N00b em Folding

mauro1855

I'm cool cuz I Fold
Boas, já tinha visitado esta secção antes, mas nunca tinha percebido bem o que era o folding... Mas hoje já percebi, até que já instalei o cliente.
Já tive aqui a ver uns tutoriais, mas mesmo assim ainda tenho perguntas relativamente à liguagem usada nesta secção e ao cliente em si.
Se já existir algum topico com estas perguntas, agradecia que indicasse o tópico.
- O que são WU 's? E PPD??
- Ao executar o cliente, quando é que a informação é mandada para o servidor? É preciso fazê-lo manualmente?
- Penso que instalei a versão GUI (sei que dá para ver uma imagem da proteína), isto está só a trabalhar com o CPU? È que li por aqui qualquer coisas de pormos o GPU também a foldar... Como é isso? Como se faz? (a minha gráfica é uma velhinha Radeon 9550pro, nem sei se vai funcionar)
- Actualmente tenho no ícone do cliente "CPU - F@H: Working (18/2500)... Alguém explica estes valores?


Cumps
 
Receber e enviar trabalho é feito automaticamente por defeito, embora possas por para te perguntar se queres receber, mas enviar é sempre automático.

WU's são work units, é a unidade que representa um trabalho. Por cada vez que recebes, foldas e envias, ganhas uma WU. PPD creio que seja uma média de pontos que ganhas por dia. Quanto maior for o teu PPD, mais depressa sobes na classificação.

Com essa gráfica não podes foldar com o GPU. De momento, creio que só as séries X1000, e HD em geral podem foldar (eu foldo com uma HD2900).

Esse valores indicam o quão completo está o folding dessa WU. Nesse caso indica que já "despachaste" 18 partes de 2500 totais para essa WU...
 
Quer dizer que numa WU existem 2500 partes???, Bem é um pouco puxado, principalmente porque o meu PC já é velhinho...

Já agora, qual a média dessas partes que fazem por dia?

Cumps
 
Depende muito do teu PC, da WU e das horas que o PC estiver ligado.

Tenho 2 PC's em casa (24/7/365) e faço desde 1 wu em 2 dias a valer 243 pontos (AMD64 com cliente normal windows) a 1 wu de 1920 pontos em 9 horas ou menos (Cliente SMP em Linux).

Cumps
 
Ok... so mais umas perguntas que vão surgindo:
- Existem grande diferença de performance entre o cliente gráfico e o cliente consola?
- Estava agora na consalo a fazer um WU, xegou a 10%, começou a "Writing Checkpoints", enviou os dados e depois começou outro WU, é normal??

Cumps
 
A consola é mais rapida.
Se chegou apenas aos 10% da WU quer dizer que tens o pc instavel, estás com overclock?

Não fiz overclock, tá normal. Mas eu instalei a versão gráfica e depois mudei para Consola, deve ter sido nessa transição que algo deve ter corrido mal e ele enviou os trabalhos para o servidor. Pegou num novo projecto, e já vai a 16%...

Quer dizer, este PC é velhito, é um P4 3.0 HT, 1.5 GB DDR, e ainda por cima com o Vista em cima ainda pior... Mas pronto, como o vista até corre relativamente bem...
Eu sei que depende do Computador, mas assim em média, qual a quantidade de PPDs normal díária (se poderem fazer uma estimativa para o meu PC agradecia)...

Já agora, como sabemos a utilidade/descrição do projecto que o nosso pC está a trabalhar neste momento?

Cumps
 
Parece que as minhas duvidas já tão resolvidas. Acho que o meu primeiro projecto chegou a ser acabado, mas não tenho a certeza. Sei que já acabei outro WU, mas mm asim demra mt... ENtão agora calhou-me um projecto maior, com 500000 steps de 749 pontos, Vamos lá ver consigo acabar isto antes do deadline a 1 de Dezembro, penso que sim...

Cumps
 
Temperatura do cpu?

Boas

Também sou um noob nisto do folding e para n estar a abrir novo tópico vou colocar aqui uma questão.

Tenho o cliente de consola que me está a utilizar o cpu a 50% e isso está a fazer com que a temperatura do meu cpu ande pelos 60 graus. É normal?

cumps
 
Boas

Também sou um noob nisto do folding e para n estar a abrir novo tópico vou colocar aqui uma questão.

