Avaria Não faz POST

queiroga12

Power Member
Boa tarde a todos, hoje de manhã o pc estava impecável, agora não está.

sintomas: liga, as ventoinhas funcionam todas (gráfica, psu, cpu, a da torre não mas acho que está partida), discos tb os ouço e periféricos acendiam as luzes...agora depois de várias tentativas deixaram de acender as luzes do rato e afins.

Não ouço qualquer som de POST, já removi tudo excepto cpu e psu da mb e mantem-se tudo igual.

MB: Asus Prime A320M-K
CPU: Ryzen5 1400
PSU: seasonic gx-550

À primeira vista parece ser a MB que deu o berro. Alguma coisa que eu possa fazer mais, ou alguma forma que eu possa confirmar, antes de comprar uma nova?

Obrigado a quem conseguir ajudar
 
estou a tentar perceber como se faz isso, sem muito sucesso. já faz algum tempo desde a ultima vez que me meti nestas andanças. Procurei no manual da MB e não faz qualquer menção. Não sei se é isto, mas tirei a pilha da MB...não faz qualquer diferença.

Agora outra coisa que faz é que o botão da caixa de on/off só liga...para desligar só atrás.

edit: para isso do cmos, não preciso de ter imagem?
 
Vê na página 1-1 do teu manual
Tem lá um par de pinos marcados com o número 11 e o nome CLRTC

Procura estes pinos na tua MB. Desliga a fonte da tomada, ou vira o interruptor da fonte.
Tira a pilha da MB. Pega em algo metálico, e faz contacto entre estes dois pinos, durante 10 segundos.
 
Thx, já vi no manual. Pensei que houvesse alguma secção de troubleshooting e que isso fosse apenas um indicador das sockets e assim.

Já fiz isso, apesar de no manual estar um pouco diferente da mb na realidade. Ainda sem sucesso, está tudo na mesma. Lembras-te de mais alguma coisa que possa fazer?

Obrigado desde já pela ajuda
 
Nop, nada...estive a jogar perfeitamente de manhã, desliguei o monitor e quando voltei ao pc estava assim. O unico problema é que desde há uns tempos para cá, o pc assim do nada reiniciava. sem qualquer padrão, as vezes reiniciava 2 ou 3 vezes por dia, outras vezes ficava mais de 1 semana sem acontecer. Ora acontecia a jogar, ora sem ninguém lá estar. Pensei que fosse algum problema com a fonte mas com isto do covid fui adiando.
 
Nop, nada...estive a jogar perfeitamente de manhã, desliguei o monitor e quando voltei ao pc estava assim. O unico problema é que desde há uns tempos para cá, o pc assim do nada reiniciava. sem qualquer padrão, as vezes reiniciava 2 ou 3 vezes por dia, outras vezes ficava mais de 1 semana sem acontecer. Ora acontecia a jogar, ora sem ninguém lá estar. Pensei que fosse algum problema com a fonte mas com isto do covid fui adiando.

testa a PSU é simples
https://help.corsair.com/hc/en-us/articles/360025085372-How-to-Test-a-power-supply-unit
 
Lembrei-me que tinha uma fonte antiga cá para casa e funciona!! Nunca pensei que a fonte pudesse causar isto, tinha quase a certeza que era a MB.

Muitissimo obrigado pela ajuda!
 
Back
Topo