Multimédia e conteúdos com GNU/Linux.

Minguno

Power Member
Aqui nasce um tópico onde vos podemos postar algumas ferramentas que podemos usar em GNU/Linux e com suporte optimizado a este sistema no ramo multimédia e imagem (suporte optimizado = nos outros sistemas existe possibilidade de a mesma ferramenta não se executar com os mesmos resultados) .

++Quem quiser pode ir adicionando ferramentas , ficando aqui uma pequena ajuda a quem precisa dee dar uns retoques multimédia em GNU/Linux e não sabe por onde começar.++

Começamos com o Natron, compositor dedicado a vídeo e efeitos ainda em desenvolvimento mas em fase muito madura para primeiras funções, o software vem colmatar a falta de um compositor vídeo em GNU/Linux dedicado a efeitos e montagem pós-produção ou integrado em produção.

[youtube]

Licença : Licença Opensource Mozilla Public Licence MPL V2.0.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Plugins suportados : |

TuttleOFX
OpenFX-IO to read anything else than standard 8-bits images (bundled with Natron)
OpenFX-Misc (bundled with Natron)
OpenFX-Yadif deinterlacer
OpenFX-Vegas SDK samples
OpenFX samples (in the Support and Examples directories) |
----------------------------------------------------------------------------------------------------

Versões :
https://github.com/MrKepzie/Natron

http://sourceforge.net/projects/natron/files/

http://downloads.natron.fr/


Instalação alvo Ubuntu ->
sudo apt-get install libegl1-mesa

cd ~/caminho/de/download
sudo ./Install.sh
[ nota : desinstalador segue o mesmo processo ]

Para os que tiverem uma versão anterior à 2.0 por exemplo a 1.1 , o mode de instalar os plugins é manual seguindo o processo -> https://github.com/MrKepzie/Natron/...tall-base-OpenFX-plug-ins-[Unix-only-for-now]

Baixando cada git de plugins e procedendo à instalação como especificado o directório /Library/OFX/Plugins podem variar , indicando a plataforma bits=64 ; ofx=/Library/OFX (ou a vossa se escolheram outra ) ,
cd openfx ou cd openfx-yadif ou cd openfx-opencv ou cd openfx-io (dependendo dos plugins baixados)
; cd Examples ; cd ../Support/Plugins ; cd ../PropTester ;
 
Última edição:
Posterazor , poderoso software que nos permite manipular a gosto um desenho ou foto para usar em poster ou mesmo outro tipo de documento, corte e manipulação para impressão , a ferramenta tem o intuito de poder cortar uma imagem em várias partes e proceder a por exemplo imprimir cada uma numa parte (folha) como se de um painel de mosaicos se tratasse, mas para qualquer usuário resultará eficiente para fácilmente colocar um desenho num PDF ,que depois pode querer editar ou não.

[youtube]

[youtube]

Licença depois 2009 - Free Softwware ao abrigo de GNU General Public License como publicado pela Free Software Foundation, similar a versão 3 da mesma Licença , ou outra opção à sua escolha.
Períodos 2005 - 2009 Copyright . abrangido pelo Autor - Alessandro Portale.


Página http://posterazor.sourceforge.net/index.php?page=download&lang=english
 
WinFF , conversor entre formatos , o programa é na verdade uma interface gráfica que interage com as ferramentas ffmpeg / avconv (versões actualizadas) , tem suporte a não só conversão a vídeo e entre estes formatos como também a audio, resulta um programa muito interessante já seja para uso mais específico ou uso casual, é daqueles programas que tem de estar em qualquer máquina.

http://winff.org/html_new/index.html

[youtube]

Licença : GNU Public License - versão 3 .
 
Aegisub , Editor de Legendas para vídeos próprios, conferências ou outros.
O programa tem a vantagem de ter uma interface gráfica bem trabalhada em comparação com outros mais simples mas também poderosos como o Gnome Subtitles que tende a ser muito mais simples porém igualmente efectivo .


http://www.aegisub.org/

audio-video-f1f81fc2.png


[youtube]

Licença: Copyright.
 
