1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

N2O Container

Discussão em 'Cooling' iniciada por Black Phoenix, 5 de Maio de 2006. (Respostas: 21; Visualizações: 4885)

  1. Black Phoenix

    Black Phoenix Power Member

    Ja ha muito tempo que andava para entrar numa de extreme cooling, sendo que ja tinha lido muito sobre LN2 cooling. Como surgiu a oportunidade de efectuar um projecto no centro de formação onde ando a tirar o meu curso, resolvi fazer um container em cobre para Gelo seco e quem sabe LN2. Aqui passo a demonstrar fotos do dia de hoje...
    Quero agradecer a ATEC e as seguintes pessoas pelas seguintes razoes:

    - Manuel Novas, pela hipotese de me ter deixado utilizar o material da ATEC e respectivas maquinas;
    - Jorge Silva pela ajuda nas diversas maquinas quando necessario;
    E finalmente João Guerreiro (Sr. João), por me ter apoiado e incentivado a seguir esta "maluquice"...

    Para começar o material: Tubo de cobre e barra de cobre previamente cortada a esquadria.

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Agora vamos para o torno limpar o cobre para ficar brilhante e criar a base redonda de encaixe onde vai entrar o tubo de cobre para previa soldadura. Nas primeiras fotos nota-se um pequeno recartilhado, pois foi so para dar forma, no final foi aplicado liquido refrigerante para evitar que o cobre ficasse mal torneado (devido as suas capacidades condutoras de calor):

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Agora vira-se para a base onde acenta o processador e mesmo tratamento...

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Agora volta-se a virar para criar a saliencia para o encaixe do tubo de cobre...

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Agora o passamos a um close-up da base de cobre, e vamos proceder a furação para transferencia de calor. A pessoa que aparece a trabalhar na maquina
    (fresadora) de bata branca sou eu... E para verem a fronha do gajo...

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Agora mais um close-up da furação e passamos novamente ao torno para alargamento do furo central e respectiva profundidade. Tambem foi efectuado um corte na ponta da base de forma a corrigir um erro de torneamento inicial e para dar um pouco de estilo. A ultima foto é para verem bem a velocidade a que a maquina trabalha, dado que com o flash nao se entende bem...

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Para terminar o tubo e respectivo polimento... a mesma velocidade que viram na ultima fotografia... meus ricos dedinhos... se os apanha...

    [​IMG]
    [​IMG]
     
    Última edição: 5 de Novembro de 2006
  2. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Sim senhora estás de parabéns... Já tens container, agora falta LN2 ou Dry Ice um CPU sem cold bug pros resultados :P
     
  3. Black Phoenix

    Black Phoenix Power Member

    Update 1

    Depois de ter pensado melhor e ter magicado umas coisas vamos ao que interessa: A base do tubo era assim:

    [​IMG]

    Depois de uns minutos no torno ficou assim:

    [​IMG]
    [​IMG]

    E prontos, por hoje e tudo, soldadura provavelmente segunda, nao sei depende do tempo. So queria saber, existe algum liquido de limpeza para cobre, do tipo, misturar com agua, por la dentro, deixar actuar e depois deixar secar?
     
    Última edição: 1 de Setembro de 2006
  4. El sebasti

    El sebasti Power Member

    Há uns meses atrás teria sido complicado tirar essas fotos. Estou certo?
     
  5. Black Phoenix

    Black Phoenix Power Member


    Nao apanhei... :confused:
     
  6. Lasac

    Lasac OC Legend

    Tá porreiro sim sr.

    Agora ficamos á espera de resultados com LN2 :D
     
  7. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Muiro bakano!!! Trata agora de tratar o cobre para ficar sempre brilhante :D Queremos algo com estilo! :D

    Agora falta os NÚMEROS
     
  8. Black Phoenix

    Black Phoenix Power Member

    Opa, ainda falta soldar, fazer uma base para suportar os varios sockets e depois e que vai a testes... primeiro dice e se aguentar ln2... Tambem se nao aguentar, nao me preocupo, foi feito so para ganhar "calo"... O proximo será solido...:004:
     
  9. Black Phoenix

    Black Phoenix Power Member

    Bem novidades, a prata da solda não agarra ao cobre, mesmo depois de bem limpo... Acumula-se mas nao se espalha formando grandes bolas de prata. Tanto que nem os formadores sabem que fazer... Amanha vou tentar a cobre...
     
