Nanofios de silício aumentam capacidade de baterias de lítio em 10 vezes

zzz

Power Member
Nanofios de silício aumentam capacidade de baterias de lítio em 10 vezes

Da redação
27/12/2007
010115071227-bateria-nanofios.jpg
Imagem feita por microscópio eletrônico mostra os nanofios antes e depois de absorverem o lítio.[Imagem: Cortesia Nature Nanotechnology]

As baterias recarregáveis de lítio vêm apresentando melhoramentos contínuos, embora alguns descuidos na sua produção tenham levado recentemente a uma série de acidentes.
Reinvenção das baterias de lítio
Agora, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, descobriram que a utilização de nanofios de silício na fabricação de baterias de íons de lítio poderá ter o efeito de uma tecnologia disruptiva, aumentando a capacidade dessas baterias por um fator de 10.
"Não é uma pequena melhoria. É um desenvolvimento revolucionário," afirma o pesquisador Yi Cui, um dos desenvolvedores da nova técnica e que já fala em reinvenção das baterias de íons de lítio.
Notebooks e veículos elétricos
Pelos cálculos do pesquisador, uma bateria com os seus nanofios poderá alimentar os mais modernos notebooks por até 20 horas ininterruptas.
Um avanço dessa magnitude poderá mudar também a forma como os fabricantes de veículos híbridos e elétricos olham para as baterias de lítio. Multiplicar a autonomia dos veículos elétricos por um fator de 10 simplesmente trocando suas baterias sem dúvida nenhuma é um atrativo e tanto.
Anodo de silício
A capacidade de armazenamento de carga das baterias de íons de lítio é limitada pela quantidade de lítio que pode ser retido no anodo da bateria. Esses anodos normalmente são feitos de carbono.
O silício é mais eficiente, mas se degrada rapidamente porque ele se expande quando recebe íons positivos - durante o recarregamento da bateria - e se encolhe quando os íons saem - durante o uso da bateria. O anodo de silício praticamente se pulveriza em pouco tempo, inutilizando a bateria.
Nanofios de silício
A equipe do Dr. Cui resolveu esse problema utilizando nanofios de silício. Durante o recarregamento da bateria, quando recebem os íons positivos de lítio, os nanofios de silício chegam a aumentar quatro vezes de tamanho. Mas, ao contrário das estruturas macroscópicas, elas não fraturam quando o lítio sai.
A invenção já foi patenteada e os cientistas esperam poder colocá-la no mercado em pouco tempo, já que a tecnologia de manipulação do silício é largamente conhecida, não representando nenhum obstáculo para a fabricação das novas baterias de nanofios em escala industrial.

Bibliografia:
High-performance lithium battery anodes using silicon nanowires
Candace K. Chan, Hailin Peng, Gao Liu, Kevin McIlwrath, Xiao Feng Zhang, Robert A. Huggins, Yi Cui
Nature Nanotechnology
16 December 2007
DOI: 10.1038/nnano.2007.411

Fonte
Google News
 
Bacano, daqui a secalhar 1/2 anos (ás vezes posso ser um becos pessimista) vamos ter baterias de telemóveis com autonomia de 1 mês e o pessoal vai todo tar a jogar Crysis 3 no portátil durante 8/9 horas enquanto vão no avião para ir de férias :)
 
Excelente notícia. Se calhar era o qu faltava para termos uma grande evolução em baterias. Assim já podiamos ter portáteis que duram 1 dia inteiro sem ir a tomada :wow:
 
Isso era porreiro, mas para aguentarem isso tudo sem ir à tomada quanto tempo terão de ficar a carregar?

Parece-me ser uma excelente evolução neste campo.

Cumps.

Pah, deixa a noite toda a carregar :D Se calhar estas carregam 10x mais rápido? Claro que devem aquecer bem com tantos amperes a entrar (digo eu), mas um carregador externo resolve logo o caso.
 
É uma boa noticia, gostava era de saber como pensam resolver o aquecimento, pois porque estas baterias na volta ainda puxam fogo :D
 
A mim parece-me que inves de aumentar a duração das baterias, vai é ser reduzido o seu tamanho.

A razão é simples: Essas novas baterias devem ser incrivelmente mais caras, a utilização de baterias mais pequenas parece-me o futuro. Portáteis com baterias 1/5 mais pequenas e com o dobro da duração das actuais é algo de muito positivo e para os telemóveis algo semelhante, voltar a compactar os aparelhos
 
A mim parece-me que inves de aumentar a duração das baterias, vai é ser reduzido o seu tamanho.

A razão é simples: Essas novas baterias devem ser incrivelmente mais caras, a utilização de baterias mais pequenas parece-me o futuro. Portáteis com baterias 1/5 mais pequenas e com o dobro da duração das actuais é algo de muito positivo e para os telemóveis algo semelhante, voltar a compactar os aparelhos
Não me parece assim tão linear. As baterias dos portáteis não são tao grandes assim em muitos casos (a do meu é bem pequena :P ) e os telemóveis, muitos são já bem pequenos.
 
Última edição:
Bacano, daqui a secalhar 1/2 anos (ás vezes posso ser um becos pessimista) vamos ter baterias de telemóveis com autonomia de 1 mês e o pessoal vai todo tar a jogar Crysis 3 no portátil durante 8/9 horas enquanto vão no avião para ir de férias :)

Daqui a 1/2 anos a jogar Crysis 3? :D

Daqui a 1/2 anos à excepção de alguns portáteis que custam balurdios, não jogas o Crysis 1 em nenhum com definições máximas :p
 
Um portátil com 2,5horas de autonomia. 2,5x10 = 25h. 1 dia e uma hora, mais o tut de undervoltin cá do nosso colega da TNZ EPAH CUM CATANO.
 
Isso era porreiro, mas para aguentarem isso tudo sem ir à tomada quanto tempo terão de ficar a carregar?

Parece-me ser uma excelente evolução neste campo.

Cumps.

Era exactamente esta a minha questão... quanto tempo levaram a recarregar?.. segundo a teoria, até deve ser o mesmo tempo, pois o segredo se percebi bem está em conter a energia k se perderia na fase da libertação da mesma (perder...sem uso, claro).

Mas a ideia de miniaturizar tb era boa... por vezes nem é o tamanho, mas queiramos ou não dá sempre mais peso... as baterias dos tateis são sempre relativamente pesadas.

Pra mim bacano era bateria com metade do tamanho, metade do peso e 10h de utilização.. pois durante um dia axo k xegava mais k bem, pois entretanto encontra-se sempre uma ficha.
E assim talvez conseguissem um equilibrio para um preço bacano, senão lá vão os portateis parar ao preço de à 2 anos atrás.
 
A velocidade de carga não está só dependente da tenção e corrente da bateria. No entanto uma coisa é certa, a quantidade de perdas cresce com o aumento da velocidade de carga, pelo que a evolução da velocidade de carga deve ser gradual
 
Back
Topo