1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise Mushkin 2Gb DDR2 XP2-8500

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por mascarilha, 22 de Junho de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 5059)

1. mascarilha

mascarilha I folded Myself

Review: Mushkin 2GB DDR2 XP2-8500
    Reviewer: Pedro Mascarenhas
    Date: 22-06-2007

Mushkin 2GB DDR2 XP2-8500 Review

Introdução:

A Mushkin é uma marca reconhecida na comunidade entusiasta pelos seus kits de memoria no segmento High End.
    No passado a famosa e bem sucedida série Redline da Mushkin podia ser encontrada em muitos computadores de alto desempenho em que ganhou por sí mesma a reputaçao de ser uma série de memorias estaveis , solidas e de alta performence .
    hoje vamos ver como se "porta o irmao mais novo" da serie Redline na forma das Mushkin 2gb ddr2 XP2-8500 ,actualmente o kit de memorias mais rápido da Mushkin .

Sobre a Mushkin :

Apresentação:

apresentada a marca e o produto que vamos testar passemos ás fotos do mesmo:

Na parte de trás da caixa encontramos uma folha com todos os detalhes como instalar correctamente as memorias:

Como podem ver nas imagens, as memórias funcionam a 1066MHz com latências bastante decentes para esta velocide : 5-5-4-12 com apenas 2.2 – 2.35v

Especificações

aqui podemos ver com mais detalhe os ja famosos dissipadores da Mushkin grandes a preto com "anilhas" prateadas , para mim dos mais bonitos .

Como ja era esperado nestas memorias a Mushkin utilizou os famosos chips micron D9GMH :

foto com a confirmaçao dos chips :

Hardware Utilizado

Testes c/ memorias Default na DFI dark 965 & Core2Duo E6600

Everest @ Escrita memoria:

Everest @ Leitura memoria:

SuperPi 4MB :

Everest @ Latencia Memoria :

Sandra @ Memory Bandwith:

Como pudemos observar somente com as memorias na sua velocidade default obtivemos excelentes resultados nos varios testes apresentados.
    Feitos os testes em default passemos á capacidade de OC:

Overclocking

Aqui como era de esperar encontramos alguns problemas (ja conhecidos) em usar os divisores 2:3 e 4:5 na motherboard DFI 965 ,como tal usamos a ASUS P5B deluxe e o Core2Duo E6400 gentilmente cedidos pelo user Bernado :thumbsup:

passemos aos resultados :

subindo a voltagem de 2.2v para 2.3v (ainda dentro das voltagens default da marca que sao 2.2-2.35v ) e os resultados foram os seguintes :

Como podem ver, com apenas + 0.1v significaram mais ~35MHz fsb nas memórias (DDR 1100).

subindo ainda mais um pouco a voltagem para os 2.4v somente 0.05v acima da voltagem maxima aconselhada pela marca (2.35v) e perfeitamente segura os resultados foram os seguintes:

Bem , se ainda algumas duvidas houvessem foram totalmente desfeitas , como podem observar, com mais 0.2v as memórias subiram ~130MHz fsb totalizando os 600fsb (DDR 1200).
    É um excelente resultado sem sombra de duvidas tendo em conta o custo destas memorias que volto a relembrar é de apenas 169,40€ :)

Games

Outro factor impressionante foi a nivel de jogos onde fiquei admirado com o impacto que tem a velocidade das memorias a nivel de FPS nos jogos , deixo-vos aqui uns graficos retirados de uma review com uma 8800GTX e um Core2Duo E6600 :

Half Life 2

Quake 4

Como a review é destinada ao consumidor final os testes ficam por aqui ,não acredito que alguém utilize DDR2 a mais de 2.3~2.4v para dia-a-dia, portanto penso que estes testes são suficientes para terem uma ideia do potencial das mesmas para um sistema de dia-a-dia (Internet, jogos, etc).

