Na Língua Portuguesa, por favor!

Status
Fechado a novas mensagens.
Vou ser um bocado radical, mas eu até passava o Inglês a ser a primeira língua do fórum.

Dois motivos:
- Mais tarde ou mais cedo (espero que cedo) o inglês vai ser a primeira língua em portugal.
Digo isto apesar do meu inglês falado ser "fraquinho".
- Abria o forum a mais pessoas de todo o mundo.


Seu mapista rosa!!! :-D :flipa: :-D



Penso que num fórum português, mesmo com visitantes de outras línguas ou normas, faça todo o sentido que a língua oficial seja o Português de Portugal e que se exija o mínimo de correcção sintáctica e ortográfica.

Não quero com isto dizer que um falante de inglês ou português brasileiro não possa usar essa língua quando nos visitar desde que o faça no uso correcto das suas regras gramaticais.
Não tendo ainda ouvido falar de qualquer resolução das Nações Unidas que tenha reconhecido a Pitalândia como estado soberano, considero que todo o post efectuado em pitês deve ser liminarmente apagado.

Quanto aos textos em inglês, sendo esta a língua mais usada nos meandros da tecnologia (e até por uma questão de fidelidade às fontes), não vejo qualquer problema em que sejam cá colocados textos nessa língua.
Hoje em dia é quase inadmissível não se ter um mínimo domínio da compreensão escrita do Inglês que permita, pelo menos, perceber por alto aquilo que se aborda em determinado texto. Caso nem esse domínio se tenha, nada como esperar por alguns comentários, tal como já foi dito por algum user antes de mim.
…e, enquanto espera pelos comentários, ponderar seriamente em aplicar-se mais nas aulas de Inglês ou em inscrever-se em algum instituto de línguas.
 
Seu mapista rosa!!! :-D :flipa: :-D



Penso que num fórum português, mesmo com visitantes de outras línguas ou normas, faça todo o sentido que a língua oficial seja o Português de Portugal e que se exija o mínimo de correcção sintáctica e ortográfica.

Não quero com isto dizer que um falante de inglês ou português brasileiro não possa usar essa língua quando nos visitar desde que o faça no uso correcto das suas regras gramaticais.
Não tendo ainda ouvido falar de qualquer resolução das Nações Unidas que tenha reconhecido a Pitalândia como estado soberano, considero que todo o post efectuado em pitês deve ser liminarmente apagado.

Quanto aos textos em inglês, sendo esta a língua mais usada nos meandros da tecnologia (e até por uma questão de fidelidade às fontes), não vejo qualquer problema em que sejam cá colocados textos nessa língua.
Hoje em dia é quase inadmissível não se ter um mínimo domínio da compreensão escrita do Inglês que permita, pelo menos, perceber por alto aquilo que se aborda em determinado texto. Caso nem esse domínio se tenha, nada como esperar por alguns comentários, tal como já foi dito por algum user antes de mim.
…e, enquanto espera pelos comentários, ponderar seriamente em aplicar-se mais nas aulas de Inglês ou em inscrever-se em algum instituto de línguas.



Ok, retiro tudo o que disse, se até o nosso governo (sim, com letra minúscula) diz que não há problema com uns brutais erros distribuídos a 200.000 crianças do nosso país!

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/...rros-educacae-escolas-tvi24/1047824-4069.html


:blubomte:
 
Acho que o problema aqui é o pessoal que nas secções de dúvidas (tenho notado mais nestas mas sei que também há nas outras) escreverem à "pitês" ou "morangos com azeite way", já vi muitos foruns em que os users são obrigados a escrever minimamente bem, com pena de levarem warnings no caso de não editarem os posts para bom português. Acho que com isto não se perdia nada, só se ganhava.

Quanto ao tópico em si, títulos em português é o que basta, a maioria das pessoas que frequenta um forum de tecnologia e informática deve perceber minimamente inglês.
 