  10. |RickY|

    |RickY| OC Legend

    aplica-te, eu soldo tudo a prata! secalhar não tens o cobre a temp certa
     
  11. sl4ck

    sl4ck Power Member

    sim, isso é muito estranho, parece ser sintomas de pouca temp no cobre, usaste o pó branco para "limpar" o cobre antes de começares a derreter a prata?
    Isso é realmente cobre?
     
  12. El sebasti

    El sebasti Power Member

    Quando estavam nas instalações antigas podias entrar com máquina fotográfica?
     
  13. Black Phoenix

    Black Phoenix Power Member

    Ja vi que temos aqui antigo formando da Atec, antiga Anfei. Sim, digamos que as regras estao mais flexiveis...

    Fiz isso tudo, alias como fui ensinado. E sim e cobre, posso confirmar... Ate os formadores andaram la a tentar e nada, la que foi bem aquecido foi...

    Sim, eu aplico-me, ate bem mais do que pensas... Tal como mencionei ate os formadores andaram la, ainda mais um que e dos melhores formadores em termos de soldadura que la existe...

    Mas amanha dou novidades, se tiver tempo para me agarrar a isso (digamos que e so nos intrevalos de 15 min que tenho tempo... so quinta e que tou o dia todo agarrado a isto... quero ver se ainda faco os adaptadores para varios sockets...)
     
  14. Lasac

    Lasac OC Legend

    o cobre tem de ficar vermelho como uma brasa. se não ficar a solda nao pega :P
     
  15. sl4ck

    sl4ck Power Member

    Epa eu tb acho q tem k haver aí qqr coisa estranha, cobre ao rubro c\ prata e não pega?
    Aquece o cobre ligeiramente, mete lá desoxidante nisso, deixa ficar ao rubro e derrete a prata...tem q dar!!! Não estamos a inventar nada....isso já está inventado ;)

    Das 3 uma:
    -Ou isso não é cobre
    -Ou isso não é prata
    -Ou não estás a fazer isso c\ o cobre ao rubro

    Muito importante é o desoxidante.
     
  16. gavião

    gavião Power Member

    Se ficam bolhas pode ser por n tar a dar o calor certo disso, tens que meter a peça "roxa".

    ve este movie http://www.teampuss.com/runmc/Brazing101.avi
    e repara com fica a peça do gajo, depois das com a solda de prata em cima e tem q agarrar.

    comprimentos
     
  17. Black Phoenix

    Black Phoenix Power Member

    Já esta soldado, problema resolvido, hoje tive tempo e paciencia para me agarrar ao container e consegui fazer o que nao fiz no outro dia, mas com a minha solda... Pelo que parece e melhor que a outra... Esta soldado a prata e esta 5 estrelas...
     
  18. Black Phoenix

    Black Phoenix Power Member

    Ora boas, esta terminado. Nao tenho e fotos devido a esquecimento da maquina. Futuramente assim que for buscar o Container irei publicar fotos do mesmo. Agora como vou começar a trabalhar nao me sera possivel ir la, mas espero dentro de duas semanas ter noticias... Peço desculpa mas foi o que se pode fazer...
     
  19. Black Phoenix

    Black Phoenix Power Member

    E prontos, finalmente as ultimas 3 fotos. Depois de 3 meses, fui buscar o container que me tinha esquecido... Eis ele a chegar a casa...

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Assim dou por terminado o meu projecto que teve o intuito de demonstrar a todos como e que se pode fabricar um container. Este vai ficar posto de parte ate ter tempo (€€) para comprar o azoto liquido para o experimentar. Agora voltei-me para outra meta... Tou neste momento a desenvolver no CAMWARE (software de programacao e simulacao de maquinacao de pecas para as maquinas MAZAK) um novo container para o CPU em cobre macico e mais uma surpresa... Ha e Danfoss diz-vos alguma coisa...
     
    Última edição: 1 de Setembro de 2006
  20. NeoToPower

    NeoToPower 1st Folding then Sex

    Black, aí ñ havia soldadores TIG?Pelo percebi tu fizeste isso numas oficinas de formação na área da metalomecanica/serrelharia..... certo?
    Se sim ñ têm aí formação de soldadura?
    É que ficava melhor soldado cobre com cobre do que simplesmente brasado a prata ;) ..... e o aspecto ficava n vezes melhor
    Btw, pra limpares isso experimenta acido fosfórico a 20~50% durante 10min
     

Partilhar esta Página