Conclusão:

Tal como a Mushkin ja nos tem habituado estamos perante mais um excelente produto da mesma , boa qualidade , capacidade OC e estabilidade .

Com a descida de preços da DDR2 nos ultimos meses , na minha opiniao estamos sem sombra de duvida perante um dos melhores kits preço/desempenho no sector Hig-End , relembro novamente que este kit memorias custa somente 169,40€

Um Kit DDR2-1066Mhz por este preço com esta capacidade de OC e este desempenho so temos mesmo é que aplaudir , se recuarmos aqui á uns meses atrás um kit destes andava na casa dos 400€ ;)

olhando a tudo isto resta-me dizer que é um Kit de memorias altamente recomendado e aprovado.
    Nota final :

9/10

Espero que seja do agrado de todos e o mais importante que seja bastante esclarecedora .

abraço!

...

Última edição: 28 de Outubro de 2008
  2. DO2

DO2 Power Member

Boa analise, detalhada e não muito confusa. Não conhecia muito as memórias da Mushkin, sempre tive ideia de serem uma marca "menor", claro que não percebo nada disto :-D

Gostei de ver esses gráficos dos jogos, não sabia que os clocks nas RAM faziam tanta diferença, assim já fico mais descansado em ter encomendado RAM de 800Mhz em vez de 667 :002:

Bom trabalho!

3. rav3n

rav3n Power Member

DO2, muskin marca fraca?
    nah
    ve-se logo q nunca tiveste umas bh5 mushkin (2*256MB), por exemplo

boa review

4. mascarilha

yep , tb fiquei admirado com o impacto da velocidade das memorias nos jogos

andei aqui a fazer mais uns testes e para ja estao assim

timings default e somente 0.05v acima do default

cumps

Última edição: 24 de Junho de 2007
  5. Mordorr

Mordorr Power Member

Ja conhecia essa marca, do tempo das 3200 ( BH-5 ) salvo erro...

Parece que são cada vez melhores......:002:

Hummmm o quiça para o meu futuro upgrade...lolol

Última edição: 26 de Julho de 2007
  6. Mordorr

Mordorr Power Member

Compradas e montadas:x2:

7. zoidberg

zoidberg Folding Member

Que timmings é que se conseguem com estas memórias com o fsb a 400 ?

8. DMH

DMH 1st Folding then Sex

Depende como é óbvio da voltagem e se o kit é "bom" ou não mas os 4-4-4-12 devem de conseguir sem grandes stress

9. Mordorr

Mordorr Power Member

Eu nem sei ainda onde se poem os timmings.....pois a PK5-E tem muitas opções na Bios...

Tb ainda não domino o OC :wow:.

Ainda me mete confusão, não ter OC multiplicador X FSB...

Mas para já, estou supersatisfeito.

Lá para terça, qd vier uma peça que estou a espera, começo a dar calor nisto....

Cumps,

10. Xmeagol

Xmeagol Power Member

planeio comprar uma dessas :)

11. Mordorr

Mordorr Power Member

4-4-4-12

FSB 444 x 7 ( 1:1 )
    2.1v

Na boa.

Cumps,

12. God_

God_ Power Member

E tem garantia Vitalícia;) estou certo ? :cool:

13. mascarilha

boas

sim teem garantia vitalicia

cumprimentos

14. Mordorr

Mordorr Power Member

OFF:

Ando com um problema:

O meu Q6600, em default, não dá erro com o PRIME95...

Qd meto uns 400X8=3200, mal corro o Prime95, dá-me logo erro...

Já tentei quase td e nada...........

Curiosamente, se experimentar só com um dos módulos, funciona bem.

O outro, nas mesmas condições, dá-me erro...:(

RMA?

15. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Corre o memtest em um módulo de cada vez!!!! Mas cheira-me em RMA!!!

16. Mordorr

Mordorr Power Member

Praticamente confirmado......

Um dos módulos nao está a 100%.

RMA com elas...por falar nisso, toca a preparar a caixinha e factura.

Partilhar esta Página