Era muito fixe o tal quadro para os estrangeiros (naturalmente em Inglês), uma vez que diversos membros da ZWAME participam em competições internacionais onde são reconhecidos. Exemplos dessas participações são, por exemplo, as equipas do folding e do crushing, o overclocking, a visita a feiras internacionais de hardware, entre outros. Quero dizer, tantas participações do género poderiam elevar o fórum a um nível internacional mais interessante. Haver um quadro dedicado para discussões em inglês era capaz de ser uma boa iniciativa, quem sabe... :rolleyes:
 
E se em vez dessa tal zona em Inglês, depois do login nos fosse dado a escolhe entre ver o fórum em Português ou Inglês? Penso que seja simples de fazer, e a tradução também é razoavelmente simples.
 
(...) já vi muitos foruns em que os users são obrigados a escrever minimamente bem, com pena de levarem warnings no caso de não editarem os posts para bom português. Acho que com isto não se perdia nada, só se ganhava.

E este é um desses fóruns, embora um pouco mais benevolente. Certamente que não existe aqui posts totalmente pitês, porque estes não costumam passar.
E se alguma vez vêm um post pitês que não percebem, têm o botão report. É a melhor ajuda que podem dar ao staff moderador...

Quanto a este tópico. Não discordo totalmente, mas tenho de admitir que traduzir as notícias de inglês para português era fazer o fórum "andar para trás", porque as traduções podiam aparecer mal feitas, ou muitos dos users simplesmente deixavam de postar as notícias. Claro que existe pessoal com paciência para traduzir bem, mas não são muitos, suponho eu...

No entanto, penso que não havia mal nenhum em traduzir o título, sim...

Cumps
 
E se em vez dessa tal zona em Inglês, depois do login nos fosse dado a escolhe entre ver o fórum em Português ou Inglês? Penso que seja simples de fazer, e a tradução também é razoavelmente simples.

:wow:

Isso é algo altamente impraticável e nem vou começar por enumerar as razões. Um simples sub-fórum Inglês chega, os tópicos não seriam muitos presumo.
 
Tens coisas em Inglês que fazem parte do fórum.. Por exemplo o botão "Quote" que apesar de ter o alternate text em PT, está em Inglês.

O próprio botão que está aqui embaixo diz "Post Quick Reply".

Existe também o botão "Post Reply".

Na lista de Regras (embaixo do lado esquerdo, no fundo da página) está quase tudo em inglês..

And so on.
 
:wow:

Isso é algo altamente impraticável e nem vou começar por enumerar as razões. Um simples sub-fórum Inglês chega, os tópicos não seriam muitos presumo.

Será assim tão impraticável? Gostava de saber porquê, não vejo qual seja a tão grande dificuldade, a menos que seja uma limitação do VBulletin não dar para por o menu aquando do login.
 
Não dava para meter um botãozinho de tradução automática?

Pah, passar o fórum para inglês ou ter zonas em inglês?:wow::wow::wow: Quem me dera dominar o Inglês capaz de frequentar fóruns como este de lingua inglesa! Quem é que os vai trocar por este? Não estou a dizer que a zwame não seja boa, porque é, mas em português!
 
O fórum ser todo em inglês? Espero que isso não aconteça, gosto muito de ler em português, quem não quiser/gostar de ler em português o que não falta por ai são fóruns em inglês.
Quanto aos textos em inglês, a mim não faz grande importância ja que me vou desenrascando, mas concordo com que os títulos dos textos pudessem estar em português.

Alguém disse por ai gostava que o inglês fosse a 1ª língua em Portugal, só tenho duas coisinhas para te dizer, se realmente és português:
1-Devias ter vergonha das palavras que escreveste.
2-Se contares a mais alguém essa tua vontade, por favor,por favor, não digas a ninguém que és português!
 
