Não Consigo Instalar Windows 2000

Nora

Power Member
Olá, pessoal!

Por acaso alguém por aí me sabe dizer porque é que, quando tento instalar o Windows 2000 (ou o NT, ou o XP...!), o Setup me diz que não encontra um disco rígico no computador?

O disco está bom, funciona perfeitamente e é detectado em todo o lado excepto quando tento instalar um OS.
Comecei por tentar com o 2000 ainda instalado, tentei já com o disco limpo, tentei com CD, tentei com disquetes, tentei copiar os ficheiros para o próprio disco e começar daí. Népia!
Se bem me lembro, já não é a primeira vez que isto acontece, mas não me lembro como o problema foi resolvido na altura.

O disco é um Seagate Barracuda 7200.7 160Gb (modelo ST3160021A); a motherboard é uma MSI MS-7028 (v1.x) ATX; o sistema operativo é um upgrade Win2000 sobre NT.

Alguém tem alguma ideia?
Obrigada desde já. :)
 
o Disco é SATA? está num controlador RAID? provavelmente precisas de carregar um driver adicional que vem, geralmente no CD de drivers da Board para que o Windows te reconheça o disco.
 
O disco provavelmente é sata... Eu na Asrock tenho duas opções no modo sata2, uma SATA e outra IDE... Se seleccionar o modo SATA nem o XP instala e dá esse erro... Experimenta desligar o sataII e usar apenas SATA plo - para a instalação do windows
 
Eu tenho este problema e para o resolver faço como o eXcept diz...
Penso que para criar a disquete dos drivers (pelo que sei a install do xp so aceita disquetes para drivers adicionais), pelo menos pelo cd da minha board, arranca-se com o cd na drive e cria-se. Aí, quando o XP estiver no inicio, repara que ele pede-te F2 para tal e F6 para coiso. É reparares qual o que correspode a drivers adicionais. não tenho a certeza, mas penso sei o F6.

Se não for isto, não sei do que será :\
 
Desculpem demorar tanto a responder mas, agora sem computador é-me mais difícil aceder à net.

Cooling - O disco deve ter para aí 1 ano. Estava a funcionar perfeitamente com o 2000 mas eu precisei de o formatar. A única coisa que não detecta o disco é o Setup do windows.

eXcept - É ATA (daí estar "atado", se calhar! :D )....Acho... Já não sei... Está num RAID. Mas a disquete que tenho da motherboard também não ajuda.

c3l5o -
Tenho de ver isso melhor.

shello - É F6. :)

Obrigada pelas dicas, pessoal. Eu estou a tentar uma coisa nova agora e depois digo-vos qualquer coisa. :)
 
Última edição:
Já tentaste instalar um windows mais antigo (95,98,me) e depois fazeres o upgrade para o 2000?

Eu também não consegui instalar directamente a partir do DOS. Tive de instalar o Windows BUGlenium Edition e logo a seguir instalei o 2000. Até meteu dó tocar no ME. Mal entrava no win eram logo BSOD assim do nada... Nem precisava de mexer no rato ou teclar em nada. blargh.

Faz isso. Tenta fazer o upgrade a partir de uma versão mais velha.
 
Roadster_Brabus - Não tenho. :( Já tive um 95 cá em casa, mas a criatura que o guardava nunca se lembrou de fazer cópias de apoio e agora as disquetes foram ao ar! Já precisei dele para testar uma impressora antiga e bem me lixei!
De qualquer forma, depois de correr o Wizard da Seagate, fiquei a saber que falta mesmo um controlador. Tenho que ver se resolvo isso...
Hei-de conseguir intalar o maldito 2000 nem que seja a última coisa que faça! :004:

Obrigada na mesma. :)



PS - eXcept - Não, não é SATA.
 
Última edição:
Nora disse:
Roadster_Brabus - Não tenho. :( Já tive um 95 cá em casa, mas a criatura que o guardava nunca se lembrou de fazer cópias de apoio e agora as disquetes foram ao ar! Já precisei dele para testar uma impressora antiga e bem me lixei!
De qualquer forma, depois de correr o Wizard da Seagate, fiquei a saber que falta mesmo um controlador. Tenho que ver se resolvo isso...
Hei-de conseguir intalar o maldito 2000 nem que seja a última coisa que faça! :004:

Obrigada na mesma. :)




e então... problema resolvido ou não? isso é mesmo muito estranho. já tive um problema parecido mas consegui resolver o problema com a disquete da seagate...
 
Verifica a BIOS. O window$ é extremamente dependente da BIOS, para a detecção e utilização de hardware, por tanto se houver algum problema com a detecção do disco pela BIOS pode haver algum problema.

Outros sistemas são menos porque foram desenhados para ser multi-plataforma e por isso o código teria de ser muito mais autonomo e depender ao mínimo de firmware, para ser re-aproveitado para todas as arquitecturas e/ou porque os seus criadores perceberam muitas das limitações de muitos firmwares (não só da BIOS dos PC).


Já agora só para verificar que não há mesmo nenhum problema com o harware dizes que o disco está bem, mas controlador ou mesmo o barramento do controlador, podem ter problemas. Para isso podes por exemplo utilizar algum live cd de GNU/Linux, ou mesmo um cd de instalação...

Já agora, não te esqueças de verificar se os cabos estão bem ligados...
 
blackowl - Ah, e eu queria dizer a disquete da motherboard. Do disco não tenho nada.

falco - O disco sempre foi (e continua a ser) detectado pela BIOS, assim como por tudo quanto é coisa desde que não tenha escrito "Windows Setup"! :rolleyes: Isso é que é irritante! >(
Por "barramento do controlador" queres dizer o "encaixe" físico? É que o computador é recente, já não tem placa controladora... E não tenho como deitar a mão a um CD desses, nem mesmo por empréstimo. :(
Os cabos, embora eu já tenha verificado e até trocado alguns de sítio, estão porreiros. O computador estava a funcionar assim, afinal.

É que nem os tipos que me montaram o computador devem ter conseguido resolver o problema! Eles pediram-me o Windows (2000) para instalar mas quando o computador veio trazia só o setup dum XP. Foi outra pessoa que mo conseguiu instalar depois em casa, mas eu não me lembro como.

Obrigada à mesma pelas dicas. Vou continuar a tentar.
 
Descobri!!!

Descobri, pessoal!

Arranjei uma drive VIA RAID/PIDE no site da MSI. A Seagate agora só tem SATA (como a minha disquete) e isso pelos visto não funcemina com Ultra ATA (ou Windows 2000. Ou as duas coisa!).

O Windows já está a correr. Vamos lá a ver agora o que acontece...

'Brigadinha a todos pelas dicas!
Fiquem bem!
 
Back
Topo