Problemas Técnicos Não consigo encontrar canais de velocidade 40MHz nas definições do Router

Boa noite e começo por dizer que sou algo leigo no que toca a estes assuntos, portanto se disser algo disparatado, peço desculpa já.

Basicamente comecei a ter acesso a wifi de 5ghz aqui na zona e para me aparecer num dos PCs tive de ir às definições do router e escolher um canal em vez de ter em automático. A questão é que funcionou e já consigo aceder à net (5ghz) nesse PC, o problema é que só consigo escolher canais de velocidade 20MHz, o que no fundo derrota um pouco o propósito de usar a net que deveria ser mais rápida (por wireless).


Agora alguma informação extra:

- Sou NOS, não sei se a operadora neste caso importa, mas fica a informação.

- Consigo escolher canais como por exemplo 36, 40, 44, 48. Mas segundo me informei (e se calhar erradamente) esses são canais que só suportam 20MHz. Mas os canais 38, 46... que seriam mais rápidos, nem aparecem como opção para escolher. Assim como os de 80MHz, mas esses até já dou de barato.

- Quando faço teste de velocidade com uma app no PC, a tal App também refere a frequência como 20MHz.

- Será que tem a haver com os ''802.11n, 802.11ac'' terei de ter algum especifico selecionado? Eu confesso que disto muito pouco entendo.

Bem, provavelmente será algo parvo e alguém pode me ajudar ou até estou achar que é possível fazê-lo e não é.
De qualquer forma obrigado desde já pela atenção.
 
ElBandido30

Que router é que tem?
Boa tarde, é um dos Wifi 5.0, tem 500 mbps.

Aqui está uma imagem se é que ajuda.

router_giga_2.png
 
Maior (>) não significa, melhor. Não é por 40MHz ser um número superior que 20MHz que irás ter melhor qualidade no serviço.
Wireless é muito complicado quando se começam a entrar em pormenores técnicos.

Além do equipamento que difunde sinal rádio (router c/ Wireless ou AP), também depende muito dos rádios nos equipamentos finais, PC, smartphones, etc.

Em tempos já escrevi muito sobre Wireless neste fórum e expliquei a diferença entre os 2.4GHz e 5GHz, bem como 20MHz e 40MHz.

Cumps
 
Back
Topo