Alguém disse por ai gostava que o inglês fosse a 1ª língua em Portugal, só tenho duas coisinhas para te dizer, se realmente és português:
1-Devias ter vergonha das palavras que escreveste.
2-Se contares a mais alguém essa tua vontade, por favor,por favor, não digas a ninguém que és português!
Antes de mais, este tipo de comentários já fica um bocadinho off-topic.

Paralelamente, é preciso não esquecer que Portugal tem mais do que uma língua oficial (o Mirandês, para quem não sabe, e não, não é um dialecto, é mesmo língua oficial), o que significa que seria perfeitamente possível ter mais umas quantas, incluindo o Inglês. Ah! E não esqueçamos a Língua Gestual Portuguesa, que embora não seja considerada língua oficial (não sei porquê, sinceramente, é outra forma de exprimir Português, embora de facto tenha gramática e sintaxe muito simplificadas), também é utilizada.

Parece-me que seria neste sentido que o Nemesis argumentava. À falta do Esperanto (bem mais neutro que qualquer outra língua), o Inglês, mais cedo ou mais tarde, passará a ser a "língua universal oficial" (quer dizer, em muitas coisas já é a língua universal na prática, mas não a nível oficial). Não a substituir-se às línguas de cada país, mas ao lado delas, como base comum de comunicação inter-países, tipo o Castelhano em Espanha (não é bem bem a mesma coisa, mas dá para chegar lá).

Pessoalmente, não me parece que uma visão paralela de línguas tenha alguma coisa de falta de patriótico.

Mas adiante, o OT já é grande demais.

Cumps.

Miguel
 
Acho que o problema aqui é o pessoal que nas secções de dúvidas (tenho notado mais nestas mas sei que também há nas outras) escreverem à "pitês" ou "morangos com azeite way", já vi muitos foruns em que os users são obrigados a escrever minimamente bem.

O pitês é uma praga .
 
Não dava para meter um botãozinho de tradução automática?

Pah, passar o fórum para inglês ou ter zonas em inglês?:wow::wow::wow: Quem me dera dominar o Inglês capaz de frequentar fóruns como este de lingua inglesa! Quem é que os vai trocar por este? Não estou a dizer que a zwame não seja boa, porque é, mas em português!

E achas mesmo que algum tradutor online conseguiria traduzir o Português falado por portugueses de ginja num fórum sobre informática?

Daí a sugestão de um sub-fórum inteiramente em Inglês, nem que fosse para promover o contacto internacional.
 
E achas mesmo que algum tradutor online conseguiria traduzir o Português falado por portugueses de ginja num fórum sobre informática?

Daí a sugestão de um sub-fórum inteiramente em Inglês, nem que fosse para promover o contacto internacional.

Queria dizer meter para traduzir as noticias inglesas para português, simplificava a vida a quem domina inglês.

Acho que ninguém iria frequentar um sub-fórum português, quando tem fórunsna sua mlíngua melhores para frequentar, como já disse.
 
E achas mesmo que algum tradutor online conseguiria traduzir o Português falado por portugueses de ginja num fórum sobre informática?

Daí a sugestão de um sub-fórum inteiramente em Inglês, nem que fosse para promover o contacto internacional.

A verdade é que mesmo que promovesse o contacto internacional estaria bem limitado. E se depois os membros que se juntaram por causa desta forma de contacto quisessem ver mais do fórum estavam impedidos.
Ou se tem condições para se ter o forum também em inglês, ou não se tem de todo.

Quanto ás noticias em inglês, traduzir o título sim. O conteúdo é mesmo muito relativo e existe noticias que traduzidas perdem bastante conteúdo e que a tradução não é nada fácil.
 
A verdade é que mesmo que promovesse o contacto internacional estaria bem limitado. E se depois os membros que se juntaram por causa desta forma de contacto quisessem ver mais do fórum estavam impedidos.
Ou se tem condições para se ter o forum também em inglês, ou não se tem de todo.

Isso, logicamente, que dependeria da afluência. ;)

Era sem dúvida uma medida interessante caso fosse explorada.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo