MylleZ

Tens a D610? Se soubesse que estavas à procura de uma... ;) Eu tenho a minha guardada na gaveta e já sai de lá à uns meses.

Concordo com o que dizes em relação à D610 mas não referiste uma coisa, a D610 é uma camera muito maior e mais pesada, para não falar das lentes. Mas lá está se estiveres em casa ou em estúdio torna-se quase indeferente.

Tenho pena mas é uma camera que vou vender é só ter tempo para organizar as coisas e meto à venda...
 
Mas isso é o que todos achamos, no fundo é teoria, são as regras da física.

Ainda assim se não acreditasse nas capacidades destes novos sistemas, com todas as suas vantagens e desvantagens, nunca tinha trocado a 6D pelas Fuji.

A verdade é que tens sempre de fazer compromissos e de facto a melhor solução é ter todos os sistemas à mão, ter o melhor de dois (ou de todos) mundos (para quem pode).

Eu não notei grande diferença entre o sensor da 6D e o x-trans em termos de performance óptica, a verdade é que acabo por achar que os ficheiros da Fuji têm maior elasticidade na edição, ainda que sejam um "pain in the ass" para se editar no lightroom.

Ainda que não conheça exactamente a gama em que se insere a D610, opticamente falando, ficas muito melhor servido do que com qualquer MFT em macro.

Em tudo o resto, arrisco a dizer que vais sentir sempre falta da leveza e das features da panasonic/olympus.

Tendo em conta o preço do material para essa D610, só tu podes dizer a longo prazo se te compensa investir num sistema que fica parado em casa exclusivamente para macro.

Apesar de ter dito o que disse antes e da "discussão" que tivemos, acho que és bem mais variado do que eu, por exemplo, nos tipos de fotografia que fazes e que fazes muito bem em experimentar todo o tipo de material.

Gosto do feel de a ter na mão e ainda gosto muito destes controlos todos "à mão"...

Está-se mesmo a ver onde isto vai dar :D
 
Não há muito que dizer.
A nikon apresenta mais detalhe e melhores prestações em ISO elevado.
A Panasonic é mais rápida (em buffer, em foco e em processamento) e mais leve.

Depois há a questão do look e do ângulo de visão.

Neste cenário, a Panasonic 12-35mm 2.8 ia apresentar resultados semelhantes, mas ia ter um DOF diferente e um ângulo diferente também.

Mas onde notei mais diferença foi mesmo na rapidez. A Panasonic, em condições ideais de iluminação (como era o caso hoje) é mais rápida do que a luz :) (em condições menos favoráveis a Nikon ganha vantagem).
E houve lá uma altura em que fiz um burst grandinho de fotos e a Nikon começou a ficar mais lenta (mas depois recuperou).

A 24-85mm VR é uma lente muito boa.

Cumps
 
Obrigado.
As fotos a cores têm uma edição ligeira.

Estou a gostar do detalhe e da reprodução cromática.
Com a 50mm ainda é melhor, mas aqui a 24-85 era mais indicada.

Cumps
 
Boas fotos, Emanuel. A minha preferida é a primeira.

Como passo a vida nos retratos ao puto, a semana passada comprei uma 50mm/f1.8G. Apareceu uma como nova a um preço bom, e lá a fui buscar. Era para ser a 85mm, mas além de ser outro investimento, tinha receio que fosse longa demais no meu sensor crop. A 50mm era naquela, tenho a 35mm/1.8G, mas como o preço era de amigo, fui busca-la. E faz diferença para a 35mm, quer no plano, quer no maior desfoque. Sabia que se iria notar, mas tinha receio que fosse algo redundante.

Hoje fui testa-la no exterior, talvez coloque umas fotos do meu rapaz também, na minha galeria. Tanto a 50 como a 35 f1.8G são lentes excelentes para o que custam. A 50 pareceu-me mais precisa no foco.
 
Última edição:
Começo a entender melhor o porquê da "toléria" com as FF.
Essa separação de fundo com qualquer lente de meia dúzia de tostões é qualquer coisa à parte, não é? :biglaugh:
Isso, aliado às performances em ISOs elevados...são as razões por que sou tão babado por FF.

Com uma 50/1.8 em full-frame tem-se menos profundidade de campo do que com uma 30mm a f/1.0 na minha câmara...e isto já é uma lente que nem deve existir.
Isso, a menor distorção e a maior compressão de fundo por nos darmos ao luxo de usar distâncias focais mais elevadas...:rrotflm:

Só um reparo: estás a usar AWB? Acredito que possa ter sido uma aberta de sol a provocar isso, mas o WB parece-me diferente na 1ª foto.

De resto, nada a dizer. Quando vi as fotos no Flickr até estava a perguntar-me com qual das câmaras teriam sido tiradas, por causa do foco ter ficado tão certinho. E vim aqui ver de propósito :P
 
Obrigado :)
Foi mesmo disso que eu gostei mais.

Mais do que o desfoque, gosto da forma como os diferentes planos são recortados e separados.
Deve ser o chamado "3D look, ou FF look" (nunca fui muito de looks, mas existe aqui qualquer coisa realmente).

Cumps
 
FF é um sistema muito bom. A D610 também não é má ;) Além disso a luz a incidir no sujeito dá outro destaque às fotos, ajudar a separar o sujeito do fundo.
 
Back
Topo