1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Não vejo os shares de um pc da rede

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por hellaxe, 14 de Julho de 2006. (Respostas: 11; Visualizações: 1016)

1. hellaxe

hellaxe Power Member

Pessoal ando ás voltas com isto e não sei mais por onde ver a resolução.
    É assim: fiz um fresh install no pc da minha mulher à cerca de 1 mês. Na parte da rede só mudei a forma de autenticação nesse pc para aceder aos shares x$ para o administrador, já que estava em Ghest.

Desde à cerca de 15 dias que não vejo as partilhas que tem esse pc: printers, etc.

Ora eu não mexi em nada mas não tenho a certeza se a minha linda esposa fez alguma coisa. Já vi tudo desde as partilhas no "Manage" até ás politicas de segurança e parece-me estar tudo em ordem.
    Consigo aceder ao pc através de autenticação com user e password. Aliás assim que clico nesse pc no network neighborhood aparece logo o screen para fazer a autenticação.

Deêm lá uma ajudita.

Obrigado

Última edição: 14 de Julho de 2006
  2. tkm_[pt]

tkm_[pt] Power Member

Nas políticas de segurança, há para lá uma opção algo do estilo de "permitir o acesso a este computador remotamente". Vê se nessa opção ainda está lá o convidado (gest) ou Todos (everybody).

Uma das primeiras coisas que faço logo após um fresh install é remover logo esta conta de lá para que o ppl não pudesse ver as minhas shares sem uma conta no pc local :).

Além disso, vê se não tirastes o Todos da partilha IPC$ (ou parecido), que também pode (acho eu!) provocar isso.

3. hellaxe

hellaxe Power Member

Pessoal estou na mesma. Dêem lá ideias.

4. _Kosta_

_Kosta_ Power Member

Por acaso o pc tem um ip fixo? Ou está atribuido automaticamente? Os shares com "$" só são visionados em modo administrador (ou conta administrador). Tudo isto verifica se por acaso asp permissões tem a conta Everybody a full control, não convem senão a pessoa pode mudar as permissões das pastas e ficas sem ver. Adiciona a conta \(nome do pc)\administradores e faz Replace child folders etc. Entra no pc como administrador local e podes ver tudo na boa.

Peace.

5. hellaxe

hellaxe Power Member

Não se foi perceptivel mas são as shares normais que não vejo. Partilhei directorias e não as vejo sem me autenticar primeiro como admin.

6. tkm_[pt]

tkm_[pt] Power Member

Este problema está difícil de resolver!
    O outro PC tem firewall?
    A conta de convidado está activada nesse PC?
    A partir do outro PC, consegues aceder ao teu PC?

7. hellaxe

hellaxe Power Member

respondendo:

1-firewall windows
    2-a conta ghest não está activada
    3-sim.

8. ShadeX

ShadeX Power Member

Hellaxe, escalarece ai uma cosia que ainda não percebi. Quando acedes ao outro PC, ele pede auth, e tu fazes o login como admin e corre tudo ok? É que se for, a tua conta e credentials normais não funcionam, pq provavelemnte não existes naquele PC.

Long version:

Só tens dois modos de acesso. Strong auth e weak auth. No primeiro tens de ter as mesmas contas e passwords em todas as boxes (ou um domain controller contra o qual toda a rede se autentica). No segundo basicamente não tens restrições, é totalmente á pai Adão.

Assumindo por um momento que a box nova é um XP Pro e o teu outro PC nem password tem na tua conta, mal tentas aceder ao PC da esposa, ele checka as rules que por defeito dizem que login sem passord nem pensar (o que é uma GoodThingTM). No caso de teres uma password, ele checka se localmente tem esse user, e com essa password (que é o caso mais provavel de não estar a acontecer...). Falha, e pede novas credenciais. Quando tu lhe dás as de admin, pra ele tudo ok.

Assumindo que não estás a dar de caras com um prob qqr do Win (e em SMB/CIFS quase tudo qualifica como problema...) e asumindo que não vais ter um domain controller a jeito, começa por criar contas paralelas nos 2 PC's. Com password. É chato e tal mas é como é suposto funcionar. A parte "free-for-all" é patch mal feito para "apaziguar" users toscos que acham que dá demasiado trabalho fazer login.

Em seguida, mas pastas partilhadas vai dar uma voltinha as perms. E não são só as de rede.As perms do filesystem local tambem, pq essa são as que contam mais. Nas de rede podes ter everybody, metes Admin only no filesystem local e pronto, não tens acesso á mesma. Na root das partilhas mete explicitamente quais users podem fazer o quê e liga nas propriedades avançadas para que as perms se propaguem aos subfolders.

Com isto feito deixas de ter duvidas ao nivél de auth. A partir dai podes investigar probs mais "esotéricos". Mas pro norma começa logo a funcionar...

9. hellaxe

hellaxe Power Member

ShadeX obrigado pelo teu post.

Talvez não me tenha feito entender:

Quando instalas um Xp de raiz ele coloca logo algumas partilhas disponiveis: um ahared docs do teu user, as printers e mais qq coisa.
    Quando procurar no teu workgroup o pc que querers, clicas nesse pc e ele mostra esses shares sem precisares de autenticação.
    Comigo isso não acontece. Portanto quando acedo aquele pc pede logo a autenticação.

10. ShadeX

ShadeX Power Member

Hmm, não vou teimar pq não vejo um XP não-modded á anos, mas se bem me lebro, por defeito, não tens logins não auth, ou seja, sem pass. Quanto a colocar certas pastas em share, isso depende de teres ou não o simple file sharing ligado ou não. Mal desligas o dito, as shares "automágicas" vão todas pró buraco.

Mas como eu disse, o mais fácil para verificares a coisa é teres pass, criar uma conta no outro pc com mesmo uname/pass e em seguida ires ao teu pc e numa janela de explorer qqr fazes

\\ipdocomputadordaesposa

Se não houver avarias estanhas em termos de registry e policies, tens acesso imediato as shares disponivéis, depois disso, bom, cada uam delas terá o seu set de perms.

Qqr modo, o teu post expõe (uma vez mais...) a diferença entre criar-se soluções "automágicas" vs ensinar os users a fazer as coisa como deve de ser.

11. hellaxe

hellaxe Power Member

Eu sei fazer as coisas como deve de ser, não quero é que cada vez que tenha de imprimir na laser ter de me autenticar primeiro no pc dela.
    Percebeste! É chato........
    Anyway amanha vejo melhor isto. Obrigado.

12. tkm_[pt]

tkm_[pt] Power Member

Um XP instalado de raíz não te vai pedir autenticação para acederes às partilhas! Alguma setting teve que ser alterada para que isso acontecesse.

Quais são as settings da firewall, isto é se houver alguma?

Partilhar esta Página