n00b em Overclocking... conselhos e ajuda? :)

LMOF

Power Member
Boas, bem hoje deu-me para fazer overclocking ao meu sistema, o meu sistema esta' ali na barrinha ao lado <- ( para nao estar a copiar aquilo tudo.. lol )

Tenho tudo neste momento em default, pois usei na bios o overclocking tweaker.. e deu tudo bem ao iniciar e coisa e tal.. mas depois abri o porgrama da ASUS, o Probe II e deu-me um "red alert" :S lol e como não sei os valores pois nao sou familiarizado com tal optei por meter tudo como estava antes.

Neste momento estou com um cooler de STOCK no processador, mas ire comprar um Thermalright Ultra 120 depois das férias. Dai' queria fazer overlocking ao meu sistema tendo em conta que estou com o processador com o Cooler normal.

Dai' o que aconselham?

Obrigado pela qualquer ajuda prestada desde ja' :)
 
com o stock cooler ainda consegues alguma coisa!

Se quiseres valores de referencia consulta o link na minha assinatura do OC a Intel


Depois antes de mais poe a RAM e o CPU A async, assim podes aproveitar o máximo de cada um!

O CPU podes puxar até uns 3000Mhz, por isso terás de colocar o FSB a 333, como a tua placa mae é nvidia, então os calculos terão de ser feitos com base no FSB(QDR) ou seja o bus, neste caso terás de por na BIOS:

333x4(QDR - Quad Pumped)= 1333Mhz


As rams penso que conseguem ir a cima de 1000Mhz, mas para já poe a 1000, neste caso terás de calcular assim:

1000(DDR)/2 = 500Mhz


Agora entra no Windows e corre o orthos, em Small FTT para ver como o CPU se porta..
Se der erro então sobe um pouco o Vcore, para os 1.35 (dependendo do Vdrop, poderás ter que por mais um bocado!)

e experimentas..

Depois instala também o CoreTemp 0.95

e vais reparar em 3coisas!
o Tjuncion que deverá estar a 100ºC (isto é o máximo que as temperaturas poderão atingir antes do PC se desligar pela segurança) e as temps dos Cores

!não te assustes com as temperaturas! Vais ter para ai uns 48/50º em cada core, mas ainda longe dos 100º!!


depois diz algo

cumps
 
Antes de mais, obrigado pela ajuda, mas tenho umas duvida.. disseste " Depois antes de mais poe a RAM e o CPU A async" ASYNC? não sei o que e' :( (soz a minha n00bice.. lol ), tipo, sei mexer na bios, mas são coisas totalmente diferentes de overclock... aliás, fiz uma vez um overclocking ás cegas.. e la' vai ele dando..

Depois, tenho ene de opçoes na cena da ram, e não estou a ver aonde seja para colocar os tais 1000(DDR)/2 = 500Mhz..

E estou algo confuso sobre isso, mas vou reler novamente, e tentar fazer algo na BIOS :p ja' tentei procurar em ene de sites sobre a bios e etc e a mostrar as cenas.. mas nada feito, ando meio ás escuras, e claro, tenho um pouco de receio de fazer porcaria...

Instalei a pouco o NTUNE, da nvidia, tem la' mt coisa.. puxei um bocadito a grafica :D aquilo e' easy.. agora o CPU e memorias.. ta' confuso, sei que se tem de fazer calculos e subir e dexer ali.. e isso nao sei :\

Cumprimentos, e mais uma vez obrigado :)
 
por acaso a relação entre memórias e CPU é que me dá cabo do esquema todo...
se poderem explicar...
só mais uma coisa: O k é o VDROP, tenho uma vaga ideia mas nem vou dizer k é para não sair bacurada >D
 
É um mod que permite reduzir a redução(droop) do vcore(voltagem ou tensão em bom português do CPU)entre iddle(sem nada que exija grande esforço ao CPU) e load(CPU a 100%)
 
ou seja, quando o cpu tá em iddle como pede menos esforço a Mobo baixa a tensão e a isso chama-se droop mas para reduzir isso só com hard-mods,né?
quais são os beneficios da redução?
 
ou seja, quando o cpu tá em iddle como pede menos esforço a Mobo baixa a tensão e a isso chama-se droop mas para reduzir isso só com hard-mods,né?
quais são os beneficios da redução?

não é só redução.. o que acontece é que para chegar a valores mais elevados na frequencia o CPU este precisa de maior numero de tensão...

ora normalmente as boards têm X tensão para escolher na bios.

NA realiadade devido ao drop a tensão é sempre X-Y em que Y é o valor do droop

com estes Mods pdoes tornar diminuir o Y ou até torna lo "positivo" (ou melhor tornar o droop negativo) ou seja, em vez de a voltagem descer, tipo

X-(-Y)

pelo que agora se escolher X, vais ter X+Z

se a voltagem máxima era por exemplo 1.90, agora podes ter valores tipo 2.00 ou mais

isto em exemplo



@ lmof

Na parte da bios em que fazes o OC, deves ter lá uma opção da RAM que a torna Sync, ou seja a frequencia da RAM altera-se de acordo com o FSB do CPU

sendo calculada por FSB/divisor=Valocidade de RAM real

caso a tornes Async o que acontece é que podes puxar individualmente as duas frequencias, nunca o CPU e a RAM ficando limitadas um por outro ;)

poderás por então a ram a funcionar nos seus valores normais para já ou subires um pouco
e podes por o CPU como já te disse em 333Mhz por exemplo...
 
já percebi. mas a minha board não tem regulação do vcore...

anyaway, dá para medir o droop das mobo? se sim como?
lmof, desculpa tar a utilizar o teu topico...
 
Última edição:
antes de mais saca o coretemp 0.95.. assim poderás saber exactamente a que temperaturas estão os cores e qual o máximo ;)

depois começa a puxar mais pelo FSB..

alias faz assim, diminui o Multiplicador do CPU, e depois vai aumentando o FSB e quando preciso das um pouco de voltagem..
assim vais descobrir o máximo dessa board ;)

depois no final é controlar as temperaturas, e a voltagem.. quando tiver tudo a 100% aumentas o multiplicador ;)
 
Back
Topo