Não consigo ver as duas redes Router e Access Point

_DarkLink_

Power Member
Boa tarde malta, eu tenho configurado o meu access point em casa, neste caso é um zyxel p660w v3 em bridge ligado ao router, com o IP fora da pool de dhcp do router meo, que é o thomson tg784.
A questão é que inicialmente conseguia ver bem as duas redes, uma que era Thomson3C3PX1 e outra a que lhe dei o nome de AP, a questão é que agora só vejo uma rede, porque será? Eu andei a ver os canais e pus um canal para cada dispositivo, um no canal 8 e outro no canal 1, mas mesmo assim não vejo o AP..
Alguém tem alguma ideia?
Obrigado desde já ;)
 
Sim tenho, o problema não é esse, aliás, isto não é nenhum access point é um router tal como o thomson, só que como não quero que funcione como router, ou seja, quero que utilize a mesma rede do meu outro router, dai estar configurado em modo bridge. E não existe modo access point no router, tens routing ou bridge.
Alguma ideia pessoal? eu julgo que seja do channel, mas já mudei o channel no router que faz de AP e continuo sem o ver na lista ..
Obrigado ;)
 
Boa tarde malta, eu tenho configurado o meu access point em casa, neste caso é um zyxel p660w v3 em bridge ligado ao router, com o IP fora da pool de dhcp do router meo, que é o thomson tg784.
A questão é que inicialmente conseguia ver bem as duas redes, uma que era Thomson3C3PX1 e outra a que lhe dei o nome de AP, a questão é que agora só vejo uma rede, porque será? Eu andei a ver os canais e pus um canal para cada dispositivo, um no canal 8 e outro no canal 1, mas mesmo assim não vejo o AP..
Alguém tem alguma ideia?
Obrigado desde já ;)

_DarkLink_ podes dizer como metes-te isso a funcionar? É que tenho 1 router zyxel igual e já tentei fazer o que fizeste, mas mesmo em bridge os pc's não se conseguem ligar ao router dá sempre 1erro, mas se desligar o cabo que vai do zyxel para o thomson, os pc's ligam-se ao zyxel sem problema.

Em relação ao teu problema e apesar de na minha situação os pc's não se conseguirem ligar ao router, eles detectam as duas redes wireless, tenho 1 no canal 1 e outra no canal 11.
 
Posso pois, tutorial passo a passo :P

1) ligas o o zyxel ao router meo através de um cabo ethernet numa das portas ethernet do router meo, na outra extremidade (no zyxel) tens de ter ligado também na porta ethernet e não na porta DSL (Atenção a isto).
2) Por defeito o IP do router é o 192.168.1.1 (caso não consigas é porque foi alterado, faz reset no zyxel (clicando com uma agulha no orifício durante alguns segundos) e ele volta ao ip que referi), posto isto, entras na página do router inserindo o respectivo IP.
3) Por defeito o username é "admin" e a password é "admin" , clicas em ir para configuração avançada.

4) No menu do lado esquerdo: Rede>Rede Sem Fios
4.1) Sugiro que cliques em selecção de canal e metas no canal 1 (no da meo convêm meteres no canal 11), mudes a chave pré-partilhada para aquela que tens configura no router meo e que uses o mesmo modo segurança do router meo, clicas depois em aplicar.
4.2) Ainda no mesmo menu clicas em cima em WPS e tiras o "tick" que está em "Activar WPS" e clicas em baixo em aplicar.

5) Vais mudar de menu para: Rede>Wan
5.1) Modas do modo de routing para "bridge", modulação fica em "Multi Mode". Nos três servidores DNS em baixo metes todos configurados para "nenhum", clicas em baixo no botão aplicar.

6) Vais mudar de menu para: Rede>Lan
6.1) Confirma que na secção IP estás a usar o IP 192.168.1.1 e a máscara de rede 255.255.255.0 (sugiro que uses estes IPs porque o router meo por defeito, tem a pool a começar no 64 e vai até ao 253, e o router ocupa o 254, e assim não existem conflitos).
6.2) Vais na secção em cima que diz setup dhcp, e em dhcp metes a opção "nenhum", nos servidores DNS em baixo metes também a opção "nenhum".

7) Vais ao menu Segurança>Firewall
7.1) Desactivas todas as opções relacionadas com firewall (A opção Activar Firewall e Bypass Triangle Route), uma vez que a segurança irá ser feita pelo router meo e não pelo zyxel.

