1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

não consigo instalar linux num portatil m72sr

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por lupinIII, 3 de Janeiro de 2013. (Respostas: 2; Visualizações: 880)

1. lupinIII

lupinIII Power Member

Tenho um portatil mithus (é clevo) m72sr e não consigo correr live nem instalar nenhuma distro linux, já experimentei dvd, por pen usb nada (ja tentei bodhi, mageia, puppy, mint, pclinuxos, rosa). Suspeito que tem a ver com a medonha placa gráfica que o portátil tem, uma tal SiS Mirage 3, mas não consigo ver mensagem de erro, aparece o bootloader com as opçoes da distro que estou a experimentar mas depois de selecionar ou bloqueia ou reinicia o portatil.
    Alguém sabe duma solução para isto? Agradeço antecipadamente a ajuda que possam dispensar

2. murkom

murkom Power Member

Arranca um live cd de Ubuntu, mas edita as opções de boot e adiciona no fim: noapic nolapic.
    Experimenta uma de cada vez, tenho ideia que basta uma delas para isso arrancar.
    Quanto aos drivers procura no google por: ubuntu m72sr e lê o que aparece.
    Com isso do noapic nolapic o portátil já vai arrancar e consegues instalar, mas vai ficar a 800x600. O passo seguinte são os drivers da gráfica e ficas com isso resolvido.

3. lupinIII

lupinIII Power Member

agradeço as dicas, tentei usar esses comandos na edição do arranque das distros que já tinha testado, não resolvi nada, mas voltei a tentar o mint e mesmo sem alterações consegui instalar a versão xfce, estou contente, mas preferia ter o bodhi ou o puppy linux, já os usei sem problemas noutro portátil este é que me deu problemas

Partilhar esta Página