N2O Container

Black Phoenix

Power Member
Ja ha muito tempo que andava para entrar numa de extreme cooling, sendo que ja tinha lido muito sobre LN2 cooling. Como surgiu a oportunidade de efectuar um projecto no centro de formação onde ando a tirar o meu curso, resolvi fazer um container em cobre para Gelo seco e quem sabe LN2. Aqui passo a demonstrar fotos do dia de hoje...
Quero agradecer a ATEC e as seguintes pessoas pelas seguintes razoes:

- Manuel Novas, pela hipotese de me ter deixado utilizar o material da ATEC e respectivas maquinas;
- Jorge Silva pela ajuda nas diversas maquinas quando necessario;
E finalmente João Guerreiro (Sr. João), por me ter apoiado e incentivado a seguir esta "maluquice"...

Para começar o material: Tubo de cobre e barra de cobre previamente cortada a esquadria.

n2o_container_001.jpg

n2o_container_002.jpg

n2o_container_003.jpg

n2o_container_004.jpg


Agora vamos para o torno limpar o cobre para ficar brilhante e criar a base redonda de encaixe onde vai entrar o tubo de cobre para previa soldadura. Nas primeiras fotos nota-se um pequeno recartilhado, pois foi so para dar forma, no final foi aplicado liquido refrigerante para evitar que o cobre ficasse mal torneado (devido as suas capacidades condutoras de calor):

n2o_container_005.jpg

n2o_container_006.jpg

n2o_container_007.jpg

n2o_container_008.jpg

n2o_container_009.jpg

n2o_container_010.jpg

n2o_container_011.jpg

n2o_container_012.jpg


Agora vira-se para a base onde acenta o processador e mesmo tratamento...

n2o_container_013.jpg

n2o_container_014.jpg

n2o_container_015.jpg

n2o_container_016.jpg

n2o_container_017.jpg


Agora volta-se a virar para criar a saliencia para o encaixe do tubo de cobre...

n2o_container_018.jpg

n2o_container_019.jpg

n2o_container_020.jpg

n2o_container_021.jpg

n2o_container_022.jpg


Agora o passamos a um close-up da base de cobre, e vamos proceder a furação para transferencia de calor. A pessoa que aparece a trabalhar na maquina
(fresadora) de bata branca sou eu... E para verem a fronha do gajo...

n2o_container_023.jpg

n2o_container_024.jpg

n2o_container_025.jpg

n2o_container_026.jpg

n2o_container_027.jpg

n2o_container_028.jpg

n2o_container_029.jpg


Agora mais um close-up da furação e passamos novamente ao torno para alargamento do furo central e respectiva profundidade. Tambem foi efectuado um corte na ponta da base de forma a corrigir um erro de torneamento inicial e para dar um pouco de estilo. A ultima foto é para verem bem a velocidade a que a maquina trabalha, dado que com o flash nao se entende bem...

n2o_container_030.jpg

n2o_container_031.jpg

n2o_container_032.jpg

n2o_container_033.jpg

n2o_container_034.jpg

n2o_container_035.jpg

n2o_container_036.jpg


Para terminar o tubo e respectivo polimento... a mesma velocidade que viram na ultima fotografia... meus ricos dedinhos... se os apanha...

n2o_container_037.jpg

n2o_container_038.jpg
 
Última edição:
Sim senhora estás de parabéns... Já tens container, agora falta LN2 ou Dry Ice um CPU sem cold bug pros resultados :P
 
Update 1

Depois de ter pensado melhor e ter magicado umas coisas vamos ao que interessa: A base do tubo era assim:

n2o_container_039.jpg


Depois de uns minutos no torno ficou assim:

n2o_container_040.jpg

n2o_container_041.jpg


E prontos, por hoje e tudo, soldadura provavelmente segunda, nao sei depende do tempo. So queria saber, existe algum liquido de limpeza para cobre, do tipo, misturar com agua, por la dentro, deixar actuar e depois deixar secar?
 
