Não consigo instalar Windows

Boas.
Formatei o meu desktop ontem e instalei o Windows10 64bits numa pen (saquei a ferramenta do site da microsoft), inicializei a partir da pen, tinha a opção normal e UEFI que foi pela qual inicializei. Antes disso desliguei o cabo de rede. Entrou na configuração, na parte do disco formatei a partição e onde estava instalado o S.O. e que tinha maior memória e eliminei as outras partições. Sendo um ssd de 480Gb não percebi porque so estavam disponíveis 445.
Instalou mas com uma resolução estranha então voltei a formatar, mas desta vez com o cabo de rede ligado e funcionou bem.

Estava a instalar vários programas e quando saquei a steam deu blue screen a dizer que teve um erro, desligou e entrou nas definições da motherboard.
Tentei entrar pelo disco e dizia "reboot and select proper boot device".
Reiniciei, pus a pen que ainda tinha bootavel da formatação anterior iniciei pela pen e não aparecia o disco nas configurações da bios onde ponho a ordem do boot. Só aparecia a pen normal e UEFI. Tentei iniciar mesmo assim pela pen e na configuração do Windows não aparecia nenhum disco alocado.
Reiniciei e lembrei-me de desligar e tirar a pilha da bios. Só quando dava reset na bios aparecia o disco. Na ordem do boot pus disco em primeiro, windows device manager do disco em segundo, e a pen em terceiro.
Iniciei pela pen mas nunca chegava a entrar na configuração do Windows, passava o logo da gygabyte e ficava com o ecrã preto. Reiniciava o PC e voltava a desaparecer o disco nas configs da bios, só quando tirava a pilha e dava reset na bios é que voltava a aparecer o disco.

Tentei com outra pen e só aparece a opção normal, não aparece a UEFI. Penso q essa pen não consiga ler esse tipo UEFI.
Quando tento iniciar por essa pen que também está bootavel volta a dizer "reboot and select proper boot device".

E é este loop, não consigo nem formatar, nem iniciar. Não sei se estraguei o disco ou a motherboard, já pensei em atualizar a bios mas pode dar problemas.

Specs do pc
Intel core i3 8100 3.66Ghz
Asus Nvidia Gforce gtx 1050 ti
Motherboard gygabyte z370p d3
SSD blueray m8s 480 GB
2 rams Kingston hyper x fury 8Gb
Um cooler do cpu
Fonte de alimentação 500w 80plus bronze da aerocool

Alguma ideia de como poderei resolver este problema?
 
Boas,

Viste nas definições as opções secure boot e UEFI?
Disco de marca BlueRay? Acho que sei de onde isso costuma vir e desaconselho.
Tens algum outro disco com que possas testar?

Cumps.
 
Não sei se percebi bem a pergunta. Nas boot options priorities aparece Kingston data traveler, UEFI Kingston data traveler partition1, P0 sdm8s480a que é o ssd, windows both manager (P0 sdm8s480a) e quando dou "load optimized defaults" e poe as configs default, isto depois de ter tirado a pilha e dado reset na bios, a ordem é: windows boot manager (P0 sdm8s480a), UEFI Kingston data traveler partition 1 e em terceiro P0 sdm8s480a.
Guardo e saio, o pc reinicia é carrego f12 para ir para o menu "select boot device" , inicio com o UEFI Kingston data traveler partition 1, passa o logo da gygabyte mas nunca chega a entrar nas configurações do Windows para o instalar. Às vezes ainsa aparece o símbolo do Windows 10 mas depois fica o ecrã preto e tenho de carregar no botão reset.

Tenho um disco externo hdd de 500 Gb. Já pensei em criar uma partição lá e instalar o Windows a ver se dá.
Estes blue screens já me apareceram mais vezes, montei o pc há dois anos e de vez em quando acontecia, pensei que fosse por ter montado algo mal mas verifiquei e não era.
Há uns tempos deu blue screen e sempre que iniciava ia para as configs da motherboard, tirei a pilha durante umas horas voltei a ligar e deu. Fui mantendo sempre as drives atualizadas e durante uns tempos não aconteceu. Até ontem que o formatei e aconteceu isto.
Também achei que fosse do disco, mas duvidei que fosse por ter eliminado as partições.
 