Muito Obrigado por colaborares Falzone , coloco aqui alguma info adicional sobre Blender .

O Blender é um potente programa que na verdade integra muitas ferramentas para criação de uma amplia ramagem de conteúdos ou seja, é um editor de imagem (especialmente dedicado ao 3D) , Editor de Vídeo provavelemente o melhor, 3D interactivo em tempo real. É como uma suíte com características únicas, por exemplo podemos no Blender esculpir formas, editar um vídeo adicionar conteúdo nele através de animações que fazemos no mesmo Blender, modelação, UV mapeado, rigging, weighting, simulação de particulas, renderização, algo muito importante scripting e programação (jogos) , composição, produção , criação .

Destinado a artistas e profissionais do ramo de conteúdos multimédia, 3D e jogos.
Hoje em dia tem Licença GNU GPL no entanto ele foi desenvolvido nos inicios pela Not a Number.

O Blender ao ser tão extenso nas suas funções tem um problema que lhe é afim a essa característica , esse problema é entender os menus, os métodos de trabalho e organização das ferramentas no mesmo, ou seja não adianta tentarmos fazer elgo com Blender sem termos uma perfeita noção da sua interface e de cada menu e ferramentas em cada método.

No entanto ao conhecermos bem o Blender o seu uso resultará tremendamente produtivo.

Outro problema do Blender e de ferramentas deste tipo é o requerer de muitos recursos em caso de animações complicadas e muito render.

Importante em todo caso é saber que o sector de animação desenvolvimento 3D, jogos 3D é um daqueles que sempre terá mercado abundante pois envolve muito trabalho e muito característica de métodos de fazer profissionais e sem dúvida uma via para os estudantes e amantes optarem por desenvolver , todo o $ gasto em conhecer e interpretar ferramentas como o Blender e todo o seu leque de funções (trabalhos) será sempre bem gasto, (já vi no fórum cursos sobre Blender e animação 3D se puderem sigam-nos e inscrevam-se neles acho que não se arrependem, para além disso quanddo entendem as luzes as perspectivas etc tendem também a entender outros programas mais usuais do estilo GIMP, Darktable ou outros).

Adicionalmente e para criação de jogos têm de ter conhecimentos sólidos de programação , o Blender usa muito o Python.

Para aqueles que vejam alguns vídeos meus ou acompanhem o subfórum Multimédia do Zwame onde os coloco , fica a informação de como às vezes uso o Blender para produzir elementos que depois integro em vídeos , por motivos de falta de equipamento (uso Pentium 4) não posso colocar tutoriais de como fazer passo a passo mas o processo de uma animação simples em Blender é extremamente simples e perfeitamente factivel com pouco clicks e por qualquer pessoa mesmo sem conhecimentos da área.

[youtube]
[youtube]
 
Última edição:
Ora agora vamos colocar-vos a fazer as vossas capas de cds escolares, de videos da famelga, do vosso sobrinho cantor, do vizinho que toca na banda, enfim pouca coisa...

Disc Wrapper , sim senhor para fazer capas de disco caseiras , ou menos caseiras , não precisamos do GIMP ou outros já temos o Disc Wrapper , com ele poderemos fazer vários tipos de carátulas de disco .

2015_09_20_000320_1280x1024_scrot.png

2015_09_20_000336_1280x1024_scrot.png

2015_09_20_000345_1280x1024_scrot.png

2015_09_20_000812_1280x1024_scrot.png



http://sourceforge.net/projects/discwrapper/


Licença: GNU-GPL V3 (GNU General Public License)
 
Animação 2D simples - olha é com .....