Última edição:
Muiro bakano!!! Trata agora de tratar o cobre para ficar sempre brilhante :D Queremos algo com estilo! :D

Agora falta os NÚMEROS
 
Opa, ainda falta soldar, fazer uma base para suportar os varios sockets e depois e que vai a testes... primeiro dice e se aguentar ln2... Tambem se nao aguentar, nao me preocupo, foi feito so para ganhar "calo"... O proximo será solido...:004:
 
Bem novidades, a prata da solda não agarra ao cobre, mesmo depois de bem limpo... Acumula-se mas nao se espalha formando grandes bolas de prata. Tanto que nem os formadores sabem que fazer... Amanha vou tentar a cobre...
 
sim, isso é muito estranho, parece ser sintomas de pouca temp no cobre, usaste o pó branco para "limpar" o cobre antes de começares a derreter a prata?
Isso é realmente cobre?
 
El sebasti disse:
Quando estavam nas instalações antigas podias entrar com máquina fotográfica?
Ja vi que temos aqui antigo formando da Atec, antiga Anfei. Sim, digamos que as regras estao mais flexiveis...

sl4ck disse:
sim, isso é muito estranho, parece ser sintomas de pouca temp no cobre, usaste o pó branco para "limpar" o cobre antes de começares a derreter a prata?
Isso é realmente cobre?

Fiz isso tudo, alias como fui ensinado. E sim e cobre, posso confirmar... Ate os formadores andaram la a tentar e nada, la que foi bem aquecido foi...

|RickY| disse:
aplica-te, eu soldo tudo a prata! secalhar não tens o cobre a temp certa

Sim, eu aplico-me, ate bem mais do que pensas... Tal como mencionei ate os formadores andaram la, ainda mais um que e dos melhores formadores em termos de soldadura que la existe...

Mas amanha dou novidades, se tiver tempo para me agarrar a isso (digamos que e so nos intrevalos de 15 min que tenho tempo... so quinta e que tou o dia todo agarrado a isto... quero ver se ainda faco os adaptadores para varios sockets...)
 
Epa eu tb acho q tem k haver aí qqr coisa estranha, cobre ao rubro c\ prata e não pega?
Aquece o cobre ligeiramente, mete lá desoxidante nisso, deixa ficar ao rubro e derrete a prata...tem q dar!!! Não estamos a inventar nada....isso já está inventado ;)

Das 3 uma:
-Ou isso não é cobre
-Ou isso não é prata
-Ou não estás a fazer isso c\ o cobre ao rubro

Muito importante é o desoxidante.
 
Já esta soldado, problema resolvido, hoje tive tempo e paciencia para me agarrar ao container e consegui fazer o que nao fiz no outro dia, mas com a minha solda... Pelo que parece e melhor que a outra... Esta soldado a prata e esta 5 estrelas...
 
Ora boas, esta terminado. Nao tenho e fotos devido a esquecimento da maquina. Futuramente assim que for buscar o Container irei publicar fotos do mesmo. Agora como vou começar a trabalhar nao me sera possivel ir la, mas espero dentro de duas semanas ter noticias... Peço desculpa mas foi o que se pode fazer...
 
E prontos, finalmente as ultimas 3 fotos. Depois de 3 meses, fui buscar o container que me tinha esquecido... Eis ele a chegar a casa...

n2o_container_043.jpg

n2o_container_044.jpg

n2o_container_045.jpg


Assim dou por terminado o meu projecto que teve o intuito de demonstrar a todos como e que se pode fabricar um container. Este vai ficar posto de parte ate ter tempo (€€) para comprar o azoto liquido para o experimentar. Agora voltei-me para outra meta... Tou neste momento a desenvolver no CAMWARE (software de programacao e simulacao de maquinacao de pecas para as maquinas MAZAK) um novo container para o CPU em cobre macico e mais uma surpresa... Ha e Danfoss diz-vos alguma coisa...
 
Última edição:
Black, aí ñ havia soldadores TIG?Pelo percebi tu fizeste isso numas oficinas de formação na área da metalomecanica/serrelharia..... certo?
Se sim ñ têm aí formação de soldadura?
É que ficava melhor soldado cobre com cobre do que simplesmente brasado a prata ;) ..... e o aspecto ficava n vezes melhor
Btw, pra limpares isso experimenta acido fosfórico a 20~50% durante 10min
 
Back
Topo