Boas,

Se dizes que já dava problemas antes, experimentaste trocar o cabo sata de conector na Motherboard?

Durante a instalação anterior referes que instalaste diversos programas, o PC chegou a reiniciar bem após a instalação ou instalaste programas mal o windows acabou a instalação?

Não consigo perceber se o teu disco ficou como UEFI ou BIOS.

Na tua BIOS tens a opção de mudar o CSM para Disable, experimenta.

Cumps.
 
Sim já experimentei os dois cabos, mas também não me parece que seja daí os problemas que dava antes não sei se tinham a ver com o disco...

Quando acabou a instalação acho que primeiro saquei o driver booster para atualizar e só depois reiniciei.

O meu disco ficou como UEFI, acho. É o que aparece no nome dele nas prioridades do boot.

Já tinha experimentado desligar o csm e estou a fazê lo agora. Tirei a pilha, entrei nas configs e dei load optimized default, desabilitei o csm, guardei e saí, reiniciou e premi f12 para o boot manager, entro com a UEFI KINGSTON data traveler (a outra opção é o Windows boot manager do ssd), aparece o logo da gygabyte da load e depois não acontece mais nada. Aqui é que deveria entrar nas configs do Windows e dar para formatar o disco e instalar o sistema operativo.
 
Boas,

Mas afinal o SSD sempre aparece, tenta arrancar pelo SSD.

Para arrancar pela Pen UEFI tens que ter o CSM Enabled
Para arrancar pelo disco, se não tiver ficado como UEFI, tens que ter o CSM Disabled.

Cumps.
 
O ssd aparece quando faço reset da bios, se tentar iniciar e tiver que desligar o PC o disco desaparece. Tenho de voltar a dar reset na bios.

Agora dei reset na bios e tirei a pen da ranhura, só aparece o disco, nas prioridades do boot opção 1 "windows boot manager (P0: Sdm8s480a) e na opção 2 P0: Sdm8s480a. É o disco, suponho que seja partição zero. Não aparece nada UEFI, por isso deve ter ficado como BIOS.
Estou a desabilitar o csm, guardar sair e iniciar pelo disco, aparece por baixo do símbolo da gigabyte" a preparar reparação automática" e depois fica o ecrã preto e mais nada acontece.

Quando formatei da primeira vez entrei pela pen que tinha UEFI e tinha o csm enabled.

Há mal em ter eliminado as outras partições na primeira vez que formatei? E depois de ter formatado na altura em que tirei a pen e o PC iniciou pelo disco provavelmente o csm estava enabled e o disco não estava UEFI, pode ter causado problemas também?
 
Iniciando pela opção 1 que era o Windows boot manager aconteceu isso de ficar black screen e ter de reiniciar. Também já tentei trocar essa ordem e ficar em primeiro só o ssd e deu blue screen. O pc reiniciou sozinho e como tenho o speaker na motherboard apitou 3 vezes é reiniciou.
3 short beep :basic memory 64K address check error
Reseat the memory.
Make sure that the contacts on the memory and the socket are clean.
 
Boas,

Começo a suspeitar do disco, já estavas a ter problemas antes.
Se puderes tenta com outro HDD de qualquer tipo, nem que seja emprestado.
Se não puderes, vê se consegues fazer esse diagnóstico numa loja perto de ti, presumindo que compraste numa loja online.

Discos da marca Blueray... evita, se estiver avariado e tiveres hipótese de trocar por de outra marca, troca.

Cumps.
 
Vou tentar neste disco externo que tenho. Senão arranjam me outro emprestado.
Comprei na new shortcut (nome em português deves perceber ahah não sei porque não mostra, aparecem asteriscos) há 1 ano e meio atrás, ainda deve estar na garantia.
Também já estive a ver outros ssds, vou comprar o Samsung 860 EVO de 1TB provavelmente.
 
A mim cheira-me a azelhice, arranca pela pen, vai as opções de reparação avançada, chama a linha de comandos e formata isso pela linha de comandos. Depois faz nova instalação de raiz como deve de ser.

