Discussão NAS (Funcionalidades)

toninho_77

Power Member
Boa noite,

Estive aqui a ler alguns topicos sobre NAS e fiquei com algumas dúvidas sobre adquirir uma NAS ou não.
Passo a explicar, tenho já a alguns anos uma Nas Iomega Storcenter IX2 (2 TBx 2TB), serve exclusivamente para armazenamento de dados e backups dos equipamentos cá de casa, às vezes até me esqueço que existe, o que é certo é que dá imenso jeito.
Até ao momento tenho estado satisfeito, contudo ultimamente tenho visto reviews internacionais de NAS qnap e synologic e sinceramente encontrei aqui um outro mundo, nomeadamente no que diz respeito às apps que essas NAS fornecem (que neste momento não tenho na minha).
Resumindo aqui um pouco o que gostaria de saber é o que realmente posso ganhar na prática substituindo a minha por uma usada ou nova destas gamas mais actuais (qnap ou synology) , ou seja, o que posso fazer a mais para além de armazenamento de dados?
É já agora de vossa experiência, que usos dão diáriamente às vossas NAS?

Espero ter passado a pergunta correctamente.

Saudações.
 
O que queres fazer mais?
Servidor plex?
Download torrents, servidor vpn, backups automáticos, nvr... Até podes instalar uma vm com Linux ou Windows
 
Servidor FTP, web hosting, etc...

Tudo depende do que pretendes fazer como ele, eu tenho um Synology 218+ que uso apenas para backups como tu, mas para mim compensa pela velocidade de acesso, possibilidade de programar rotinas, etc...
 
Quando falamos destes serviços:
Ftp, web hosting, VPN etc estamos a falar de custos adicionais?
Cumps.
Gostava de saber o mesmo visto que para mim é um novo mundo e tb ando de mira no synology 218. E em relação aos discos vejo discos da WD que mencionam NAS, tem que ser deste género? Ou podem ser dos outros normais de PC? Qual a diferença duns para os outros? Obrigado
 
Os discos próprios para NAS estão otimizados para trabalharem dessa forma. Instalar um disco de desktop num NAS é meio caminho andado para ter problemas. Já passei por isso e mudei para discos específicos para NAS. Atualmente tenho WD RED num NAS Synology, mas cada marca tem os seus modelos para NAS, como os IronWolf da Seagate.

https://blog.synology.com/xmas-wishlist-why-choose-nas-drives-over-desktop-drives-for-your-nas/
Obrigado, mas esse Red não têm a designação escrita NAS certo!?
 
Obrigado e existem diferenças entre os normais e os pro? Em termos de NAS, as ASUSTOR são boas em termos de software? Isto é tem ftp, acesso fácil através de outras redes e através de dados ou mais vale ir para uma synology? Que modelo aconselhas? Obrigado.

Isso não sei, espera por outras respostas. Inicialmente comprei uns discos Samsung para desktop que avariaram. Depois comprei os RED há 6 anos e ainda estão a funcionar sem um único problema.

Aqui fica um canal no Youtube sobre NAS:

https://www.youtube.com/user/naseros/videos
 
Synology DS210+, mas estou a pensar mudar, apesar de estar afuncionar bem. O problema é que já não tenho mais atualizações de software por parte da Synology, pois o processador é de 32bit.
 
Não sei se está explicito mas o serviço de VPN dos NAS é para tu usares de fora da tua rede (de um sitio qq ligada à internet) para acederes ao NAS, não um serviço de VPN para usares dentro de casa para o operador não saber o que estás a fazer.
Só para clarificar.
 
Back
Topo