1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

N80 vs N95

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por ordisi, 14 de Dezembro de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 1165)

1. ordisi

ordisi Banido

Boas. Ao contrario de milhentas (ok, tou a exagerar) threads sobre N80 vs N73 eu estou mais indeciso noutro modelo, o N95.
    O que acontece é que tive o N80 5 meses e não acho que seja demasiado grosso (como muitos se queixam) não tive problemas com a folga do slide (como normalmente os mesmos se queixam) e acho que a autonomia para mim em uso normal durar 2 a 3 dias é perfeitamente aceitavel. Lentidão??? Acho que isso é um mito. Ou alguem que não sabe utilizar o telemovel.
    Acontece que vendi o N80 usado, e tenho ali numa caixa um perfeitamente novo que ia começar a utilizar mas surgiu a oportunidade de o dar à troca (mais alguns €€) por um N95 ou então comprar um N95 a optimo preço.
    Agora só gostava de pedir a opinião a quem tenha o N95 (li o respectivo tópico e n encontrei grande ajuda, era mais WM vs S60 ou camara telemovel vs camara "normal" que outra coisa) uma opinião acerca da evolução que acontece nos 2 modelos e se vale ou não a pena. A principal vantagem que lhe encontro é mesmo a camara, e já consigo tirar umas fotos engraçadas no N80.
    E o slide, é mais do mesmo ou está melhor conseguido que o N80?
    Quanto a software e velocidade nos menus acho que não vou ter surpresas. Ah, e usar o GPS interno consome muita bateria??
    Agradeço as vossas respostas.

2. Hartsink

Hartsink Power Member

Bom, eu deixei um N80 para começar a usar o N95 (versão 8gb). A diferença é mesmo muita. Eu estava indeciso porque pensava que não valia a pena dar tanto dinheiro e o n95 pouco mais fazia, mas nada disso...

Para te dar alguns exemplos:
    - a rapidez. Não se nota quando mudamos para o N95 mas quando voltamos ao N80... xiii, é uma eternidade para fazer seja o que for.

- a câmara. Não se pode esquecer esta melhoria. Eu não dou grande importancia a uma camara fotografica, mas o certo é que já tirei grandes fotos no N95 que seriam impossiveis em qualquer outro telm anterior que tive. O Auto-focus faz toda a diferença. Então para modo macro (para fotografar algo muito perto e com muito detalhe) é excelente.

- O slide. A mola não tem tanta força como certos samsung, ou seja, é preciso empurar quase até ao fim, mas nota-se a acção do mecanismo. Trago-o sempre no bolso e nunca se abriu (seja pra que lado for) e ao contrário do que muitos dizem não é preciso pôr o polegar em cheio no ecrã para abrir ou fechar. Eu empurro a lateral do slide sem por os dedos no ecrã. Quanto a folgas, para já não tenho nada a assinalar, mas acredito que com o tempo vá ganhando.

- O ecrã. Bom, isto é perto do DOBRO do ecrã do n80. Em tamanho, claro. A resolução do n80 ainda consegue ser maior. Para teres noção do tamanho e da resolução do n95 8gb é mais ou menos o mesmo que qualquer PDA da HTC que ande por aí. Ter um ecrã maior ajuda muito, mas muito mesmo. No n80 pra jogar um jogo tinha de por o telm quase a um palmo da cara e claro que os olhos começam a doer passado pouco tempo. No N95 é uma maravilha, é jogar o Bounce Back durante 1 horas antes de adormecer. Tás a ver um monitor de 15" e um de 19"? É tipo isto...

Ainda no visor. O modo landscape dá-me um jeitaço para ler emails ou andar nos fóruns via Wi-Fi! É espetacular o modo como muda rapidamente entre horizontal e vertical (por assim dizer).

- GPS. Ainda não usei isto muito bem, mas acho que se é para meter uma morada e o telemovel levar-te ao destino: esquece! Tenho sérias dúvidas sobre isto. Primeiro, a calcular o percurso, bem... digamos que "ui, vai dar uma ganda volta!" Depois, no acompanhamento do trajecto ele tá sempre a falhar. De qualquer forma é sempre bom se estiveres perdido no meio duma cidade estranha e quereres saber onde estás. Mas acho que se ligares o GPS, deixá-lo à procura de satélites, saires do carro e perguntares alguém, entras novamente no carro e o GPS ainda está à procura! lol Outra coisa que me acontece é eu procurar um multibanco ou farmacia mais próxima e ele indicar-me uma que fica a 30 km quando sei que há uma a 1 ou 2 km.

