N80 vs N95

ordisi

Banido
Boas. Ao contrario de milhentas (ok, tou a exagerar) threads sobre N80 vs N73 eu estou mais indeciso noutro modelo, o N95.
O que acontece é que tive o N80 5 meses e não acho que seja demasiado grosso (como muitos se queixam) não tive problemas com a folga do slide (como normalmente os mesmos se queixam) e acho que a autonomia para mim em uso normal durar 2 a 3 dias é perfeitamente aceitavel. Lentidão??? Acho que isso é um mito. Ou alguem que não sabe utilizar o telemovel.
Acontece que vendi o N80 usado, e tenho ali numa caixa um perfeitamente novo que ia começar a utilizar mas surgiu a oportunidade de o dar à troca (mais alguns €€) por um N95 ou então comprar um N95 a optimo preço.
Agora só gostava de pedir a opinião a quem tenha o N95 (li o respectivo tópico e n encontrei grande ajuda, era mais WM vs S60 ou camara telemovel vs camara "normal" que outra coisa) uma opinião acerca da evolução que acontece nos 2 modelos e se vale ou não a pena. A principal vantagem que lhe encontro é mesmo a camara, e já consigo tirar umas fotos engraçadas no N80.
E o slide, é mais do mesmo ou está melhor conseguido que o N80?
Quanto a software e velocidade nos menus acho que não vou ter surpresas. Ah, e usar o GPS interno consome muita bateria??
Agradeço as vossas respostas.
 
Bom, eu deixei um N80 para começar a usar o N95 (versão 8gb). A diferença é mesmo muita. Eu estava indeciso porque pensava que não valia a pena dar tanto dinheiro e o n95 pouco mais fazia, mas nada disso...

Para te dar alguns exemplos:
- a rapidez. Não se nota quando mudamos para o N95 mas quando voltamos ao N80... xiii, é uma eternidade para fazer seja o que for.

- a câmara. Não se pode esquecer esta melhoria. Eu não dou grande importancia a uma camara fotografica, mas o certo é que já tirei grandes fotos no N95 que seriam impossiveis em qualquer outro telm anterior que tive. O Auto-focus faz toda a diferença. Então para modo macro (para fotografar algo muito perto e com muito detalhe) é excelente.

- O slide. A mola não tem tanta força como certos samsung, ou seja, é preciso empurar quase até ao fim, mas nota-se a acção do mecanismo. Trago-o sempre no bolso e nunca se abriu (seja pra que lado for) e ao contrário do que muitos dizem não é preciso pôr o polegar em cheio no ecrã para abrir ou fechar. Eu empurro a lateral do slide sem por os dedos no ecrã. Quanto a folgas, para já não tenho nada a assinalar, mas acredito que com o tempo vá ganhando.

- O ecrã. Bom, isto é perto do DOBRO do ecrã do n80. Em tamanho, claro. A resolução do n80 ainda consegue ser maior. Para teres noção do tamanho e da resolução do n95 8gb é mais ou menos o mesmo que qualquer PDA da HTC que ande por aí. Ter um ecrã maior ajuda muito, mas muito mesmo. No n80 pra jogar um jogo tinha de por o telm quase a um palmo da cara e claro que os olhos começam a doer passado pouco tempo. No N95 é uma maravilha, é jogar o Bounce Back durante 1 horas antes de adormecer. Tás a ver um monitor de 15" e um de 19"? É tipo isto...

Ainda no visor. O modo landscape dá-me um jeitaço para ler emails ou andar nos fóruns via Wi-Fi! É espetacular o modo como muda rapidamente entre horizontal e vertical (por assim dizer).

- GPS. Ainda não usei isto muito bem, mas acho que se é para meter uma morada e o telemovel levar-te ao destino: esquece! Tenho sérias dúvidas sobre isto. Primeiro, a calcular o percurso, bem... digamos que "ui, vai dar uma ganda volta!" Depois, no acompanhamento do trajecto ele tá sempre a falhar. De qualquer forma é sempre bom se estiveres perdido no meio duma cidade estranha e quereres saber onde estás. Mas acho que se ligares o GPS, deixá-lo à procura de satélites, saires do carro e perguntares alguém, entras novamente no carro e o GPS ainda está à procura! lol Outra coisa que me acontece é eu procurar um multibanco ou farmacia mais próxima e ele indicar-me uma que fica a 30 km quando sei que há uma a 1 ou 2 km.

