Não consigo instalar Ubuntu (Clevo n850hk)

stefanopt

Suspenso
Tenho um SSD de 250gb e preciso de ter ubuntu no pc para cadeiras na universidade. O pc é o Clevo n850hk e tem o i7 7700hq com uma 1060. Eu já criei a partição de 120gb aproximadamente. Quando faço boot pelo usb com o safeboot off aquilo mostra-me um menu preto que diz "try ubuntu without installing / Install Ubuntu/ Não sei que OS / Check disk for../" Eu quando carrego para instalar o ubuntu aquilo mostra um erro de acpi com error 1 table load e depois passa para uma imagem do ubuntu a fazer load, as bolas enchem a laranja e depois aquilo bloqueia e fica stuck. Alguma ajuda? Tenho windows 10 no pc também.

Eu tenho a iso numa pendrive usb de 8gb (fiz isso com o Rufus)

Edit1:. Já agora no grub não consigo escrever o sinal de "=" para por o acpi off
 
Resolvido:

Boas.

Obrigado pela resposta, mas entretanto já resolvi. O problema prendia-se com a gráfica, durante o arranque o sistema bloqueava por causa dos drivers disponíveis no arranque, incapazes de lidar com ela.

Já não tenho a certeza de onde li isto, foi muita procura mas básicamente basta invocar o grub durante o boot (segurar o shift), selecionar a opção que se pretende (ubuntu, neste caso) e pressionar a tecla e. Assim editamos as opções de arranque. Encontrar a string "quiet splash", apagar e colocar no seu lugar "nomodeset". Pressionar f10 ou ctrl + x para arrancar.

Depois efectuar a instalação. Após a instalação repetir os passos acima (a edição do grub é apenas válida para aquele arranque, na próxima sessão o grub vai ler as configurações que tinha no suporte físico). Após entrar no sistema já instalado é preciso ter alguma paciência pois o cpu vai fazer a maior parte do trabalho gráfico, e por isso vai ser lento, má qualidade ou resolução, etc. Ligar à net, efectuar o update e instalar as drivers mais adequadas (no meu caso foi a nvidia-387).

No meu caso, antes de actualizar o sistema, adicionei este ppa:

sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa

Assim fica-se com as drivers nvidia mais recentes (que encontrei).

Após tudo feito, é fazer reboot e o sistema deve arrancar normalmente.

Abraços.

@Zarouvich. Obrigada
 
O Ubuntu é um total caos no que toca a apontar drivers certos a versão Kernel devido ao facto de que as pessoas dedicadas a verificar erros deste tipo fazerem este processo sem grande verificação ou correcção de erros. Uma das formas de contornar isto é por vezes instalar os drivers manualmente baixados do fabricante ou então esperar algum tempo até podermos usar os drivers com boa verificação nível versão Kernel já que muitas vezes o que acontece é que se instalam as versões erradas de driver para o Kernel em uso, nesse entretanto podemos usar os livres nouveau e radeon ou outros.

Para futuro eu sugiro que por enquanto boqueasses as versões de driver + kernel boot preferencial porque se o problema estiver na gestão via repos da distro é bem possivel que num update upgrade se voltem a quebrar os drivers e tenhas de os reinstalar precisamente na mesma versão que tens agora a mim já me deu muitas dores de cabeça neste nível o Ubuntu.

Se instalares um Debian tendem a ter muito mais cuidado nisto, já que existe melhor revisão destes níveis do que no Ubuntu.

Para bloqueares versões de software ou drivers fá-lo no synaptic para boot preferencial a Kernel tens o grub customizer que é óptimo para isso.

Mais ainda se o problema persistisse muito poderias instalar um kernel novo às vezes o Liquorix dá algum jeito nestes casos porque tem uma revisão muito boa.
 
Back
Topo