Tenho o cliente de consola que me está a utilizar o cpu a 50% e isso está a fazer com que a temperatura do meu cpu ande pelos 60 graus. É normal?

cumps

Penso que sim... desde que a temperatura não comece a chegar aos 80º graus, axo que está bem.... Quanto à utilização do processador, é normal...

Cumps
 
E existe alguma maneira no cliente de consola de reduzir a utilização do cpu? para quando eu quiser fazer alguma coisa mais puxada no pc não estar a aquecer muito o cpu?

cumps
 
O cpu não deverá aquecer mais do que quando está a foldar, normalmente o folding puxa pelas capacidades do cpu e caso haja alguma tarefa em que seja mais capacidade de processamento do que a que está disponível, a configuração normal do folding "em idle" indica que ele disponibilize para o outro programa o que ele necessita.
Na pratica quando não está ninguém no pc o folding está a trabalhar com 100% do cpu, se estás com um outro programa que ocupe 70% da capacidade do cpu o folding apenas faz uso de 30%, não retirando assim potência necessária aos programas que estamos a usar.

Cumps
 
Boas pessoal.
Também encontrei o folding a pouco tempo e aderi :)
Gostava de saber uma coisita que não encontrei em nenhum tutorial.
Eu às vezes tenho o pc ligado e não tenho necessariamente sempre a net ligada.
Hoje quando fiz isso ele continuou a fazer os cálculos normalmente... Por acaso fiquei admirado pois pensei que fosse necessário ele guardar os checkpoints no server... Visto que agora reiniciei o pc e ele continua a fazer de onde parei, gostava que me explicassem quando é que o programa acede aos servidores... Apenas no início o fim do cálculo?

Parabéns pelo esforço que todos fazem por esta boa causa ;)

Cumprimentos

Rente

P.S.: Estou a usar a versão para o Windows, o modo de consola.
 
Aproveito este topico para esclarecer umas duvidas, sou novo nisto, tenho o PC a foldar com o programa do Folding@Home normal, não sei se existem varios (nao percebo muito) ja percebi mais ou menos como funciona e acerca dos WU também já entendi.

Agora digam-me, como é que os stats variam? É preciso registar em mais alguma coisa ou é so ter isto sempre a correr? :)

Outra coisa, pq q alguns users do forum tem no nick cenas tipo '1st fold then sex' ou 'what's folding' etc? (mera curiosidade) :D

Cumps desde ja.
 
Agora digam-me, como é que os stats variam? É preciso registar em mais alguma coisa ou é so ter isto sempre a correr? :)

Os stats variam conforme a tua produtividade. Quanto mais tempo foldares, mais pontos ganhas. (Depois existe o factor tamanho das WUs e respectivos pontos, onde já entra o tipo de processador que tens, etc).

Outra coisa, pq q alguns users do forum tem no nick cenas tipo '1st fold then sex' ou 'what's folding' etc? (mera curiosidade) :D

Chama-se a isso Custom User Title. Neste caso, diz respeito aos membros da equipa de Folding da TZ. A frase difere de acordo com as pontuações de cada um. http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1812334
 
Os stats variam conforme a tua produtividade. Quanto mais tempo foldares, mais pontos ganhas. (Depois existe o factor tamanho das WUs e respectivos pontos, onde já entra o tipo de processador que tens, etc).



Chama-se a isso Custom User Title. Neste caso, diz respeito aos membros da equipa de Folding da TZ. A frase difere de acordo com as pontuações de cada um. http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1812334
Obrigado pelo esclarecimento. :)
 
boas

Pessoal eu tenho andado a foldar mas agora ando a receber projectos de 15 pontos.
Os projectos são mais rápidos a acabar mas acho que são poucos pontos.
Porque até tenho um amigo que anda com projectos de 700 pontos para cima.

É normal?

cumps
 
boas

Pessoal eu tenho andado a foldar mas agora ando a receber projectos de 15 pontos.
Os projectos são mais rápidos a acabar mas acho que são poucos pontos.
Porque até tenho um amigo que anda com projectos de 700 pontos para cima.

É normal?

cumps
É. Eu foldo no PC e na PS3 e os projectos da PS3 têm WU de 300.000 sectores que dão 1000 pontos alguns.
 
Back
Topo