Nabo precisa de ajuda!

SpUrV

Membro
Olá pessoal! É aprimeira vez que faço aqui um post. Sou um nabo no que toca a Cooling e Overclocking por isso preciso da vossa ajuda.
Ha uns meses comprei uma boa maquina (ja que trabalho em 3D) um Intel Dual Core numa ASUS P5N32-SLI-DELUXE. Mas agora com a vinda do calor o men anda um pouco quente demais:004: , pelo que diz a PCProbe da Asus a minha MB estava a 52º no outro dia, penso que n era mto bom porque a sirene apitou...:wow:. Para remediar pus a ventoinha la de casa e aquilo acalmou. Mas como sei que isso n e solução gostava de vos pedir a opinião em relação as ventoinhas que devo comprar pois a unica que tenho é a que vinha com o CPU. A PC Probe avisa-me que as rpms do Power e do Chassis estao a 0 ou seja n tenho ventoinhas. Tenho medo de comprar sem saber tambem porque n sei se as consigo prender na caixa, n sei se os tamanhos são todos iguais ... ou seja estou completamente á nora. N quero gastar mto dinheiro quero simplesmente manter a cena...mais fresca.

Espero que me possam ajudar
Obrigado
 
Bem olhas para os furos da caixa para ventoinhas e ficas a saber o tamanho das que cabem lá :)

As mais usadas em PCs são 80, 90/92 e 120mm (medida do lado da ventoinha)

Depois há que ter em conta o tipo de ventoinhas que queres comprar: preferência pelo fluxo de ar, melhor relação fluxo de ar/nível de ruído, etc.

Podias considerar também mudar cooler do cpu/chipset, não sei é se estás para isso (€, experiência) :S
 
Se essa caixa não trouxe nenhuma ventoinha, é porque tb não é grande coisa.

Se puderes, e conheceres alguem experiente o suficiente troca de caixa. E talvez uma pasta térmica decente no CPU.
 
nelsonfaria78 disse:
Se essa caixa não trouxe nenhuma ventoinha, é porque tb não é grande coisa.

Se puderes, e conheceres alguem experiente o suficiente troca de caixa. E talvez uma pasta térmica decente no CPU.

OMFG, :-D
A caixa nao traz ventoinhas, é porque não presta. Manda fora e compra outra. :x2:
Muito bommm. Se calhar até nem traz os buracos todos para prender a board!

Adiante, se a caixa não tem ventoinhas, tens de por uma. That's it. Isso é muito barato e muito facil de instalar. Os tamanhos standard são 80mm, 92mm e 120mm. Pega numa fita metrica e mede o buraco que esta na parte de tras da caixa. Depois vais a uma loja de informatica qualquer, compras uma ventoinha do tamanho adequado e aparafusas ao buraco, no sentido de exaustão para fora desta. Alimentas a um molex de 4 pinos (fonte de alimentação) ou a board num dos connectores de fan.

Mais tarde podes por mais uma a fazer intake na parte fontal da caixa se tiveres maneira de a prender, mas pelo menos uma a fazer outtake (a tal de tras) é essencial.

Edit: WindWalker: 90mm não é standard. Provavelmente enganaste-te, 80mm, 92mm e 120mm são os mais comuns.
 
Última edição:
Malcom115 disse:
Depois vais a uma loja de informatica qualquer, compras uma ventoinha do tamanho adequado e aparafusas ao buraco, no sentido de exaustão para fora desta.

Uma loja de informática "qualquer" faz-te pagar um "balúrdio" por uma ventoinha :p e daquelas que sabe-se lá o fluxo/ruído.

Malcom115 disse:
Edit: WindWalker: 90mm não é standard. Provavelmente enganaste-te, 80mm, 92mm e 120mm são os mais comuns.

