1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

MySQL 2 Tabelas

Discussão em 'Web Development' iniciada por sornafix, 5 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 7; Visualizações: 1067)

1. sornafix

sornafix Power Member

Boa tarde,
    eu tenho duas tabelas, que não possuem nehuma relação uma com a outra, como podem ver no sql abaixo:
    CREATE TABLE `forum_global` (
    `id_forum_global` int(11) NOT NULL auto_increment,
    `titulo` varchar(250) NOT NULL,
    `comentario` longtext NOT NULL,
    `nome` varchar(250) NOT NULL,
    `data` varchar(250) NOT NULL,
    `mail` varchar(250) NOT NULL,
    PRIMARY KEY (`id_forum_global`)
    ) ENGINE=MyISAM DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=13 ;

CREATE TABLE `topico_inicial` (
    `id_topico_ini` int(11) NOT NULL auto_increment,
    `titulo` varchar(250) NOT NULL,
    `titulo_ficheiro` varchar(250) NOT NULL,
    `caminho` varchar(250) NOT NULL,
    `comentario` longtext NOT NULL,
    `data` varchar(250) NOT NULL,
    `seccao` varchar(250) NOT NULL,
    `nome` varchar(250) NOT NULL,
    `id_ano` int(11) NOT NULL,
    `numero_visitas` int(11) NOT NULL default '0',
    PRIMARY KEY (`id_topico_ini`)
    ) ENGINE=MyISAM DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=23 ;

O meu objectivo era que em uma só query conseguisse ter os resultados destas duas tabelas, ou seja, tinha um where em que comparava por exemplo o campo data com a data de hoje e a query retornava os resultados de das duas tabelas.
    Exemplo: a primeira tabela: 11 resultados, segunda tabela 8 o resultado seria uma tabela com 19 linhas.

É possivel fazer isto?

2. geoblast

geoblast Power Member

Experimenta:

PHP:
    SELECT forum_global.*, topico_inicial.* FROM forum_globaltopico_inicial WHERE forum_global.data xxx OR topico_inicial.data xxx

3. theforbidden1

theforbidden1 Banido

não percebi lá muito bem porque é que a data é guardada em varchar...

4. oscarolim

oscarolim Power Member

E com 250 caracteres...

5. sornafix

sornafix Power Member

geoblast a tua solução não funciona pois dessa maneira ele faz as combinações das duas tabelas e da mais resultados do que deveria.
    Quanto aos às outras 2 "ajudas": eu escolhi vchar pois ainda não tinha a certeza se guardaria em formato dd/mm/aaaa ou guardaria por extenso tipo "dia do mês tal do ano esse mesmo" podendo ate guardar o dia (Segunda, terça ,etc) e por esta razão também pus os 250 caracteres.

6. FabricioSilva

FabricioSilva Power Member

Mesmo assim nao justifica tanto caracter , 100 caracteres dá e ainda sobra.
    E sinceramente nao sei se cnsegues comparar ambas, sem uma ligaçao entre elas, nao tenho a certeza.
    Mas visto que sou um pouco amador ainda nestas andanças, nao des muita credabilidade a miinha opiniao , :b

7. hostmake

hostmake Power Member

Quando fazes múltiplos selects e as tabelas não estão interligadas, vai dar m*rda.

O que podes fazer presumindo que o campo de data funciona da mesma maneira das duas, é pegando no Select que já te deram... e ligares 1 data a outra, e a 2º data a um valor (não sendo opcional, mas sim obrigatório (AND))

Código:
     SELECT forum_global.*, topico_inicial.* FROM forum_global, topico_inicial WHERE forum_global.data = topico_inicial.data AND topico_inicial.data = xxx
    1º Problema, tu deves ter nome nas 2 tabelas com os mesmos campos, presumo e ao usares tabela.* e depois outra_tabela.*, ele vai substituir os valores, o melhor é se tiveres campos iguais tipo.

tabela_1.id AS t1id, tabela_2.id as t2id (que depois serão as variáveis que contem os teus valores)

E ouve o pessoal em relação a optimização da tua BD.

Última edição: 6 de Fevereiro de 2009
  8. geoblast

geoblast Power Member

Ok, entendi. Nesse caso usas o UNION ou o UNION ALL. A diferença entre ambos é que o UNION não retorna registos repetidos e o UNION ALL retorna mesmo todos os registos

PHP:
    SELECT forum_global.* FROM forum_global WHERE forum_global.data xxx
    UNION 
    (ou UNION ALL)
    SELECT topico_inicial.* FROM topico_inicial WHERE topico_inicial.data xxx
    Verifa lá se é isto!

Partilhar esta Página