Com o pencil podemos chegar a fazer animações 2D, algo que se pode fazer com outros programas claro está mas o Pencil veio colmatar um pequeno problema que realmente chegou a existir que era a falta de algo que permitisse fazer fácilmente pequenas animações por exemplo de vídeo 2D.

http://pencil.evolus.vn/

[youtube]

[youtube]

Licença: GNU-GPL V2

Com o Synfig podemos também , com uma interface similar ao GIMP, criar animações 2D

"Synfig Studio é um software de animação 2D livre e de código aberto, projetado como uma poderosa solução para criar animação de qualidade cinematográfica usando trabalho artístico em vetor e mapa de bits. Ele elimina a necessidade de criar animação quadro a quadro, permitindo produzir animação 2D de alta qualidade com poucas pessoas e recursos. "

http://www.synfig.org/cms/

[youtube]https://youtu.be/miu9huJzrqE[/youtube]

O Synfig destaca por ser muito completo, mas um pouco mais complicado, requer mais tempo de adaptação.

Licença : GNU-GPL V2

Com o Tupi que é um paralelo do KToon (outro do qual podem querer pesquisar), que tem uma extensa documentação em português,

http://www.maefloresta.com/portal/pt-br/sobre

http://www.maefloresta.com/wiki/index.php?title=Página_Principal_(PT)

[youtube]https://youtu.be/89RbT7S6dMQ[/youtube]

Licença: GNU-GPL V2

Também temos um programa compativel com Macromedia Flash - o F4L no entanto está com problemas pelo menos em Ubuntu 14 para o podermos instalar isto a partir do pacote cvs da página oficial problemas de construção a partir do source onde é necessário renomear arquivos (falta de libqt-mt disponivel nalgumas distros) e software capado por motivos Copy...., existem outros como o Qflash mas também com problemas apenas se conseguem usar nos Ubuntu 12 e com instalação de alguns pacotes extra (libs) para funcionarem.

No entanto se precisarem mesmo de uma versão F4L para manipular arquivos Flash deixo aqui uma verao não oficial (da qual não se garante total comptaibilidade) -> https://mega.nz/#!eBMWwKpY!ztOmq8RAzH7RhTMUuGFDTUtXltarGiUmIQCRH4IWb34
https://github.com/ozkanpakdil/f4l

---------------------------------------------------------------------------------------------
instalar -> baixar , extraír, navegar em terminal até ao local de extração exemplo
$ cd /home/f4l
make

após o executável do programa estará o mesmo directório de extração na pasta /bin ao executarem o programa abre, podem proceder à criação de atalho ou inserção em menu lançador
----------------------------------------------------------------------------------------------


356-a.jpg


Para visualizar arquivos SWF temos o Gnash -> https://www.gnu.org/software/gnash/

Para trabalhar e de alguma forma manipular arquivos .SWF temoso SWFTOOLS -> http://www.swftools.org/

Possivelmente possam vir a ser inseridas mais aplicações deste tipo no post , pois agora mesmo me recordo que há imensas e uma em concreto que é para fazer filmes com se fossem maquetes de bonecos e contextos da cena mas não me recordo do nome e não encontro na minha documentação / acervo.

De referir também que existem ferramentas como o toonloop tremendamente úteis para o processo frame a frame se precisarmos em dado momento.

Adicionalmente com o próprio Gimp poderiamos fácilmente fazer algo animado em 2D , bastaria ir dando camadas e posteriormente exportar com master-video-encoder e obteriamos um vídeo animado, se fosse para imagem pois o GIF poderia dar uma ajuda salvaguardando a perda de qualidade em imagens de maiores dimensões...
 
Última edição:
GIMP , "o meu bombinhas" , peso pesado do mundo software e criação livre.

Eu teria muito que escrever sobre o GIMP, mas há tanto sobre ele na Web que não preciso, acho que basta dizer que é o melhor do seu género.

Programa intuitivo e divertido para edição gráfica, edição a pequeno vídeo via GAP e com addons aos montes.