Eu falei em mais usadas, não falei em formatos standard.

http://tecnotienda.com.es/index.php?cPath=48_85_109&osCsid=071
(Enermax 90mm)
 
WindWalker disse:
Uma loja de informática "qualquer" faz-te pagar um "balúrdio" por uma ventoinha :p e daquelas que sabe-se lá o fluxo/ruído.

Qualquer loja de informatica tem uma coolermaster de 4 euros, ou quanto muito umas Akasa com Led's por 7 euros. Para o user em questão a solução é suficiente e tu sabes disso. :P


WindWalker disse:
Eu falei em mais usadas, não falei em formatos standard.

http://tecnotienda.com.es/index.php?cPath=48_85_109&osCsid=071
(Enermax 90mm)

Man...
Ve o teu proprio link. Abre o link da primeira. Vais ver isto:
enermax.png


Dimensiones: 92x92x25 mm.

E para tirar as teimas quanto a ultima fan do link que mostraste:

titan-aluminio.png


A descrição do site está incorrecta. A fan está no site da Titan. É a unica de 92mm que fabricam em aluminio:

Fan dimension : 92 x 92 x 25mm

:zzz:
 
Pessoal mto obrigado pelas dicas, vou comprar umas ventoinhas e tratar disso.
A minha MB tem uma ligação Power Fan e outra Chassis, que fans ligo a que fichas?
(desculpem a nabice):P
 
SpUrV disse:
A minha MB tem uma ligação Power Fan e outra Chassis, que fans ligo a que fichas?

Depende. Os três pinos podem ser ligados na MBoard, nos conectores existentes mas, se estes já estiverem todos ocupados existem adaptadores para ligar directamente à fonte. Eu prefiro ligar directamente à fonte, talvez para não sobrecarregar a MBoard. Também há adaptadores em Y de 3 pinos e assim podes ligar duas ventoinhas no mesmo conector da MBoard mas, como já disse, prefiro ligar directamente à fonte.

10-fan_header_install.jpg

(ligação de 3 pinos à MBoard)

C184-27391.jpg

(para ligar duas ventoinhas no mesmo conector da MBoard ou no mesmo cabo molex, ver imagem seguinte)

Molex-fan-ext.jpg

(para ligar directamente à fonte)

Malcom115 disse:
Qualquer loja de informatica tem uma coolermaster de 4 euros, ou quanto muito umas Akasa com Led's por 7 euros. Para o user em questão a solução é suficiente e tu sabes disso. :P

Hihihi eu estava a pensar numa loja de electrónica aqui perto de casa onde vendem ventoionhas de 80mm sem qualquer tipo de conector nos terminais a 6,5€ :joker: (perguntei se podia testar: "Não!")...Daqui a 10 anos já as deve ter vendido :002:

Em relação às ventoinhas, o que eles devem fazer é 92mm e anunciar 90mm??? É que na caixa da minha Enermax igual a essa aparece 9cm e não 9.2 :S
 
Ok muuiitttiiisssiimo obrigado!!! Vou tratar de instalar umas fans, Vou ali a vobis ou a ***** no colombo comprar, depois mando umas fotos, só naquela.... pó pessoal ver.
Abraços!
 
SpUrV disse:
Ok muuiitttiiisssiimo obrigado!!! Vou tratar de instalar umas fans, Vou ali a vobis ou a ***** no colombo comprar, depois mando umas fotos, só naquela.... pó pessoal ver.
Abraços!

Pronto, é uma solução pratica e possivel. Não deixes que te levem mais que ~7euros por cada ventoinha. Para isso indico-te umas lojas em que arranjas por 4 euros (com connectores, parafusos e adaptador para molex de 4pinos).
Quanto as fotos, força nisso, é sempre alegre ver pics.

Hey, windwalker:
Realmente esses senhores publicitam fans de 90mm que na realidade são de 92mm.
Por curiosidade podes pegar numa regua e medir de extremo a extremo uma das tuas fans? Estou convencido com um grau de certeza relativamente elevado que teras 92mm (9.2cm) (tamanho standard).
 
Back
Topo