8) Tendo tudo isto feito, sugiro que vás à página do router meo por defeito 192.168.1.254 (user: Administrator, pw: 3!play) e mudes na configuração da interface WLan o canal para 11.


Eu andava com algumas interferências cá em casa, às vezes conseguia ligar a uma e não conseguia ligar a outra, e vice-versa... Depois no outro dia, coloquei de maneira que houvesse uma margem grande entre os canais (1 e 11, como te expliquei em cima), e deixei de ter interferências.
Espero que isto ajude, porque eu tenho as coisas como estão explicadas aqui e finalmente consegui :)
Boa sorte ;)
 
Obrigado pelo tutorial, funcionou tudo de acordo com o mencionado.

Depois de tudo isto configurado tentei fazer outra coisa, lol, foi ligar um switch de 8 portas ao cabo que vem do router meo (para poder ligar outros aparelhos por cabo), e depois ligar o zyxel (ligar aparelhos por wireless) ao switch, aqui a "coisa" já não funcionou. Ou será preciso outro tipo de configuração? Mas pronto pelo menos ligado direto ao zyxel funciona, o resto logo se vê.
 
Tranquilo, ainda bem que conseguiste ;)
Tipo mas não funcionou o quê? concretamente? acederes depois à internet através dos aparelhos que espalham a wireless que ligaste ao switch? Não será a interferência do trafego de tantos APs ? Porque pelo que eu percebi o que querias era ligar muitos (neste caso até 8) APs ao router através do switch? para aumentares a cobertura? é isso que pretendes? Talvez não tenha percebido bem.. mas caso seja isso, deve haver altas interferências, a não ser que metas tudo para usar o mesmo SSID e com a mesma segurança e isso tudo... mas depois não existe transparência para quem se está a ligar à rede, isto é, só te vai aparecer um acesso na lista de redes.. nunca vais saber a que interface WLan estás ligado.. não é que seja útil mas pronto..
Pelo menos tenho quase a certeza que é assim que funcionam as coisas com um switch ;)
 
Estão a misturar as coisas todas ... por isso é que não funciona.

O Bridge é para fazer ligação entre duas redes distintas, ora se metes os endereços na mesma rede ex. 192.168.1.0 ... a coisa não irá funcionar bem.

Se a ideia é fazer a ligação entre os dois dispositivos podes fazer por rede e dividires a pool de IP's

Exemplo: Router-1 IP 192.168.1.1 Pool: 192.168.1.2 -192.168.1.90 Router-2 192.168.1.100 Pool : 192.168.1.101 192.168.1.150

Ficas com duas redes Wireless distintas no entanto na mesma rede e todos vão comunicar uns com os outros sem problemas.
Para a internet terás de definir como Gateway o dispositivo que liga ao modem ;)
 
o que fiz foi:
1º - Fiz as configurações que o _DarkLink_ indicou em cima no ZYXEL e liguei-o diretamente ao THOMSON por cabo nas portas lan como descrito em cima, e funcionou tudo corretamente, mas depois passei ao segundo ponto, ligar 1 switch;

2º - Liguei 1 SWITCH ao cabo que vem do THONSON, até aqui tudo bem porque tudo o que liguei ao switch por cabo funciona, seja box's, pc's, etc. Depois desliguei tudo (box's, pc's, etc) do switch, e ficou apenas ligado o cabo que vem do THOMSON para o SWITCH, ligo o ZYXEL ao SWITCH por cabo (com as mesmas configurações indicadas em cima), e foi aqui que tive problemas em que os aparelhos wireless (pc's, telemóveis) não se conseguem ligar ao ZYXEL, detetam a rede, meto a password, mas diz sempre que é impossivel ligar à rede.

3º - Desliguei tudo novamente, meti só o ZYXEL ligado por cabo ao THOMSON e por wireless os aparelhos ligam todos normalmente.

