1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

NAS com RAID5

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por reise, 21 de Novembro de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 1039)

1. reise

reise Power Member

Boas pessoal,
    estou a pensar construir um NAS com raid 5 para a minha casa, e para já todas as placas que vejo que fazem isso por hardware são carissimas.
    Como eu não estou interessado em ter velocidades estonteantes estava a pensar montar uma board com um E2140 e fazer RAID5 por software com o FreeNAS.
    As minhas dúvidas são as seguintes:
    - Alguém sabe de alguma placa com raid 5 por hardware barata?
    - Alguém sabe de alguma caixa (NAS) com raid 5 barata (até 250€)?
    - Alguém usa/usou o FreeNas com raid 5 por software? E que tal?

A minha ideia é comprar 3x500GB (300€) e gastar mais 200-250€ no resto do hardware para ter 1TB em RAID5.

Cumps,
    Eduardo

2. xupetas

xupetas Banido

Por pontos:

a) define barata
    b) não
    c) Já e usei em produção. Decidi no entanto optar por fazer o mesmo com uma box de linux visto existir mais documentação sobre isso. Mas raid por software é o mesmo aqui ou na china e até agora uso e recomendo. Neste momento uso Opensuse10.2 com ISCSI para a mesma função...

Ps: a razao pela qual mudei do freenas pro suse é pq a interface do freenas é buggy e não me entendia com os comandos de BSD

Última edição: 21 de Novembro de 2007
  3. reise

reise Power Member

Até 150€ para a placa considerava aceitável.
    Só estava a pensar usar o freenas por causa do tamanho e da facilidade de instalação. Mas em casa uso ubuntu e estou contente, se calhar para o nas vou usar a mesma coisa.

Já agora o opensuse tem alguma coisa a mais que o ubuntu para facilitar o raid5?

Obrigado pelas respostas.

4. xupetas

xupetas Banido

Simplesmente gosto mais de opensuse.

5. ShadeX

ShadeX Power Member

Reise, se a box apenas faz de NAS não vai ser o RAID5 que te vai chatear. Provavelmente até te safavas com muito menos CPU. Já se meteres Gb e quiseres "atestar o pipe" então ai a coisa é outra...

6. reise

reise Power Member

Vou meter Gb na rede mas não tenho necessidade de encher, basta-me que consiga 100Mb de throughput.
    Já estive a ler no slashdot (alguém lá teve a mesma ideia!) e tem muita gente contente com o raid 5 por software. Agora vou ver se aparece alguma promoção natalicia para comprar o material.

Obrigado a todos pelas ideias e depois posto aqui os passos.

7. ShadeX

ShadeX Power Member

100 não vais ter :) Mesmo um 8169 que é uma valente treta e a ser abastecida por um HD sozinho dava-te uns 20 e tal 30 MB/s. Acesso sequencial a ficheiros grandes, entenda-se.

8. xupetas

xupetas Banido

Hm? em raid5 isso é mais que suficiente para teres essa velocidade!

9. ShadeX

ShadeX Power Member

Acorda xupetas, ainda estás a dormir :) ...

Lê lá bem, eu não disse que ele não ia chegar aos 100Mb e sim que ia passar e um bom bocado disso...

10. reise

reise Power Member

Já tenho o processador! Só falta o resto tudo à volta! :)

Uma promoçãozinha de Natal para comprar os discos é que era...

11. Kermit the frog

Kermit the frog I quit My Job for Folding

Como está esse projecto? Estou bastante interessado em ter feedback daqui, já que estou a pensar em montar algo semelhante.

Btw, algum artigo/site/wiki/wtv, que aconselhem a ler religiosamente? :)

12. reise

reise Power Member

Acabei de montar o material.
    [​IMG][​IMG]
    [​IMG][​IMG]
    [​IMG][​IMG]
    [​IMG][​IMG]
    Instalei o ubuntu e criei o raid5, comecei a copiar coisas para lá! Até agora cerca de 400GB...
    Tudo muito fácil, se precisares de ajuda diz alguma coisa.

Neste momento estou a mudar da casa por isso ainda não tenho isto a funcionar 24/7.

13. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Tiveste sorte disso não dar barracada.

Eu tava mesmo mesmo mesmo pra montar um NAS igual, mas depois de ler que havia problemas de sync entre sw raid5 e o dm-crypt que levavam a perdas totais da informação no array deixei-me disso.

Em relação ao OP as placas mais baratas que encontrei com hw raid verdadeiro andavam na casa dos 350€ com para dois canais.

14. xupetas

xupetas Banido

não uso dmcrypt para encriptar as transferências de e para o raid device. Não há necessidade com o sistema que era.

15. reise

reise Power Member

Um dos problemas que deparei com o raid por hardware era que se a placa fosse à vida só com outra igual é que se conseguia recuperar os dados, não sei se é verdade, apenas venderam-me a ideia!

Outro problema, é o preço. Para uma utilização pouco intensiva raid por software acho que é mais que suficiente.

E não uso encriptação do file system, por isso não posso falar sobre o dmcrypt.

16. dvfer

dvfer Power Member

Boas!

Decide aproveitar este tópico para colcoar umas dúvidas.

Eu queria montar na minha casa um fileserver em RAID 1, por software. A minha dúvida é saber em que filesystem ficam os ficheiros num sistema RAID? ou seja, se eu retirar um dos discos do array, em que filesystem ele estará?

desculpem se a duvida for mt noob....:)

17. xupetas

xupetas Banido

em nenhum. estará dentro de um slice de raid. teras como tal de montar o slice e em seguida acederes ao filesystem. que podera ser o que tu escolheres.

Partilhar esta Página