MylleZ

Sei que isto é um teste à olympus mas gosto das duas primeiras.

Infelizmente as outras estão a cores e sabes que eu só vejo a monocromático :D
 
Não é teste nenhum :D
Os testes foram ontem...

Tu se calhar és daltónico e não consegues apreciar, por isso, tão bem, as composições a cores.
Não estou a gozar, podes ser mesmo (e não estou a dizer que as minhas fotos a cores estão muito boas, atenção :D).

Cumps
 
Mas podias ser, nunca se sabe :D
Eu tenho um amigo, que na faculdade gostava de apresentar sempre tudo a preto e branco (projectos) porque ele não conseguia distinguir as cores.
Imagina fazeres um projecto de uma casa e fazeres uma planta com cores e meteres a zona do jardim a azul, porque não distingues o azul do verde :P

Acho que a minha preferida do dia foi a #4 da "irmandade".

Depois também fui à montanha com a Nikon :)

Retratos:

#1
29321817530_fe99fcf116_b.jpg


#2
29531379561_a1796d75f9_b.jpg


#3
29531374031_02a49f8c45_b.jpg


#4
29577612956_213f588ef1_b.jpg


#5
28988394123_20e6b4b72b_b.jpg


Cumps
 
Parabéns pelas fotos.
Acho que acabo por gostas mais das preto e branco. Talvez seja porque ando a fotografar nesse registo ultimamente e o meu olhar está mais virado para esse lado.

Em relção às fotos em si, acho que repetes o mesmo de foto num mesmo post o que acaba por ser um bocado repetido. Por exemplo no ultimo post as fotos #1 e #2, e a #3 e #4 são muito parecidas, talvez podias ter posto duas em vez de quatro.

Já agora, experimentaste o sistema da Olympus, qual foi o equipamento?
 
Obrigado :)
Sim, algumas ficaram parecidas mas neste caso será só para efeitos de amostra :P
Nos outros posts tentei criar algo com uma leitura mais organizada.

Comprei uma Olympus OM-D E-M5 e duas lentes (25mm 1.7 e 42.5mm 1.7).

Cumps
 
Deixo também um pequeno panorama de 3 fotos, com a Pana 25mm.

29505470682_95dc343789_h.jpg


ISO 200 f/2.8

Estou a gostar mesmo desta lente (também estou a gostar muito da 42.5).
O feel a fotografar é praticamente o mesmo que tinha com a 35mm 1.8, na Nikon, mas esta 25mm é melhor logo a 1.7 (bem sei que teria que a comparar com a 35mm a f/2.2, mas não deixa de ser impressionante o detalhe desta lente minúscula, mesmo a 1.7).

Cumps
 
Boa compra.

O que achas do sistema em si?
Eu demorei um bom tempo a habituar-me aos menus, mas depois de conseguir configurar a máquina ao meu gosto consigo mudar as settings muito rapidamente e os menus começam a fazer sentido. É um sistema altamente configuravel

O sistems micro 4/3 da Olympus é muito bom. Se achas a 25 mm impressionante, então devias experimentar a Olympus 45 mm, é incrivelmente pequena com uma grande qualidade e um preço a condizer com o tamanho.
Eu acabei por juntar a Pen-F à minha familia micro 4/3. Já andei a tirar umas fotos mas a ver se vou passear no próximo f-d-s e tirar umas fotos e meto-as aqui no forum. :)
 
zyThuM - que tal essa pen-f? conheco ha pouco tempo e do que vi nao gostei, adorei! tens de por aqui umas fotos dela e umas fotos tiradas com ela ;)

MylleZ - um gajo nao pode estar um fim de semana sem vir aqui que quando volta tem logo surpresas. boas compras!
 
Eu tenho a 42.5mm 1.7 (escolhi-a em deterimento da 45mm 1.8 da Olympus, por ter OIS).
Adoro as duas (25 e 42.5) - são tão pequenas, leves e luminosas, que até parece mentira. E a 42.5mm tem OIS (é como ter uma 60mm f/2.2 VR na minha D7200, mas a pesar 130 gramas :P).
Tenho aí, na página anterior, uma foto à 42.5mm (feita na tenda de luz com a OM-D e com a 25mm).

Quanto ao sistema em si.
Foi de adaptação ultra rápida. Isto é muito intuitivo e tem uns controlos muito bons.
Dei uma vista de olhos no manual (não tive mais do que 45min a ler aquilo) e comecei a brincar com a máquina.
Só me "chateia" o facto de não conseguir mudar o ISO com dois toques, como na D7200.
Mas abertura e exposição é muito rápido com aqueles dois dials junto do disparador.
A bateria também me está a surpreender.
Já fiz cerca de 400 fotos e ainda tenho 2 dos 3 traços de bateria.

@TheMadyor já andava a pensar nisto há algum tempo.
Uma máquina pequenina para andar sempre comigo (mesmo quando andar com a D7200), para férias e saídas ocasionais.
Não vou ter que andar sempre com o "canhão" atrás, para os aniversários dos priminhos e festas de amigos.
E quando for fazer aqueles trabalhinhos, levo também a Olympus para ajudar a D7200.
Por exemplo, levar a D7200 com a 18-35mm 1.8 e a Olympus com a 42.5mm 1.7.

