Problema Não consigo restaurar versão anterior dos ficheiros

Boas, pessoal. Estou a contas com um grande biscate, mas vou tentar ser o mais breve possível:

Recentemente o meu PC foi infectado por um vírus do tipo ransomware, que encriptou todo o conteúdo. Basicamente, todos os ficheiros que tenho ficaram com a extensão alterada para, no meu caso, ".Nano" (ex: documento.txt.Nano), e em todas as pastas tenho um ficheiro em ".txt" a pedir um resgate para que os meus ficheiros sejam desencriptados.
Pelo que já tenho andado a pesquisar, isto supostamente não tem outra solução senão ter um backup dos nossos ficheiros (eu por acaso tenho um backup).

Mas a verdade é que descobri uma maneira de recuperar os arquivos encriptados. A solução é muito simples, mas ao mesmo tempo complexa. A primeira coisa a fazer é eliminar os vírus, evidentemente.

A parte simples é que tudo o que temos de fazer é:
- Restaurar o sistema através de um ponto de restauro criado antes do PC ter sido infectado;
- Clicar com o botão direito num ficheiro encriptado e escolher "Mudar o nome" para alterar a extensão, ou seja, apagar o ".Nano" (ex: "documento.txt.Nano" passa a "documento.txt");
- O ficheiro volta a ter a extensão de origem, mas ainda não funciona. Para resolver isto, clica-se novamente com o botão direito do rato, escolhe-se "Propriedades", vai-se à aba "Versões anteriores", selecciona-se a versão e clica-se no botão "Restaurar".

A parte complexa é que todo este processo teria de ser feito ficheiro a ficheiro. E repetir este passo em milhares e milhares de ficheiros levaria uma eternidade.
Teoricamente a vida será muito mais facilitada se for ao "Meu computador" e restaurar a versão anterior do disco local "C:", em vez de o fazer ficheiro a ficheiro. O grande problema é que ao contrário dos ficheiros, no disco local o botão "Restaurar" está inactivo, não funciona.

Como posso activar este botão?

PS: Entretanto tenho estado a tentar criar um script.bat que me faça todo este trabalho, caso não consiga restaurar a versão anterior do disco. Neste momento, esse script já renomeia todos os arquivos, mas ainda não consegui pô-lo a restaurar as versões anteriores. Se puderem ajudar eu agradeço.
 
...
Teoricamente a vida será muito mais facilitada se for ao "Meu computador" e restaurar a versão anterior do disco local "C:", em vez de o fazer ficheiro a ficheiro. O grande problema é que ao contrário dos ficheiros, no disco local o botão "Restaurar" está inactivo, não funciona.

Como posso activar este botão?

...
Provavelmente o ransomware desativou essa possibilidade.

Não há backups externos?
 
Provavelmente o ransomware desativou essa possibilidade.

Não há backups externos?

Pelo que já tenho andado a pesquisar, isto supostamente não tem outra solução senão ter um backup dos nossos ficheiros (eu por acaso tenho um backup).
Backup esse que está num disco externo. :)
Mas ainda assim por mera curiosidade gostaria de saber como activar o botão "Restaurar". E quanto ao scritp, era mesmo por questões de aprendizagem, caso eu não tivesse os backups.
 
Back
Topo