Não acedo ao disco em ntfs - Urgente

Boas,

Tenho o Ubuntu 7.04 instalado, e tenho documentos que queria passar para um disco que esta formatado em ntfs, mas não me deixa copiar. Diz que o dono é root, e gostaria que alguém me explicasse o que fazer sff, é que tenho urgência em retirar os documentos, embora possam por um link aqui para depois aprofundar os conhecimentos.

Atenção, que não percebo nada de linux, estou a iniciar-me, por isso, tentem explicar da maneira mais simples.

Desde de já, um obrigado

Cumps
 
Pelos os vistos consegues "ver" a partição em ntsf, logo já deves ter o ntfs-3g instalado.
O que te falta é teres premição para mecher nos ficheiros, para isso tens que ser root... para isso tens que fazer "su -" no terminal, ou então inciares a sessão como root.
 
Última edição:
Pelos os vistos consegues "ver" a partição em ntsf, logo já deves ter o ntfs-3g instalado.
O que te falta é teres premição para mecher nos ficheiros, para isso tens que ser root... para isso tens que fazer "su -" no terminal, ou então inciares a sessão como root.

tentei fazer, mas pede pass, e a única pass que defini foi do user que criei.

Não estou a perceber.
 
tentei fazer, mas pede pass, e a única pass que defini foi do user que criei.

Não estou a perceber.

Vai a Administração > Utilizadores e Grupos e altera a password do user root.

PS: Mesmo assim vais ter de fazer o que eu te disse no meu último post se não não vais conseguir escrever no disco.
 
ja defini a pass

agora, quando faço login, no quadro inicial, não me permite como root, mas com o user que criei dá.

Cumps

O root só é usado na consola, não é utilizado como um utilizador normal.

EDIT: Faz o que eu te disse no meu 1º post utilizando o teu utilizador "normal" e quando ele te perguntar a password pões a do root.
 
O quê que vos deu na cabeça para manda-lo definir uma password para o root?
Já imaginaram que por alguma razão o Ubuntu é a distro recomendada para newusers e que por alguma razão os devs optam por não definirem a pass de root nessa distro.
E mesmo assim, em quê que isso poderia ajudar? Se tivessem lido a "grande ajuda" que deram teriam reparado que em vez de su - bastava fazer sudo su.
E MESMO ASSIM, nada disso é necessário, pois para alguma razão se deram ao trabalho de fazer o ntfs-3g e o ntfs-config.
Honestly... só fazem com que o user ande às voltas inutilmente.
 
A maneira mais facil de fazeres isso acho que acaba por ser: clicas com o botão direito do rato no disco/pasta onde estão os documentos e seleccionas "abrir como administrador" ou qq coisa do genero; Colocas a tua palavra pass ou a de root que acho que no ubuntu é a mesma coisa. Agora já deves poder copiar como fazias antigamente.
 
A maneira mais facil de fazeres isso acho que acaba por ser: clicas com o botão direito do rato no disco/pasta onde estão os documentos e seleccionas "abrir como administrador" ou qq coisa do genero; Colocas a tua palavra pass ou a de root que acho que no ubuntu é a mesma coisa. Agora já deves poder copiar como fazias antigamente.

Não é disso que se trata. O Ubuntu de origem não consegue escrever em ntfs. Para isso tem que instalar os modulos NTFS-3G como já foi aqui dito.
Problema é que disseram para o rapaz dar voltas e voltas...
 
O quê que vos deu na cabeça para manda-lo definir uma password para o root?
Já imaginaram que por alguma razão o Ubuntu é a distro recomendada para newusers e que por alguma razão os devs optam por não definirem a pass de root nessa distro.
E mesmo assim, em quê que isso poderia ajudar? Se tivessem lido a "grande ajuda" que deram teriam reparado que em vez de su - bastava fazer sudo su.
E MESMO ASSIM, nada disso é necessário, pois para alguma razão se deram ao trabalho de fazer o ntfs-3g e o ntfs-config.
Honestly... só fazem com que o user ande às voltas inutilmente.

Qual é o problema de ele definir uma pass para o root?

Não vejo o problema e acho que deve haver uma separação clara para um novo user do que se pode fazer com root e o que não se pode. Pelo menos é essa a minha opnião. Para mim o sudo só devia ser usado por pessoal mais experiente.

Todos nós sabemos que muita coisa pode acontecer quando somos newbies, ainda mais dando logos os prevelégios todos.

E não é andar às voltas inutilmente, foi assim que eu aprendi as coisas em linux, andando às voltas, muitas voltas eu dei e muitas voltas vou andar à volta do Linux :P
 
Tanta complicação!

Habituem-se a procurar aqui coisas de Linux antes de virem perguntar.

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ntfs-3G

Têm uma resposta clara e objectiva sempre à mão. Não percebo...

Pois o Ubunto não é o meu forte, nem sei que existia esse Wiki.

Eu costumo usar bastante o Wiki e o forum da distribuição que eu utilizo, o Gentoo. É uma grande ajuda e raramente não se encontra a solução para os nossos problemas :D
 
depois do pacote 3tfs-3g instalado, é necessário ir ao menu do gnome, em ferramentas, e ir ao ntfs-config e carregar na opção que vai fazer com que seja possível escrever em ntfs.
 
Back
Topo