ver o que fazem por mim,alias, qq GUI me dá uma sensaçao de me poder enganar a qq momento :P, a menina dos meus olhos é sem duvida o slackware, mas este tb me trama algumas vezes, tenho aqui uma maquineta com slack 10 e ando aqui há uns dias de volta de um round robin por 2 ISP's cabovisao e telepac..
alguem já consegiu de facto fazer um load balance correctamente em Linux?
no Free/OpenBSD é trivial, mas no nosso amigo pingium a coisa pareçe tar a dar luta.
Um abraço.

No Linux funciona mas tens de ter alguns modules tanto de rede como especiais do netfilter para a coisa funcionar bem.
Havia um projecto qualquer que fazia um load balance altamente "tweakable" através de umas aplicações de QoS todas pros.

Mas diria que a maneira mais fácil seria criares um bonding dos dois canais e brincares com o QoS do canal através do iptables via as NAT rules.
Mas fica um bocado estranho porque tens de ter dois modems e 3 eth's (segundo as minhas contas) para a coisa funcionar
 
Última edição:
com o bonding n dá.. o bonding funciona mto bem em redes locais, mas kndo se faz bonding com os links do ISP n funciona.. já tentei fazer isso numa lan party, falei com o admin da cabovisao que foi o ISP que nos forneceu a net, o man disse-me que aquilo tava a fazer um mac spoof.. e de facto n funcionava mesmo..
ja experimentei com linux + iproute + iptables, mas n funciona mto bem porque o kernel faz cache das rotas, xega a um ponto ao fim de N pedidos, puff... simplesmente estala.. acabou-se tnto o NAT como o load balance..
 
consegues fazer com o mesmo isp assumindo q tenhas uma ligação ponto a ponto sem controle por mac (tipo cabo) e assumindo que eles o permitam.

e é através de linebonding, pq através de bgp e/ou ospf sem teres uma parceria directa com eles levas com o dedo qd kiseres activar a ligação.
 
consegues fazer com o mesmo isp assumindo q tenhas uma ligação ponto a ponto sem controle por mac (tipo cabo) e assumindo que eles o permitam.

e é através de linebonding, pq através de bgp e/ou ospf sem teres uma parceria directa com eles levas com o dedo qd kiseres activar a ligação.

Por acaso veio-me uma dúvida, como é que se dá o controlo de pacotes em line bonding.
É que por exemplo não me admirava nada que um servidor assumisse como um possível ataque packets com seq numbers seguidos/sequenciais a virem de IP's diferentes.
 
Back
Topo