Se não sabes formatar, criar SF e partições por cmd vê um tutorial mas basicamente usas o diskpart.
 
Já formatei alguns pcs, mas não sou nenhum expert. Ainda estou a aprender e já aprendi bastante com o que me está a acontecer. Na semana passada formatei o meu portátil, mas é mais antigo (Hp elite book 8440p). Não tive problemas.
Mas o desktop é mais recente e apesar de ter sido eu a montá-lo sei que ainda tenho muito a aprender sobre ele e sobre tudo geralmente. Também fiquei com esse pressentimento de ter sido eu a fazer algo errado porque me baralhei um bocado desta vez.
 
A única maneira de iniciar pela pen e chegar à parte onde consigo entrar na linha de comandos é quando não me aparece o ssd na bios. Vamos ver se aparece no cmd.
É assim que devo fazer? Formatar e criar uma partição? E depois de formatado quando reinicia volto a entrar pela pen e instalo o Windows no disco? Isto se já aparecer na bios e conseguir entrar nas configurações do Windows.
 
Iniciando pela pen sem fazer reset à bios consigo chegar às configs do Windows e entrar na linha de comandos. Mas na linha de comandos, disk part, list disk aparece o disco mas com 0 mb... Já estava a prever. Não consigo formatar assim.

Se faço reset na bios e entro com a pen nunca chega às configs do Windows e não consigo entrar na linha de comandos.

Vou tentar iniciar pelo disco para que ele entre em reparação automática e dê para ir à linha de comandos a ver se já aparece o espaço do disco e formato e crio partição.

Se não der assim vou criar uma partição no disco externo que tenho, instalar lá o Windows, entro na linha de comandos e formato o ssd. Depois tiro o disco externo e instalo o Windows no ssd.
 
Última edição:
Boas,

A mim o que me faz confusão é quando dizes que o disco desaparece, depois aparece e não conseguimos saber onde desaparece.
Desaparece da BIOS?
Desaparece umas vezes e aparece outras na BIOS?
Aparece na BIOS mas depois não aparece na instalação do Windows?

Arranca com a pen do windows e quando executares o Diskpart faz list disk e diz o que aparece, coloca foto tirada com smartphone se puderes.

Cumps
 
O disco desaparece depois da primeira tentativa de iniciar, tanto faz q seja pela pen ou pelo disco.
Imagina, tiro a pilha e volto a pôr, inicio e vou à bios, no boot priorities está lá o disco. Inicio pela pen, como já disse nunca chega às configs do Windows portanto tenho de reiniciar o PC, quando faço isso e volto a ir à bios o disco já desapareceu, tenho de voltar a tirar a pilha. Mas se não der reset e tentar iniciar pela pen já consegue chegar às configs do Windows e consigo ir à linha de comandos, só que quando executo para ver os discos aparece disk 0 com zero mbs e disk 1 que é a pen. Tal como não aparecia na bios não aparece no cmd...

Depois tentei iniciar sem pen, só pelo disco para ver se consigo ir até à reparação automática e daí entrar na linha de comandos, ou tentei atalhos tipo f8 shift ou o que diziam pra fazer em tutoriais, não consigo entrar na mesma.
 
Resumindo o disco só aparece na bios logo depois de fazer reset da mesma. Caso tente iniciar de qualquer maneira ele vai desaparecer quando reinicio sem dar reset à bios. Só consigo entrar pela pen no Windows quando o disco está desaparecido. Eu já mostro exatamente o que falo
 
Boas,

Primeiro temos que ver se o disco é reconhecido sempre ou alternadamente pela BIOS como dispositivo presente e não como iniciável/arranque.
Na BIOS deves ter uma opção... ler o manual dessa board outra vez... vai às boot options e vê se o disco aparece sempre, com prefixo UEFI ou não, mexendo nas opções.

Li agora que a tua BIOS tem esta opção:

SATA Support
Opção 1: Last Boot HDD Only Except for the previous boot drive, all SATA devices are disabled before the OS boot process completes.
Opção 2: All Sata Devices All SATA devices are functional in the operating system and during the POST. (Default) <- confirma que esta é a activa.

Cumps.
 
Back
Topo