- O TV-out (acho que se lhe dá outro nome). Os meus 2 sobrinhos pediram-me pra ver o Spider Man 3 e eu disse que não porque não dá jeito nenhum ver um filme no telm, etc... Depois fui pro quarto e lembrei-me de experimentar o cabo. Funcionou na perfeição. Como é ligado ao canal AV da televisão não há nada pra sintonizar. A imagem aparece muito boa na TV. O som é que dá um pouco baixo, mas isso é questão de aumentar no telm ou na TV. Depois liguei na entrada do Home Cinema e utilizando o Dolby Prologic (que simula os canais central, dianteiros e traseiros) os meus sobrinhos acabaram por ver o filme na TV com legendas e som home cinema. Já é uma feature que nunca mais posso dizer: "não serve pra nada", até porque antes do filme estive a jogar MotoGP (versão mobile obviamente) e a ver na TV. Ah, mesmo ligado à TV a mudança entre vista horizontal ou vertical é feita maravilhosamente.

- A teclas. Não há dúvidas que as teclas são muito melhores do que as do n80. Mesmo as numéricas apesar de serem granditas no n80 são todas lisas e com a mesma altura e muitas vezes acontecia-me errar a tecla. No N95 apesar de bem mais pequenas têm mais relevo e damo-nos conta que carregamos na tecla errada mesmo antes de olhar para o visor. Mesmo no que toca às teclas exteriores, por baixo no ecrã, também são muito melhores as do n95.

- Dimensões. o N80 é mais pequeno, mas realmente é grosso e se calhar sente-se mais no bolso das calças do que o n95. Uma coisa é certa, o n95 não é nenhum tijolo, como muita gente deve pensar.

- Bateria. Se consegues arrancar 2 ou 3 dias ao n80, acho que consegues fazer uma média de 3 dias ao n95. Eu nunca consegui fazer mais de 2 dias no n80. E digo 2 dias à rasquinha... Quando chegava a casa a bateria já vinha a dar as últimas...

Só uma nota: no teu post disseste que a informação nos outros tópicos "era mais WM vs S60 " etc... Não estás convencido que o n95 tem WM (Windows Mobile), pois não?

3. badboy07

badboy07 Banido

o n95 sem duvia alguma e um grande telemovel..

cumpz

4. ordisi

ordisi Banido

Muito obrigado pela resposta e digo-te que era mesmo de um testemunho assim que eu estava a precisar. Eu se comprar é o N95 normal, este tambem tem a mesma funcionalidade de alterar a orientação do ecrã como o 8Gb?? Não estou muito por dentro do assunto mas sei que o 8Gb sofreu algumas alterações em relação à versão de base.

Claro que sei que o N95 usa S60 v3, o que eu quis dizer foi que no tópico do N95 a discussão começou a ser mais os "problemas" que o N95 tem por ser symbian, em comparação com os pda's com Windows Mobile, do que propriamente falar de caracteristicas do proprio aparelho em si.

5. ThinkTank

ThinkTank Power Member

Se comprares pela vodafone compra logo a versao de 8GB que a diferença é de 10euros.... Compensa.

6. ordisi

ordisi Banido

Pois mas eu vou comprar vindo de outra fonte, bem mais barato.

7. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

mas quem é que compara o n80 com o n95 8GB?

8. voodum

voodum Power Member

Alguem que esteja com dúvidas entre um e outro.

9. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Leste o primeiro post? Ele está a referir ao N95 "normal" e a dúvida creio que é mais no aspecto de ser algo que vale a pena fazer negócio nos moldes que ele apresentou, ou se espera por outro modelo mais avançado.

10. ordisi

ordisi Banido

Exactamente. No entanto já estive a ponderar melhor e não vou apostar no N95. A unica real vantagem que eu iria ter era a camara fotografica e para a quantidade e qualidade das fotos que tiro, não vale a pena a troca.
    O tamanho do ecrã seria maior mas com menos resolução, e esse ponto é-me indiferente.

Vou ficar com o N80 mais uns tempos até porque adoro mesmo este modelo.

Obrigado a todos pelas opiniões, sobretudo ao Hartsink pela longa e detalhada explicação. Deve ter dado algum trabalho escrever aquilo tudo. Mais uma vez obrigado.

Partilhar esta Página