Nao consigo alterar ficheiros numa partição

Instalei o Ubuntu á 2 dias e ainda sei pouco sobre aquilo. Eu kuando tinha o windows kriei uma partição de 100Gb em NTFS para armazenar videos e musica e agora não consigo alterar os ficheiros e nem adicionar ficheiros á partição. Tive a ver, e a permissao está para o root. Como altero isso?
 
1) chmod ou chown
2) man fstab, e montas a particao com uid=id_do_teu_user ou gid=id_do_teu_grupo, mas isso nao sei se é só para fat32 :S

eu também tenho uma dúvida: como é que ponho os nomes duns ficheiros UTF8 numa particao ext3?
 
Se a partição é NTFS precisas do NTFS-3G para conseguires escrever nela, se tens Ubuntu, tens aqui as instruções, senão podes encontrar nesta mesma página os links para o site oficial.
 
ntfs-3g é preciso para escreveres na particao, claro, mas nao foi por isso que te deu mal - acho eu... eu nca consegui usar o chown mas o chmod a+rw ou qq coisa do genero <dir> funciona sempre bem
 
cuidado que sei de casos q deram cabo do ntfs com o ntfs-3g

Já uso há mais de um ano e nunca tive problemas, ainda para mais agora, que já é stable a probabilidade de corromperes os dados é bastante pequena, mas é sempre possível tal acontecer, nada como fazer um backup dos dados antes de utilizares o programa, mas como já disse já o usei bastante vezes, em várias distros diferentes e em diferentes PC's e nunca tive problemas e funciona perfeitamente, consegues ler e escrever na partição, como se de uma FAT ou ext se tratasse, rápido e fiavel.
 
Back
Topo