- O TV-out (acho que se lhe dá outro nome). Os meus 2 sobrinhos pediram-me pra ver o Spider Man 3 e eu disse que não porque não dá jeito nenhum ver um filme no telm, etc... Depois fui pro quarto e lembrei-me de experimentar o cabo. Funcionou na perfeição. Como é ligado ao canal AV da televisão não há nada pra sintonizar. A imagem aparece muito boa na TV. O som é que dá um pouco baixo, mas isso é questão de aumentar no telm ou na TV. Depois liguei na entrada do Home Cinema e utilizando o Dolby Prologic (que simula os canais central, dianteiros e traseiros) os meus sobrinhos acabaram por ver o filme na TV com legendas e som home cinema. Já é uma feature que nunca mais posso dizer: "não serve pra nada", até porque antes do filme estive a jogar MotoGP (versão mobile obviamente) e a ver na TV. Ah, mesmo ligado à TV a mudança entre vista horizontal ou vertical é feita maravilhosamente.

- A teclas. Não há dúvidas que as teclas são muito melhores do que as do n80. Mesmo as numéricas apesar de serem granditas no n80 são todas lisas e com a mesma altura e muitas vezes acontecia-me errar a tecla. No N95 apesar de bem mais pequenas têm mais relevo e damo-nos conta que carregamos na tecla errada mesmo antes de olhar para o visor. Mesmo no que toca às teclas exteriores, por baixo no ecrã, também são muito melhores as do n95.

- Dimensões. o N80 é mais pequeno, mas realmente é grosso e se calhar sente-se mais no bolso das calças do que o n95. Uma coisa é certa, o n95 não é nenhum tijolo, como muita gente deve pensar.

- Bateria. Se consegues arrancar 2 ou 3 dias ao n80, acho que consegues fazer uma média de 3 dias ao n95. Eu nunca consegui fazer mais de 2 dias no n80. E digo 2 dias à rasquinha... Quando chegava a casa a bateria já vinha a dar as últimas...


Só uma nota: no teu post disseste que a informação nos outros tópicos "era mais WM vs S60 " etc... Não estás convencido que o n95 tem WM (Windows Mobile), pois não?
 
Muito obrigado pela resposta e digo-te que era mesmo de um testemunho assim que eu estava a precisar. Eu se comprar é o N95 normal, este tambem tem a mesma funcionalidade de alterar a orientação do ecrã como o 8Gb?? Não estou muito por dentro do assunto mas sei que o 8Gb sofreu algumas alterações em relação à versão de base.

...Só uma nota: no teu post disseste que a informação nos outros tópicos "era mais WM vs S60 " etc... Não estás convencido que o n95 tem WM (Windows Mobile), pois não?
Claro que sei que o N95 usa S60 v3, o que eu quis dizer foi que no tópico do N95 a discussão começou a ser mais os "problemas" que o N95 tem por ser symbian, em comparação com os pda's com Windows Mobile, do que propriamente falar de caracteristicas do proprio aparelho em si.
 
mas quem é que compara o n80 com o n95 8GB?
Leste o primeiro post? Ele está a referir ao N95 "normal" e a dúvida creio que é mais no aspecto de ser algo que vale a pena fazer negócio nos moldes que ele apresentou, ou se espera por outro modelo mais avançado.
 
Leste o primeiro post? Ele está a referir ao N95 "normal" e a dúvida creio que é mais no aspecto de ser algo que vale a pena fazer negócio nos moldes que ele apresentou, ou se espera por outro modelo mais avançado.
Exactamente. No entanto já estive a ponderar melhor e não vou apostar no N95. A unica real vantagem que eu iria ter era a camara fotografica e para a quantidade e qualidade das fotos que tiro, não vale a pena a troca.
O tamanho do ecrã seria maior mas com menos resolução, e esse ponto é-me indiferente.

Vou ficar com o N80 mais uns tempos até porque adoro mesmo este modelo.

Obrigado a todos pelas opiniões, sobretudo ao Hartsink pela longa e detalhada explicação. Deve ter dado algum trabalho escrever aquilo tudo. Mais uma vez obrigado.
 
Back
Topo