1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Não consigo apagar pasta

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por [N], 27 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 25; Visualizações: 5940)

1. [N]

[N] Power Member

Boas,

Passaram-me uma pasta com uns mp3 lá dentro no entanto agora quero apagar e nao consigo. Envio para o lixo mas ao esvaziar diz-me que não tem permissões para eliminar.

Já tentei remover através da linha de comandos ligado como root mas diz "Operation not permited".

Agradeço sugestões.

2. ruimoura

ruimoura Power Member

Bem vindo ao clube dos que não conseguem apagar uma pasta por causa de permissões. Supondo que já tentas-te o "rm -rf" pela linha de comandos, a solução que eu tive foi ... apagar pelo num pc windows, porque a minha pasta era no disco externo. OSX é muito bonito e coiso e tal, mas depois dá-se com cada erro destes ... Boa sorte :\

3. [N]

[N] Power Member

acho esquesito. aquele virus que anda aí nas "pens" tb tá bloequeado, no entanto removendo como root funciona. Esta pasta não. E veio de um PC com Windows. Vou fazer mais uns reboots ao longo do dia a ver se lhe passa.

4. ruimoura

ruimoura Power Member

A minha pasta no disco externo tb vinah de um windows. Depois tentei apagá-la para o lixo, e ficou lá, não apagava por causa das permissões. Sem o disco externo ligado o lixo estava limpo, mas qd ligava o disco aparecia a pasta lá, e não podia remover. Coisa mais estranha à face do universo. Tentei de tudo, pela consola, até instalei um programa e nada. Liguei o disco no windows (bootcamp pelo vmware fusion), meti a opção de ver todas as pastas, apaguei a **** da pasta que estava a trofiar, e pronto, assunto resolvido.
    No teu caso n é tão simples pq a pasta está mesmo no disco ... :(

5. abuso

abuso Power Member

1º Tens a certeza que o disco onde a está a pasta não está formatado em NTFS?
    2º Dá uma vista de olhos aqui, pode ser que tenhas um problema destes.

6. [N]

[N] Power Member

Engraçado. Acontece-me o mesmo que o ruimoura. Como a pasta tava na pen só aparece visivel no lixo quando insiro a pen. A que tinha no disco já desapareceu (não sei porque, mas desapareceu o que já é bom.) Vou a um PC com windows e vou apagar a pasta .trash da pen. Espero que dê.

7. ruimoura

ruimoura Power Member

É o que te digo, dá de certeza, e foi a única solução encontrada ... Apaguei tudo relativo a .Trash, .Trashes, etc ...

8. kidloco

kidloco Power Member

Desliguem o lock dos ficheiros/pastas.

9. ruimoura

ruimoura Power Member

Se isso fosse assim tão simples ... Não é uma questão de estar locked ou não, é mesmo problema de permissões, porque a pasta/ficheiro está como sendo de outro utilizador, e por mais que tentes, não tens autorização para lhe mexer, nem como root. Enfim ...

10. kidloco

kidloco Power Member

Tentem usar o FileBuddy.

Última edição: 28 de Fevereiro de 2008
  11. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Funny... tenho uma treta parecido no meu que não me deixa esvaziar o lixo.. mas é um ficheiro que tem caracteres estranhos... e não deixa aceder para apagar ou movimentar. consegues recuperar o ficheiro e apagar de novo?

12. Voila

Voila Banido

Segura o Alt e esvazia o lixo ele vai todo!

13. ruimoura

ruimoura Power Member

Bem, como é que nunca pensei nisso?! ... :Whatever:

Repito, a solução não é simples, e é um bug enorme no que diz respeito a permissões ...

14. kidloco

kidloco Power Member

Bug enorme respeitar as permissões de outro sistema ? bug enorme seria deixar-te apagar o ficheiro.

15. ruimoura

ruimoura Power Member

Mas o ficheiro não está noutro sistema, está no meu, e no meu sistema sou eu que mando. Se tens um ficheiro que não podes apagar no teu sistema é uma falha enorme, desculpa lá. Se nem como root vai lá, é asneirada, da grossa. Em linux leva com rm -rf e se não vai a bem vai a mal, aqui dá-me erro de permissão, quando o root é o administrador com poder total sobre o sistema ... mas pelos vistos não é bem assim ... :o

Além do mais, ele não deveria sequer interpretar as permissões de outro sistema, de todo. Fui eu que copiei aquele ficheiro para o sistema (o utilizador que no momento estiver logado no Leopard), não interessa de onde, eu é que tenho permissões sobre ele. É assim que funciona, ou deveria funcionar ... Basicamente deixa-te numa posição em que não tens controlo sobre o teu sistema, e isso não é uma feature, é um bug.

Última edição: 28 de Fevereiro de 2008
  16. Xkorp

Xkorp Power Member

Já me aconteceu receber uma pasta de outro sistema e não tinha permissão para a apagar.. O que fiz foi copiar o conteúdo para outro sítio, mandar a pasta para o trash e penso que fiz de seguida "secure empty trash"..

17. JPCarvalhinho

Staff Member

POis... já tentei isso tudo... e não dá... ele diz que apaga... e no segundo seguinte as cenas voltam a aparecer... no meu caso é um bug associado a caracteres inválidos.

vê isto:

http://www.osxfaq.com/Tutorials/LearningCenter/HowTo/Trash/index.ws

Não é no Leopard mas tem montes de comandos UNIX que podem ajudar a desvendar o mistério...

Já agora a últma opção de arrancar como single user (Alt S no arranque)

18. rui_mac

rui_mac Power Member

Já experimentaram usar o Cocktail para forçar o esvaziamento do lixo?
    Eu uso muitas vezes.

Rui Batista

19. [N]

[N] Power Member

Bem, quanto a mim já formatei a pen (e consequentemente a pasta Trashes também) e está td ok.
    Boa sorte para quem tem o mm problema.

20. JPCarvalhinho

Staff Member

pois..,.formatei ontem o meiu portátil por uima sérire de motivos (lentidão, lentidão e alguma lentidão pós leopard) e agora o meu simbolo do lixo está sempre cheio... mesmo sem conteúdos :O

Partilhar esta Página