Deixemos descrever o GIMP por quem sabe em forma de imagens e isto é amostra :

[youtube]

Uma coisa interessante de Cameron Bohnstedt é faz questão de nos seus vídeos e no fórum Ubuntu colocar o equipamento + software usado onde destaco o pc um Leopard by SYstem 76 superb! Extrem
----------------------------------------------------------------------------------------------
Setup:
GIMP - www.gimp.org/ (Visual Editing Software)
Kazam - launchpad.net/kazam (Screen Casting)
OpenShot - www.openshot.org/ (Video Editing)
Ubuntu - www.ubuntu.com/ (Operating System)
My GIMP interface setup - gnome-look.org/content/show.ph…
System76 Leopard Extreme - system76.com/ (Computer Tower)
Samsung 27" S27B970D Series 9 Quad HD LED - www.samsung.com/uk/consumer/it...
--------------------------------------------------------------------------------------------

Claro está que podemos usar o GIMP para as mais variadas tarefas eu por exemplo uso-o muito para pré montar frames que despois serão vídeos, para fazer papeis de parede, Flyers, caligrafia enfim...

[youtube]
[/youtube]

No Youtube há toneladas de informação sobre GIMP e alguma dela é de caír queixo !

O seguinte vídeo é de um canal que eu aconselharia a qualquer um :

[youtube] https://youtu.be/p1K3L7RdbKw [/youtube]

Também há uma revista sobre GIMP -> http://gimpmagazine.org/

E há cursos de GIMP aos montes eu por exemplo tirei um na Miríada que era fenomenal, há-os gratuitos e pagos por exemplo um pago é o de Steve Czajka que podem ver referenciado na mesma página da GIMPMagazine.

Há imensos sites com plugins para GIMP , até no Deviantart temos muito disso desde script a pinceis , texturas etc.... mas talvez o local mais usado para obter plugins seja -> http://registry.gimp.org/

E claro já que há plugins haverá quem se lembre de os empacotar e depois de empacotados haverá quem queira instalá-los mas afinal como se chamam esse pacotes empacotados que trazem alguns plugins para o teu GIMP?
Eu conheço dois que uso o GMIC e o GAP , o GAP está incluído em quase todos os "repos" de Distros , já o G'MIC em alguns está noutros não.

Deixo-vos os lociais onde eles se encontram ->
GAP
http://registry.gimp.org/node/18398
G'MIC
http://gmic.eu/

Há montes de plugins.

E sobre o GIMP temos a sorte de ter a comunidade Brasileira com um sítio dedicado -> http://www.gimpbrasil.org/

É como no Blender cada país tem um sítio dedicad onde há algum acesso a informação sobre...

No fim fica a página do GIMP :

http://www.gimp.org/

http://wiki.gimp.org/index.php/Main_Page

Licença: GNU-GPL V3
 
DualSub conheciam? eu acabei de descobrir...

O DualSub é um programa que adere legendas aos filmes, mas tem um fim que vai além - fusionar .SRT ele tem o fim de vos ajudar a aprender uma lígua enquanto vêem o filme fazendo com que apreçam os subtítulos numa língua e depois noutra e entrentanto como é seguido vamos aprendendo, é uma ajuda ao vosso dispor.
Também é capaz de fazer ele a tradução e gerar os .SRT

j3AfCQV.png


http://bonigarcia.github.io/dualsub/

Ref: http://gnulinuxvagos.es/topic/4074-...sp-fusionar-y-traducir-subtitulos/#entry32830

Licença: GPL v3
 
Gif a avi em script.
Resulta familiar estas questões de como fazer algo à mão quando precisamos é questão de ideias, imaginem que querem meter um gif num arquivo tipo filme , podemos usar um Bash Script-

#!/bin/bash

mkdir converted_image

convert *.gif converted_image/converted%05d.jpg

ffmpeg -r 5 -i converted_image/converted%05d.jpg -y -an converted.avi

rm -R converted_image

Como vemos em poucas linhas temos um simples script que faz uso da ferramenta ffmpeg para transformar uma imagem no mesmo local do script e com extensão de tipo .gif num vídeo .
É daquelas coisas quue dá jeito.

