• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Música + edição de vídeo/imagem leve + gaming ocasional

Ricardo_17PT

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

1000-1200€. Possivelmente ainda este mês (o quanto antes, uma vez que o meu atual faz 10 anos este ano).

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC completo.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (10-20%, 1080p/60Hz; Jogos: MX vs ATV Reflex e eventualmente outros que quero testar; podendo a percentagem aumentar um pouco mais tarde, dependendo do tempo, vontade e interesse)
b) Edição vídeo / imagem (0-5%, programas leves em princípio e uso muito esporádico; nada demasiado sério)
c) Office / Navegação web / Filmes (10-20%)
d) Virtualização (0-5%, uso de VMs muito residual/ocasional/opcional)
e) Outra? Qual? (80%, Gravação/produção musical - maioritariamente áudio e pouco MIDI/instrumentos virtuais -; Software: REAPER DAW)

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?

Provavelmente, 5-10 anos. O mais tarde possível.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Não há nada que se possa aproveitar.

Mas aqui vai (apenas vou meter aqui o essencial):

Intel Core i3-4130T 2.90GHz
4GB RAM
GeForce 210 1GB
HDD 1TB

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Inicialmente não. Só se for quando os componentes começarem a perder performance ao fim de 5-10 anos, até conseguir fazer um upgrade ou comprar novo PC.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Não sei, mas desde que não seja algo muito alto ou full-tower; silêncio sim; look/estética, é um pouco opcional (mas pronto, já que vou gastar o dinheiro que seja algo que fique relativamente bonito)

b. Processador (Intel ou AMD)
> Talvez AMD (mas aceitam-se todo o tipo de sugestões; embora estivesse a apontar para o 7600X)

c. Motherboard (chipset, formato)
> Não sei bem. Não tenho a certeza.

> IMPORTANTE: Preciso de ligações/saídas áudio compatíveis com colunas 5.1 (acho que são 5 colunas e 1 subwoofer, ligado por um cabo com 3 jacks/conectores/ligações).

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> Nada de muito rápido ou muito lento, apenas uma boa relação qualidade/preço/performance

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Talvez NVIDIA, mas também aceito sugestões AMD, caso fique melhor servido dessa forma

> IMPORTANTE: não me importo de cortar na gráfica para melhorar o resto dos componentes (prefiro o resto do sistema melhor e fazer upgrade para uma gráfica melhor mais tarde • não quero comprometer MB + PSU ou outros elementos, só para colocar/encaixar uma determinada gráfica no orçamento)

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Mínimo: 1TB NVMe + eventualmente SSD / HDD SATA extra para armazenamento (mas apenas se orçamento/budget ainda permitir; caso contrário, é na boa deixar de fora)

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Semi-Modular / Modular, silenciosa (se o orçamento/budget permitir)

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

Não.

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)

LG LED 22EN33 60Hz (não é grande espingarda, mas é o que se arranja para já; é bem melhor do que nada)

O foco está e manter-se-à na torre.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?

Eventualmente, Wi-Fi e Bluetooth (em princípio estarei ligado por Ethernet a maior parte do tempo, mas nunca se sabe quando é que uma ligação sem fios vai dar jeito)

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não.

11) Contexto, comentários adicionais.

Possivelmente irei apresentar a lista a uma loja local, onde encomendarei todas as partes e pedirei para montar, por causa de ter facilidade em reparar o PC caso algo mais grave aconteça.

Como aconteceu com o meu PC antigo de 10 anos recentemente (há 3 dias atrás; dia 2 de Junho), que deixou de encerrar ou reiniciar devido a vírus que segundo consegui perceber no VirusTotal modificou vários ficheiros do Windows, incluindo configurações de energia, ipconfig, possivelmente FirewallAPI, etc.

Eu até encomendava de lojas online, mas acho que é um risco. Caso alguma coisa de mais grave/urgente aconteça, fico sem suporte ou a quem (de confiança) recorrer.

(posso eventualmente comprar em lojas online, caso invista em sistemas de armazenamento para manter os backups/cópias de segurança atualizadas)

Esqueçam o que disse em cima: vou mesmo comprar online (a nível local é um roubo descarado), embora vá pedir montagem à loja online onde comprar.

Última edição:
AMD Ryzen 5 7600X 4.7 GHz 6-Core Processor

Thermalright Peerless Assassin 120 SE WHITE ARGB 66.17 CFM CPU Cooler

MSI MPG B650 CARBON WIFI ATX AM5 Motherboard

TEAMGROUP T-Force Delta RGB 32 GB (2 x 16 GB) DDR5-6000 CL30 Memory

Samsung 980 Pro 1 TB M.2-2280 PCIe 4.0 X4 NVME Solid State Drive

ASRock Challenger OC Radeon RX 7600 XT 16 GB Video Card

Corsair 4000D Airflow ATX Mid Tower Case

MSI MPG A650GF 650 W 80+ Gold Certified Fully Modular ATX Power Supply

---

Build praticamente finalizada: talvez apenas adicionar mais 1 ou 2 ventoinhas extra ou outras pequenas alterações pontuais;

É isso.

Fugiu um pouco ao orçamento, mas sinto que fico com uma MB melhor e de qualidade para durar bastante tempo.

Ainda não tenho certeza quanto à GPU (se mantenho esta ou troco por uma RTX 4060 8GB).

Mas é isso.

Sinto-me satisfeito depois de algum tempo que perdi de volta disto.

Já me sinto mais confiante para finalmente avançar com uma compra.

Sintam-se à vontade para fazer sugestões (caso haja algo por cerca de mais 50-100€ adicionais que melhore a build, aceito sugestões).

Obrigado 👍

dava jeito ter preços à frente.
Assim a olho, trocava a fonte por uma corsair rm650 que tem mais garantia, arranjas a ~100€.
SSD o 980 pro parece-me um pouco overkill, algo como o WD SN770 seria mais do que suficiente. O mesmo se pode dizer da board, a msi b650 gaming plus wifi por exemplo já é uma excelente board com margem para futuros cpus.

AMD Ryzen 7 7800X3D 4.2 GHz 8-Core Processor

Thermalright Peerless Assassin 120 SE WHITE ARGB 66.17 CFM CPU Cooler

Asus ROG STRIX B650-A GAMING WIFI ATX AM5 Motherboard

Kingston FURY Beast 32 GB (2 x 16 GB) DDR5-6000 CL30 Memory

Western Digital Black SN850X 1 TB M.2-2280 PCIe 4.0 X4 NVME Solid State Drive

PNY XLR8 Gaming VERTO EPIC-X RGB GeForce RTX 4060 8 GB Video Card

Corsair 4000D Airflow ATX Mid Tower Case

MSI MPG A650GF 650 W 80+ Gold Certified Fully Modular ATX Power Supply

---

Julgo já estar melhor assim.

Só tenho que adicionar umas ventoinhas (com ou sem RGB).

Talvez melhorar a fonte dependendo da diferença de preço.

Podia ir para um 7900X por mais 10€, mas talvez não faça sentido "comprometer" a performance gaming do CPU, por causa de um desempenho/produtividade que não sei se vou ter necessidade ou usar a um nível profissional para justificar a diferença.

Eventual produtividade é mais num use pessoal ou recreativo. Portanto, nada de que dependa para trabalhar e ganhar dinheiro.

Se fosse claramente esse o uso principal, acho que arriscaria no 7900X. Portanto, neste caso não.

Um uso multimédia/criativo e "all around" deve ser mais do que suficiente para este processador e ainda sobrar poder de processamento.

É isso.

Dá uma vista de olhos.

Obrigado 👍

Back