Musicalidade dos amplificadores

Djizasse

Power Member
Para não estar a descarrilar o outro tópico, espero que possamos conversar aqui.

Djizasse disse:
Desculpem lá a frontalidade, mas essa história de musicalidade é, para mim, uma grande treta. Um amplificador só tem é de amplificar o sinal, o que sai tem de ser igual ao que entra.
A única razão que vejo para comprar um amplificador diferente é porque as colunas são difíceis de amplificar e precisam de mais potência ou porque o amplificador tem funcionalidades desejáveis.

vacalouca disse:
Não tens de pedir desculpa, mas não podia discordar mais. Se assim fosse, todos os amps com as mesmas specs soariam de forma igual, o que claramente não acontece.

E aqui estamos a falar de receivers, que alem de amplificar sinais analógicos, são também utilizados para converter sinais digitais em analógicos. E escusado será referir que há DACs...e há DACs.
Cumps


Há DACs e DACs, concordo plenamente, mas hoje em dia, qualquer amplificador tem um DAC com qualidade suficiente para qualquer distorção que possa causar não ser audível.

Para não estar com complicações, tendo em conta apenas volumes moderados (para não estar a entrar nos limites de amplificação de cada modelo), se dois amplificadores têm as mesmas especificações, vão soar exactamente da mesma forma. Nem gosto de usar a palavra "soar", pois é suposto não terem voz. A voz é dada pelas colunas e pela sala onde se encontram.

Já agora, a musicalidade, pode ser considerada como uma aberração se o que tu quiseres é uma máquina que apenas te amplifica um sinal.
 
Concordo plenamente que um amplificador ideal é aquele que apenas amplifica o sinal orignal, e não o altera em nada.

Tanto quanto sei, no entanto, é que tal amp não existe; por muito que o tentem alcançar existem sempre variações entre o sinal à entrada e o na saída. As diferenças são tanto maiores quanto menor é a qualidade da secção de amplificação. Se para muitas pessoas as diferenças não são audíveis, para outras são abismais.

Isto apenas referindo-me à etapa de amplificação de um amp/receiver.

Passando aos DACs, as diferenças existem entre os vários DACs (como referiste) e podem alterar e muito os dados originais (estou neste caso a pensar na fonte digital mais comum, o CD). Aqui vamos te de discordar, pois o DAC dum amp topo de gama ou dum leitor de CD topo de gama, deixa a léguas de distância o DAC dum receiver de gama de entrada. Mesmo entre receivers da mesma gama, nota-se que normalmente aqueles que são reconhecidos pelo número de features, são normalmente os que mais pouparam nesta parte tão importante do circuito.

Mais uma vez, se para uns isto é muito notório, para outros não lhes passa pela cabeça que a diferença sequer exista.

Esta é pelo menos a minha opinião, e embora respeite a tua, tenho mesmo de discordar ;)

Cumps
 
Deixem-me juntar outra acha nesta fogueira.
Na realidade, e partindo do principio que os componentes são da mesma qualidade e que a qualidade geral é muito boa e também semelhantes entre 2 amps, o que faz com que tquem de forma diferente?
Várias coisas é a resposta certa.
O conceito audio do engenheiro que o desenhou, "ele gosta de um determinado timbre e é esse que impõe ao modelo
O publico a que se destina. Europa do norte um, do sul outro, uk outro, leste outro. America outro.....
e mesmo as pessoas para as quais ele pôs o amp a tocar e opinaram sobre ele....

Acreditem em mim quando vos digo que este processo é muito mais complexo e demorado do que parece.
 
So mais uma coisa,

Por muito que tentem e se esforcem nunca, mas nunca vao conseguir ter 2 amplificadores da mesma marca iguais, muito menos de marcas diferentes. Existem tantas variaveis envolvidas, seja o processo de fabrico, as tolerancias dos materiais, a forma de acondicionamento, etc. Logo ai para ouvidos sensiveis poderao notar diferenças!

Em relaçao ao AMP ideal que nao mexe no sinal de entrada tb eh impossivel devido simplesmente as leis da Fisica nao o permitirem. Em qq material electrico existem perdas, entao nos tranformadores(que sao a essencia do AMP) isso eh por demais evidente, logo a saida nunca podera ser igual ah entrada, ponto final!!
 
Back
Topo