Exemplo ->
Querem transformar esta animação imagem em video

zolderinit_by_portaro-d8s91x1.gif


fácilmente o fazem colocam o script no mesmo lugar que a imagem numa pasta única para os dois e depois verão como o arquivo irá a .avi , como o arquivo é .gif abrem o gimp com ele e retiram uma das frames sugiro a ultima que diz Zolder , guardam como .png.
Se porventura quisessem fazer um vídeo no Openshot com ela estilo animação de alguns segundos ou minutos teriam que unir o .avi em sequência, se o fizerem obterão um video em que a cada fim de .avi surge um pequeno salto , a solução a isso vem agora:

abrem o Openshot e aderem o .avi numa faixa e como background a frame que exportaram com o Gimp, poderão fazer um video mais longo que o .avi em questão apenas e só jogando com o tempo do frame background e a repetição do .avi e evitando que haja pequenos saltos entre .avi e .avi repetido.

Ter sempre à mão bons scripts é uma prática que dá solução a muitos pequenos problemas que não estão ao alcance daqueles que apenas sabem clickar.

Resultado em vídeo =
[youtube]

(Obs- purgo activamente / semanalmente os videos (exemplos) colocados no Youtube , portanto significa que com o tempo não estarão disponiveis)
 
Última edição:
RawTherapee, um editor de imagenss RAW escrito em C++ e com GTK como interface, é um simpples editor de fotografias, admite outros formatos como - DSLR, NEF, DNG, JPG, TIFF ...

http://rawtherapee.com/

2015_11_17_144039_1280x1024_scrot.png


Licença - GPL - v3
 
Última edição:
Criador de sites ? Wordpress, joomla , drupal , prestashop, moodle , php , PostgreSQL, MediaWiki... .

Bitnami é para ti.

Pensem em que voçês um dia começam a fazer algumas coisas em vídeo, em imagem e que resolvem abrir um blog para contar as vossas experiências, por exemplo no Wordpress.

O blog começa a crescer e voçês querem retocar , redefinir mas não querem andar a mudar coisas estando o blog ao alcance de visitas , ora com o Bitnami podem ter o vosso wordpress ou outro em modo local e isso permite-vos experimentar , reconfigurar o mesmo sem nenhum problema com esta ferramenta podem mantero vosso blog sempre bem configurado e experimentar novas tools de site vendo se vos são uteis ou não.

https://bitnami.com/

O Bitnami é uma ferramenta de desenvolvimento integrada, que permite teste local e upload futuro, facilidade de teste a apps, sites profissionais de negócios bem mantidos, ambientes de desenvolvimento paralelos onde o local funciona como passo prévio e teste ao que será definitivo em website...

wordpress-server-loca_manager.jpg
 
Kovel para desenho 3D Voxel.

http://adrianarroyocalle.github.io/blog/2016/01/09/kovel-disena-modelos-en-3d-usando-voxeles/

Interessante programa para novos sistema e não suportado em versões Ubuntu 14.04 , nem com compilação manual mas já disponivel para usuários 15 ..

"Kovel es una aplicación para Linux, Haiku y Windows para diseñar modelos en 3D usando el concepto de los vóxeles. ¿Qué es un vóxel? Se ha definido un vóxel como un píxel con volumen, es decir, el equivalente a un píxel en entornos tridimensionales. Los vóxeles nunca existieron (los gráficos 3D no funcionan a través de vóxeles, son siempre vectoriales) y son simplemente un concepto artístico, muy sencillo de usar."

O interessante é que com ele podemos também interactuar para Blender!

Permite realizar ainda conversão de KVL a Collada DAE de maneira automática.

KovelHaiku.png


BlenderKovel.png


Mais um programa desta vez muito recente e interessante.

PPA → Ubuntu 15 ...
sudo add-apt-repository -y ppa:adrian-arroyocalle/kovel
sudo apt update
sudo apt install kovel kovel-cli

Licença: GPL-v2
 
Back
Topo