PS: Paguei a Olympus (corpo) com mais um trabalhinho. Quer dizer, ainda foi com a comunhão - os pais pediram mais um álbum, uma moldura A4 e 10 fotos para oferecer aos avós da menina. Aproveitei esse dinheiro e decidi comprar a E-M5, que estava a um preço muito jeitoso aqui nos leilões do costume.
Depois adicionei estas duas lentes. Agora ando a ver se consigo ganhar um flash, por 25€ e depois, para o Natal, penso no resto.
Mas vejo este sistema a ser muito bom para Macro também. A leveza do conjunto, aliado ao live view excelente, é uma mais valia para macro.

Mas eu vou continuando a testar e vou relatando.
Vai servir também para desmistificar o mito das DSLR serem o "único sistema".

Cumps
 
Ja tinha dito algures no forum que tenho um amigo que trabalha na area que quando vai fazer casamentos leva sempre a fuji x-t1 atras e so usa primes. So se queixa duma coisa, nao puder usar os mesmos settings no lightroom para a fuji e para a nikon de resto so diz bem daquilo. Foi, alias, o que me levou a ponderar despachar o sistema canon e ira para fuji mas nao cheguei a fazer. Talvez ainda me volte a dar na telha agora com a saida da x-t2 e com a descoberta da pen-f. E' que alem de reduzir no peso e no tamanho, cumprem igual no tipo de fotografia que eu faco e sao tao lindas :D
 
@MylleZ, como funciona o OIS da Pana na Olympus, não interfere com estabilizador da camera?
A camera em si é facil de usar para tirar fotos, mas quando queres configurar e meter as coisas à tua maneira é que vês realmente o potencial da máquina. Não tem nada a ver com a Nikon.
Em relação a mudar o ISO, na minha OMD 5 Mark II eu programei um dos butoes do lado direito, penso que seja o HDR, para poder usar mudar o ISO e o WB em vez da abertura e da velocidade do disparo, carregando outra vez no botao volto à configuração inicial.

Eu tambem comprei a Olypmus para fazer de backup à D610. Mas desde que tenho a Olympus nunca mais usei a D610.

@TheMadyor, a Pen-F está a surpreender-me bastante, uma das caracteristicas que acho que vou gostar mais é aquilo que posso fazer na maquina, quase "on-the-fly", em termos de tunning dos JPEG. Por exemplo nos B&W posso mudar os Highlights, Shadows e os Midtones. A ver se depois meto umas fotos ao lado da OMD 5 II. :)
 
Acho que antes interferia no estabilizador do sensor, mas um update de firmware corrigiu isso.
O OIS da lente funciona em conjunto com o estabilizador do sensor.
Eu acho que funciona às mil maravilhas. Não acho, tenho a certeza... Nem com a 70-200mm VR consigo fotos a 1/5s, e é o melhor VR que tenho na Nikon.
Sim, bem sei que 70mm são 105mm em FF (a comparar com os 85mm da 42.5mm - estou a falar de equivalências), mas nem 1/10s consigo (talvez consiga coisas ali nos 1/30 ou 1/40, com a 70-200).

Cumps
 
Essa ultima panoramica e a da neve a uns post atras estão brutais como todas.
Parabens, continua assim, sempre a melhorar :P, e eu agradeço tbm por teres partilhado uns post atras a edicao da foto do cavalo, foi um bom exemplo pra mim, denovo obrigado.

Continua assim sempre a melhorar.
Cumps
 
Hoje tive um aniversário e aproveitei para levar a "mais pequena" (olympus) :P

Apesar de ter gostado, e de ter captado alguns bons momentos, deu para ver como se porta a máquina em "situações reais" de interiores mal iluminados.
O foco às vezes era bem lentinho, mas quando fazia "beep" estava sempre no ponto.

#1
29691372111_70dcd58952_b.jpg


#2
29691375561_eeba446bde_b.jpg


#3
29773872895_5b0dc8e9a1_b.jpg


#4
29738080996_6735d338ef_b.jpg


Apesar da olympus fazer "tudo bem", aqui teria valido a pena levar a D7200 com os triggers e flash externo, a um canto da sala.
Isto porque, com pessoas (especialmente crianças), não vale apena ir abaixo de 1/50, 1/100s de shutter - logo aí perco a vantagem do excelente sensor estabilizado, da olympus.
Com o aumento da velocidade aumento também o ISO. E para subir o ISO mais vale a D7200.
Mas a nível de qualidade de imagem, e qualidade destas pequenas primes, não tenho nada a apontar...
A D7200 ali ganhava em velocidade de focagem e nos ISOs elevados, de resto é taco a taco.

Cumps
 
Boa foto!

Só dois reparos, não sei se fizeste algum tratamento mas na minha opinião as cores estão um bocado puxadas. Gosto da composição, simples e limpa, só acho que falta qualquer coisa na praia do lado esquerdo para balancear a foto.

Mas no geral gosto da foto, parabéns ;)
 
A prova que se consegue grandes fotos com a lente do kit.
Gosto dos tons magentas do céu que na minha opinião ficam bem com o azul do mar.
Só por curiosidade foi usado algum filtro na lente?
 
Back
Topo