Dúvida NAS, como fazer

Mr_Padre

I own boinc AND folding!!
boas, tava em conversa com um amigo e ele falou me qe se calhar seria boa ideia arranjar um NAS para mim... Eu ja tive a ver na net e basicamente percebi qe dava para meter la varios HDD e dps tds os pcs na rede conseguiam aderir ao conteudo... É assim tao fácil ou tá me a escapar algum promenor importante? outra duvida, esse meu amigo sugeriu isso para evitar estar sempre com discos externos e pens a passar coisas entre os meus pcs, nomeadamente filmes... atraves de um NAS conseguiria ver filmes em 1080p sem breakes atraves de todos os pcs?
 
Em teoria funciona como te disseram, depois depende um pouco da tua infraestrutura de rede, por exemplo se estiveres a partilhar os ficheiros em 1080P na tua rede wireless (partindo do principio que é o normal ZON ou MEO) vais sempre estar limitado por possiveis congestionamentos na rede, mas apartida funciona sem grandes soluços, o NAS dá te uma enormidade de soluções no que diz respeito a partilhar ficheiros podes por exemplo por o NAS a fazer stream, resumindo é uma solução prática e com um bocado de leitura poes isso a trabalhar, com a vantagem que praticamente qualquer computador serve para montares um NAS.

Mas por exemplo se pretendes apenas partilhar os filmes na rede local para depois poderes ve-los em outros PC´s podes optar por simplesmente partilha-los na rede através do PC onde eles estão guardados.
O windows tambem permite a partilha de ficheiros, actualmente mesmo os routers da meo ou da zon entre outros, permitem ligar discos externos e partilha-los na rede local e até mesmo para a internet apartir de FTP.
Mas o NAS acaba por ser uma solução mais completa, porque te dá muitas opções a nivel de partilha e armazenamento.

Eu ando com umas ideias de converter um disco externo que tenho aqui por caso e que já não uso muito, num NAS o unico senão é que já não tenho equipamentos para o ligar :), ando a pensar em comprar um NAS USB ADAPTER ::: (agora não sei é se este tipo de equipamentos vale alguma coisa)

https://www.amazon.co.uk/dp/B002U9JKC8/ref=nosim?tag=zwame02-21
 
Última edição:
por acaso tenho CV lol tenho um router da TP link acho...eu ao partilhar os videos pelo windows eles breakam bastante... por isso e qe pensei no NAS... pensei qe poderia resolver esse problema
 
Hummm se a experiencia pelo o windows é negativa provavelmente o problema será mesmo a infraestrutura de rede a limitar, podes sempre fazer a experiencia montas um NAS numa maquina virtual e testas a ver se consegues obter melhores resultados com o NAS, mas duvido nestes casos a rede normalmente é o principal limitador.
 
mas a rede nao tem propriamente a ver com a net em si pois nao? eu mesmo qd nao tenho net tenho acesso aos ficheiros partilhados...
 
Não tem a ver com a velocidade do serviço de internet em si, tem a ver com os equipamentos de rede o router e as placas de rede que estás a usar.
 
a placa de rede é a onboard... o router é um tp link... sera qe ta mal configurado? ou qe preciso de um router melhor?
 
mas a rede nao tem propriamente a ver com a net em si pois nao? eu mesmo qd nao tenho net tenho acesso aos ficheiros partilhados...

O que o iecosta quer dizer com rede, é a tua rede local, isto é os equipamentos que tens ligados ao teu router via cabo/wireless, e a limitação que ele fala deve-se normalmente aos equipamentos em si usados pelas operadoras. Não sei qual o equipamento usado no teu caso com a Cabovião, mas se der para trocar por outro de características superiores, à partida a velocidade de transferência seria maior.

EDIT: sim quanto maiores forem as velocidades de transferência permitidas pelos equipamentos (router, placa de rede, wi-fi, etc), e dependendo do nº de equipamentos na rede, mas à partida notas sempre ganhos na velocidade de tranferência, e assim menos lag ou breaks.
 
Última edição:
a cabovisao so da modem... nao tem a ver com o router... o router somos nós qe temos de ter um... por isso ter CV ou nao é igual e nao tem a ver... a meo e a zon dao router, a cabovisao nao... tenho um modem qe dps ligo ao meu router... por isso e qe disse qe se calhar ta mal configurado ou devo de precisar de um melhor
 
Por wireless só se for tudo wireless N, se não chapeu, por cabo é limpo, então se for gigabit, não vais ter problema nenhum, nunca.
Quando à NAS, podes montar uma NAS com um PC bem fraco, tipo VELHO, uma carrada de discos e metes o FreeNAS nisso para teres tudo perfect :)
Com isso ficas com uma NAS completa e totalmente profissional xD Dá pa fazer tudo o que outras NAS a custar balúrdios fazem.
 
a cabovisao so da modem... nao tem a ver com o router... o router somos nós qe temos de ter um... por isso ter CV ou nao é igual e nao tem a ver... a meo e a zon dao router, a cabovisao nao... tenho um modem qe dps ligo ao meu router... por isso e qe disse qe se calhar ta mal configurado ou devo de precisar de um melhor

Ah, ok, então mas qual é o modelo do router?
É que é estranho teres isso ligado por cabo e teres breaks. Neste caso é o pc que faz stream que está a fazer o decode?
 
Por exemplo no meu caso com o router meo e a partilhar 2 discos externos por usb diretamente ligados ao router o melhor que consigo a nivel de velocidade na rede local é isto. ( e isto já me permite ver filmes sem qualquer problema )


Velocidade de Leitura 16Mbits
Velocidade de escrita 4Mbits

Atenção que pode existir tambem outro limitador que é a velocidade dos discos rigidos, neste caso não sei se será o caso porque são 2 discos já relativamente antigos.

ImageShack.us

Dark Kaeser eu pelo que entendi ele está a fazer partilha de ficheiros pela rede neste caso, não existe streaming é uma simples partilha de ficheiros.
 
Última edição:
agora nao tou em casa nao sei o modelo ao certo... mas qd chegar posto aqi.. como vejo qual é o qe esta a fazer decode? seja qual for ambos deviam de o fazer sem problemas, um tem um 2500k+7970 e outro um q9550+CF de 5850

a ideia seria mesmo usar um pc qe tenho aqi qe raramente uso para fazer de NAS, e meter os meus discos todos la... eu mesmo por cabo ou wireless N tenho breaks...

EDIT: como posso ver a qe velocidade partilho e recebo na lan?

EDIT2: os meus discos sao todos de 7200rpm, 3 F3 de 1tb e 1 F3 de 500gb...
 
Última edição:
Se estás a fazer partilha de ficheiros em um pc e a acede-los apartir de outro na mesma rede, o servidor onde está alojado o ficheiro não está a fazer decode de video, quem o faz neste caso é a maquina que acede ao ficheiro.

Para veres a velocidade da lan faz um teste com o Lan speed test

claramente o problema não é dos discos.
 
O stream via Windows deve usar o WMP, quando vês os filmes a 1080p em qualquer desses pc usando o WMP notas algum break? Ou dá para usar outro leitor?
 
eu uso o vlc para ver filmes... nunca uso o WMP... entro na pasta qe ta partilhada e abro normalmente como se o filme tivesse no pc onde tou a mexer
 
como faço para testar com o lan speed test? qe pasta meto e onde? tenho 1 pc principal com 5 discos e dps tenho 2 ligados por cabo ao router e uns portateis... como e qe faço para ver?
 
Back
Topo