Não tenho 5.1 no Vista 64bits pk?????

Apcoop

Power Member
Boas.

:x2:lol, eu praticamente ja disse tudo no topico, a pergunta é basicamente pk raio n tenho surround ou o 5.1 no vista 64bits quando ainda por cima, quando faço o teste de som das colunas, tá tudo bem, mas nos jogos e em outras coisas n dá. (o power dvd dá :mad:) Tenho uma placa onboard da realtek, e pouco sei se o problema tá no hardware ou no software.:o

Desde já os meus agradecimentos..;)
 
Boas.

:x2:lol, eu praticamente ja disse tudo no topico, a pergunta é basicamente pk raio n tenho surround ou o 5.1 no vista 64bits quando ainda por cima, quando faço o teste de som das colunas, tá tudo bem, mas nos jogos e em outras coisas n dá. (o power dvd dá :mad:) Tenho uma placa onboard da realtek, e pouco sei se o problema tá no hardware ou no software.:o

Desde já os meus agradecimentos..;)

É mesmo assim... se arranjares solução decente para isso avisa! É a coisa mais irritante do Vista (32-bit ou 64-bit... tanto faz). Também tenho uma placa onboard da Realtek e no Vista esquece, no XP dá na boa. No Vista ele faz um upmix da treta de 2.0 para 5.1. Coisa que no XP dá sem problemas.

Para mim a solução, em música, é usar o foobar2000 e com um plugin fazer upmix para 5.1 e fica 5 estrelas. Em jogos se tiverem mesmo a opção de 5.1 dão bem.
 
Se eu puzer uma X-fi resolve o problema ou nem por isso? é mesmo do sistema? n há soluções possiveis? nem drivers? :S tou memo tramado...
 
Antes de mais, convém saber qual é o codec de som que estás a usar.

Se te estás a referir ao codec na board que aparece no teu "Meu sistema", então é uma Realtek da série 8 ou 10, e não há nenhum problema "grave". Se for mais antiga, pode haver problemas por causa do subsistema de som do Vista, que limita alguns codecs a 2.0 (e outros nem sequer são reconhecidos).

Antes de mais, convém ver se tens os drivers mais recentes e as actualizações do Windows em ordem.

Se estiver tudo bem, pode ser um "soluço" dos drivers. Experimenta desinstalá-los e usar os drivers por defeito do Vista (que está preparado para 5.1 nativamente, e pode aceder a praticamente todas as funcionalidades das placas de som Vista-Ready mesmo sem drivers).

Se funcionar, tenta novamente os drivers da Realtek, pode ser que fosse só um problema de configuração na instalação.

Se nenhuma das opções atrás funcionar, tenham em conta que muitos jogos, em especial os que foram criados para o Windows XP, utilizam (ou podem utilizar) APIs de som não compatíveis com o Vista, como por exemplo o EAX. O Vista pura e simplesmente não suporta 4.1, 5.1, 6.1 e 7.1 por hardware, tem de haver uma camada de software entre o jogo e o subsistema de som do Vista para fazer a "tradução", caso contrário o som só sai em formato de 2 canais. É uma limitação do Vista bastante conhecida, e que levou muita gente a ficar completamente possessa com a Microsoft (e com a Creative, que não se conseguiu adaptar suficientemente depressa).

Até agora, a Creative já conseguiu mitigar alguns destes problemas, mas só com alguns jogos. A Asus diz que consegue restaurar todos os efeitos dos jogos com os drivers das suas placas gráficas; e a Realtek por acaso agora já tem um software Beta para gerir essa situação.

Para utilizadores de codecs Realtek que não consigam ter 5.1 de outra forma, tentem fazer download do "3D SoundBack", na página de downloads da Realtek (aqui). Nunca testei, não sei qual é o suporte a jogos deste software. Mas se não funcionar com os jogos que querem jogar, em princípio não vão a lado nenhum.

Btw, este problema em princípio só devia acontecer em jogos não "Vista-Ready". Os jogos novos já dispensam EAX e afins (ou podem funcionar em 5.1 mesmo sem esses efeitos), por causa do Vista, por isso nesses já não deve haver problemas com som surround.

Espero que ajude.

Cumps.

Miguel
 
Desde já, os meus agradecimentos;). Mas infelizmente nem drivers novos nem esse programa resolveram o assunto. Tou a pensar seriamente voltar a por o xp, acabei de comprar umas colunas 5.1 e não tou nada satisfeito em nao as poder usar:005:.
 
Desde já, os meus agradecimentos;). Mas infelizmente nem drivers novos nem esse programa resolveram o assunto. Tou a pensar seriamente voltar a por o xp, acabei de comprar umas colunas 5.1 e não tou nada satisfeito em nao as poder usar:005:.
Experimentaste desinstalar por completo o software da Realtek para o codec, a ver como é que o Vista se porta com os drivers normais?

Btw, que jogos é que queres jogar com 5.1? E que API de som usam os jogos?

Entrentanto, o x64 geralmente é mais picuinhas com tudo, se puderes experimentar com o x86, tenta. Se não tens mais de 4GB de RAM e programas que a usem, não há grande vantagem... Além disso, é certo e sabido que muito software (incluindo jogos) têm comportamentos meio estranhos em sistemas de 64 bits. Já era a mesma coisa com o XP x64 (embora aí também tivesse a ver com o facto de o XP x64 ser derivado do Windows 2003, de facto).

Pessoalmente, via primeiro se desinstalando os drivers de som funcionava, o que ao mesmo tempo servia para limpar os drivers da Realtek do sistema. Ainda agora tive de fazer isso no XP, para poder instalar os novos drivers...:rolleyes: De outra forma, ou o XP não arrancava ou não tinha som... Ultimamente a Realtek anda a inventar um bocado com os drivers...

Se pasasse a funcionar, dava o próximo passo, reinstalar os drivers da Realtek, a ver se o problema não estará no software.

Por fim, tentava o Vista x86, antes de regredir para o XP. Se gostas do Vista, tenta manter-te, mesmo que seja só com a versão x86.

Cumps.

Miguel
 
É mesmo assim... se arranjares solução decente para isso avisa! É a coisa mais irritante do Vista (32-bit ou 64-bit... tanto faz). Também tenho uma placa onboard da Realtek e no Vista esquece, no XP dá na boa. No Vista ele faz um upmix da treta de 2.0 para 5.1. Coisa que no XP dá sem problemas.

Para mim a solução, em música, é usar o foobar2000 e com um plugin fazer upmix para 5.1 e fica 5 estrelas. Em jogos se tiverem mesmo a opção de 5.1 dão bem.


Como disse aqui nosso amigo,essa tb foi a solução que encontrei,porque tenho som em todas as colunas no windows xp e no vista apenas em 3,sendo como já falei em outro tópico aqui,nas duas colunas restantes da a imprenssão que o cantor gravou a música longe do microfone,pois o som nessas colunas fica uma coisa meio distante e para música o foobar resolve mas em jogos tou praticamente em som3.1 XD.
 
Back
Topo