NAS básica

Ruben.foliveira

Power Member
Boas! pretendo adquirir uma Nas básica para conseguir aceder aos meus trabalhos em qualquer lugar remotamente.
entre as opçoes vi as seguintes:
SYNOLOGY DS124
QNAP TS-233
Western Digital My Cloud Home
A última se for a opçao de 3gb custa o mesmo das anterior, sendo que nas outras ainda terei de comprar o disco à parte. No entanto penso que se mais tarde quiser colocar um disco maior não mo permite fazer.
Algum conselho? a nível de performance haverá muita diferença?
Cumps

Boas,
Percebo a ideia, mas deves evitar ao máximo expor um dispositivo desses na internet da forma como descreves sem tomar precauções sérias.

Tens um artigo da própria qnap que descreve esta situação:
https://blog.qnap.com/en/nas-internet-connect-en/

É importante estares familiarizado com o que o artigo explica de modo a que te faça sentido e que saibas como actuar.

Cada pessoa tem um nível de tolerância diferente ao risco, mas quando o tema é proteger dados pessoais, segurança nunca é demais.
Mais vale configurares um servidor de VPN (wireguard) para te ligares a casa do exterior, e a partir daí acederes ao NAS, do que o expor à internet directamente. Há várias formas alternativas de resolver o problema, mas uma VPN em casa é a solução mais popular. Up to you.

Caso o tema seja demasiado técnico para ti, sugiro que pares e não avances, porque muito provavelmente, não compreenderás o que se segue adiante caso insistas em expor o NAS na internet.

Sem conhecimentos técnicos, mais vale pagares um valor anual para teres mais espaço numa cloud pública.

Em relação aos NAS em si, a performance resume se à velocidade do disco essencialmente, visto que todos os NAS têm, pelo menos, uma porta gigabit. Se algum dos nas que estás a ponderar só tem uma porta, nem te adianta comprares um SSD, porque nunca vais tirar partido da velocidade que um SSD te possibilita, visto que a velocidade máxima teórica de uma rede gigabit é de aproximadamente 115MB/s a 120MB/s. Hoje em dia a maioria dos HDDs entrega essa velocidade em leituras sequenciais.
Um QNAP/Synology, a meu ver, será sempre melhor opção do que um western digital my cloud porque tem muito mais funcionalidades. Tudo se irá resumir ao que procuras e à disponibilidade financeira.
Tenho um QNAP e um Synology, e ambos têm prós e contras que acabam por os equilibrar, mas a preferência recai essencialmente no que procuras num nas.
Synology é mais popular por ter um interface de gestão mais "clean" do que o QNAP. Ultimamente a QNAP tem tido problemas de estabilidade nos firmwares mais recentes, mas a synology é muito demorada a actualizar versões de componentes essenciais como o container manager, por exemplo, que está "preso" ainda numa versão de docker antiga. Mas é estável, disso não há dúvidas.
Ambas são rápidas a responder com correcções a vulnerabilidades de segurança e são bastante transparentes sobre as falhas corrigidas.
Pagas mais por synology/QNAP, mas tens todo um vasto mundo diante de ti que um WD my cloud não te dá por ser mais básico.
No meu caso comprei um QNAP TS-131 de uma baia há uns anos, e mais tarde arrependi me precisamente porque a expansão não era possível como mencionas, embora seja possível comprar uma DAS usb-C de 2 ou 4 baias para resolver esse problema: QNAP TR-002 ou TR-004, mas é mais dinheiro desnecessariamente.

Tudo depende do que procuras.

Tudo a correr pelo melhor.

Última edição:
Back