1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Não consigo instalar nenhuma distribuição linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por noite775, 13 de Março de 2013. (Respostas: 15; Visualizações: 3293)

1. noite775

noite775 Power Member

Boas,

Não sei o que se passa no meu pc mas não consigo instalar nenhuma distribuição linux.
    Ja tentei pela bios através cd, de uma pen os sistemas ubuntu, xubuntu, mint 14, mas dá erro. Em todos os casos aparecem as telas de instalação é muito mais muito lento, acabando por nao conseguir instalar. O mint inclusive deu erro supostamente derivado à grafica.
    Tentei também pelo aplicativo da ubuntu para instalar directamente do windows mas na parte final da instalação também deu erro.
    Ja actualizei a bios ja tentei de mil e um maneiras e nada...
    Num portátil consigo instalar todos!

Por favor será que alguem me pode ajudar??

As características do pc são:

Board: Mainboard P4 P4VXASD2+
    Processador: Intel Pentium 4 a 3.06Ghz
    Memoria: 2GB
    Gráfica: Nvidea geforceFX 5500 256MB DDR

Obrigado

2. nfk

nfk Power Member

Há muito tempo atrás, já me aconteceu ter de passar parâmetros ao kernel (acpi=off, noapic, nolapic) em certos computadores, para conseguir instalar. Podes experimentar.

3. noite775

noite775 Power Member

Amigo nfk eu sou novo no mundo linux será que me podes explicar melhor como posso fazer isso??
    Obrigado

4. noite775

noite775 Power Member

Amigo depois de quase uma hora de estar no ecrã do mint aparentemente sem fazer nada apareceu esta mensagem:
    "The disk drive /temp is not ready yet or not present.
    Continue to wait, or press S to skip mouting or M for manual recovery" Assim será mais facil perceber qual o erro?

Tanto no ecra de instalação do xubuntu como no mint se carregar em F6 aparece estas linhas:
    "/init: line7:can't open /dev/sr0: No medium found"
    "Generating locales...
    en_US.UTF-8...done
    generate complete.
    pwconv:failed to change the mode of/etc/passwd- to 0600
    Using CD-ROM mount point /cdrom/

Última edição: 14 de Março de 2013
  5. noite775

noite775 Power Member

Amigos alguma ajuda por favor!!
    Já não sei que mais possa fazer...

6. s0ldier

s0ldier Power Member

Como é que criaste a pen ou o cd/dvd? Experimenta o universal usb installer (procura no google por isto) e experimenta instalar por ai, nunca me falhou.

7. Ketheriel

Ketheriel Power Member

A mensagem de erro que postaste indica que ele nao consegue aceder ao CD-ROM; O Mint só reconhece no installler dispositivos de storage basicos, pelo que para mim nunca seria uma opção, mas nao devia ser um problema para esse tipo de hardware.A minha sugestão seria, removeres a memoria (RAM) toda da máquina e depois testares a instalação apenas com 1 dimm de cada vez para ver se tens problemas nas memorias; ao contrário do Windows que pode passar anos sem utilizar algumas zonas da memoria, em Linux ele carrega logo a memoria toda para buffers (lindo para aquelas apps que gostam de pedir mallocs ao sistema), pelo que normalmente em Linux apanhas muito mais facilmente memorias danificadas.Com memorias danificadas podes ter um pouco de tudo, pelo que na minha opiniao vale a pena testar isso 1 a 1.

8. noite775

noite775 Power Member

Obrigado amigos Soldier e ketheriel pela vossa ajuda mas infelizmente e resultou.
    Eu já estava a criar o pen boot com recurso a esse programa. Em relação as memórias tambem não resultou. Testei uma a uma e nada.
    Primeiro crio a pen boot com o universal usb installer.
    Depois, e uma vez que não consigo fazer boot pela pen alterando as preferencias na bios, faço boot por um cd onde está o hirens boot cd e depois escolho o plpbt para arrancar pela pen. Mas pronto voltam os erros do costume...
    Inclusivamente já tentei mundar a placa gráfica para uma velhinha de 64MB que ainda la tenho, mas também não resultou.
    E agora perceber este problema...

9. noite775

noite775 Power Member

Amigos, uma vez que não arranjo solução para este problema, existe algum sistema operativo "leve" que possa tentar instalar na minha máquina semelhante ao linux?

10. nfk

nfk Power Member

11. noite775

noite775 Power Member

Amigo nfk, já instalei o FreeBSD. É um SO que desconhecia e como tal pensei que após a instalação tinha uma interface tipo ubuntu.
    Só agora é que percebi que com uma instalação dita "normal" funciona com linhas de código sem interface. Para não estar outra vez a formatar existe alguma forma de colocar o KDE? Como se faz?
    Obrigado

12. jeff22

jeff22 Power Member

Eu tive um problema parecido o qual fiquei "impedido" de usar linux por uns 3/4 anos, eu tentei N de distros e nada só não tentei instalar pela PenDrive. Como a minha distro de eleição e sempre aquela que utilizei ( não sou nenhum Hard :) ;) ) á mais de 10 anos, andava triste até que o ano passado pedi ajuda no forum openSuSe . As ajudas foram de um apoio incrivel, mas nada resolveu, mas obtive uma resposta concreta. Este ano com as novas distros, pensei eu que a coisa ficava resolvida e nada , tudo na mesma , até que eu tomei a decisão de recuar no hardware e ter o linux de volta á minha vida. A minha Grafica mais atual é uma NVIDIA 240GT que veio substituir uma antiga 7600GT , então voltei á velha nVidia e fiquei todo feliz por voltar a ter o meu openSuSE frequinho versão 12.3 instalado e a funcionar lisinho. Uns dias depois de ter instalado, lá me lembrei das resposta que tive no forum openSuSe á uns 2 anos atrás e resolvi substituir novamente pela 240GT e a coisa ficou a funcionar. Apaguei a tralha das Drivers da 7600 GT e instalaei as da 240GT e aqui eu todo feliz da vida. Resumindo a culpa no meu caso e no teu deve de ser o mesmo é o Kernel que a partir da versão feita á uns 3/4 anos atrás não gosta de certas gráficas. Tenho Inconvenientes ou compro uma grafica compativel ou cada vez que precisar de instalar o linux vou ter que recorrer a este esquema.

13. noite775

noite775 Power Member

Obrigado amigo jeff22 pela partilha da situação.
    Também tenho lá em casa uma grafica mais antiga do que a actual Nvidea geforceFX 5500 256MB DDR, também é uma nvidea mas de 64MB.
    Vou tentar e depois dou o feedbak.

Cps

14. noite775

noite775 Power Member

Boas. Mais uma de muitas tentativas falhadas. Caramba já não sei que mais possa fazer! Meti a minha gráfica velhinha e tentei instalar o ubuntu 13.04 e o debian 7, mas nem um nem consegui instalar. Alias o debian ao tentar instalar no modo: "Graphical install" fica o ecrã todo preto e não passa dali.
    Acho que vou desistir...

15. s0ldier

s0ldier Power Member

Experimenta com o Debian 6. Se puderes não uses o graphical install, usa o text installer que poderá resolver e não é de todo complicado instalar por ai (isto podes fazer tanto para o 6 como para o 7). Experimenta também o netinstall do ubuntu que se funcionar ficas com os pacotes mais recentes e poderá resolver na hora de iniciar o pc.

Cumps

16. nunol

nunol Power Member

Partilhar esta Página