Por isso é que perguntei se para fazer a 2ª opção que indiquei é preciso alguma configuração diferente.
 
o que fiz foi:
1º - Fiz as configurações que o _DarkLink_ indicou em cima no ZYXEL e liguei-o diretamente ao THOMSON por cabo nas portas lan como descrito em cima, e funcionou tudo corretamente, mas depois passei ao segundo ponto, ligar 1 switch;

2º - Liguei 1 SWITCH ao cabo que vem do THONSON, até aqui tudo bem porque tudo o que liguei ao switch por cabo funciona, seja box's, pc's, etc. Depois desliguei tudo (box's, pc's, etc) do switch, e ficou apenas ligado o cabo que vem do THOMSON para o SWITCH, ligo o ZYXEL ao SWITCH por cabo (com as mesmas configurações indicadas em cima), e foi aqui que tive problemas em que os aparelhos wireless (pc's, telemóveis) não se conseguem ligar ao ZYXEL, detetam a rede, meto a password, mas diz sempre que é impossivel ligar à rede.

3º - Desliguei tudo novamente, meti só o ZYXEL ligado por cabo ao THOMSON e por wireless os aparelhos ligam todos normalmente.

Por isso é que perguntei se para fazer a 2ª opção que indiquei é preciso alguma configuração diferente.

Porque está uma grande salganhada.

Se tiveres o cabo de rede que vem do thompson ligado nas portas de switch, ele vai funcionar como switch, no entanto o dispositivo não vai propagar esse trafego pela Wireless, quero com isto dizer que não vais conseguir obter IP ( pelo menos na teoria pois estando em Bridge, esse trafego não passa para o outro lado, necessitas sempre de um DHCP) faz conectividade para a Wireless uma vez que é um interface diferente, a única maneira de teres conectividade com a
Wireless é pela Wan.


Se queres meter em modo bridge então sugiro que utilizes outra rede para o Zyxel:

Exemplo: 192.168.2.0 IP 192.168.2.1 e distribuição de IP's na mesma rede.

Ou em caso de Routing podes usar as mesmas definições e adicionas as rotas caso eles não consigam comunicar.

Não utilizes os mesmos canais nem chaves de encriptação nos dois dispositivos ou vai causar mais interferência.

Estas a ligar o cabo de rede em que sitio no Zyxel?


Se for confuso peço desculpa, mas escrevi à pressa :P

Tens de o ligar na WAN que é o interface que faz a Bridge.


Eu, pessoalmente configurava em modo Routing:

ou seja o cabo onde ligas a WAN vai para o Outro router, adicionas as rotas ( se precisares depois de ajuda diz ) em seguida cada dispositivo
Ficavas com duas redes que comunicam entre si mas podes controlar essa comunicação via regras de firewall.
 
Porque está uma grande salganhada.

Se tiveres o cabo de rede que vem do thompson ligado nas portas de switch, ele vai funcionar como switch, no entanto o dispositivo não vai propagar esse trafego pela Wireless, quero com isto dizer que não vais conseguir obter IP ( pelo menos na teoria pois estando em Bridge, esse trafego não passa para o outro lado, necessitas sempre de um DHCP) faz conectividade para a Wireless uma vez que é um interface diferente, a única maneira de teres conectividade com a
Wireless é pela Wan.


Se queres meter em modo bridge então sugiro que utilizes outra rede para o Zyxel:

Exemplo: 192.168.2.0 IP 192.168.2.1 e distribuição de IP's na mesma rede.

Ou em caso de Routing podes usar as mesmas definições e adicionas as rotas caso eles não consigam comunicar.

Não utilizes os mesmos canais nem chaves de encriptação nos dois dispositivos ou vai causar mais interferência.

Estas a ligar o cabo de rede em que sitio no Zyxel?


Se for confuso peço desculpa, mas escrevi à pressa :P

Tens de o ligar na WAN que é o interface que faz a Bridge.


Eu, pessoalmente configurava em modo Routing:

ou seja o cabo onde ligas a WAN vai para o Outro router, adicionas as rotas ( se precisares depois de ajuda diz ) em seguida cada dispositivo
Ficavas com duas redes que comunicam entre si mas podes controlar essa comunicação via regras de firewall.

Experimentei ligar o ZYXEl ao SWITCH e configurar o router em modo Routing, e funcionou.
Assim já posso ter o THONSON ligado ao SWITCH, ligo ao SWITCH box's, pc's, tudo o que seja por cabo, e tenho o ZYXEL ligado por cabo ao SWITCH, agora já tenho wireless com ligação á internet pelo ZYXEL.

Muito obrigado aos user's _DarkLink_ e masterpro, senão iria andar às "cabeçadas" a isto durante muito tempo e se calhar até desistir. lol.
 
Back
Topo