NAS/HOME SERVER?

iRPC

Power Member
Bom dia,

A ver se me ajudam aqui com uma ideia...que gostava de executar :) Desde que em 2020 ficámos em casa, comecei a olhar para os sistemas NAS com alguma curiosidade :) Aqui no escritório temos uma (recentemente adquirimos uma 2ª, para fazer backup da 1ª), que através de OpenVPN acedemos...e trabalhamos normalmente.

Andava aqui a magicar o que fazer com um pc que tenho...e que está praticamente parado desde que foi comprado (tem umas horas de uso...desde há uns anos!).

Ora, como normalmente tenho documentos na dropbox, no mega, no googledrive, etc... e acedo a essas coisas através do pc no escritório...ou do smartphone na rua. Em casa tenho um WD com 6tb, onde guardo algumas coisas maiores.

Seria possível passar este computador, para um tipo de NAS/Servidor caseiro, com acesso exterior, e em que possa colocar os meus documentos no mesmo sitio, e sem problema? Qual o tipo de sistema operativo, para quem sempre trabalhou com windows, é que pode servir para este fim?

Especificações do PC:

HP Pavilion 570-p022np

AMD A12-9800 (Bristol Ridge)
8 + 8 GB DDR4-2400
Radeon R7 450 2 GB (128 bits) GDDR5
SSD 120gb + 1 TB SATA 7.200 RPM

(Tenho uma série de discos (750gb + 750gb + 1500gb .. que poderia colocar para aumentar o armazenamento..ou comprar um disco de 3 ou 4tb, que já é mais do que suficiente para os próximos anos e não sobrecarregar a caixa, que é pequena, com tantos discos lá dentro).

Obrigado desde já pela possível ajuda!
 
Se é apenas para guardares ficheiros, e aceder remotamente, podes instalar uma distribuição linux qualquer e depois instalares:
- Nextcloud: mesmas funcionalidades da dropbox, google drive, etc, com aplicações para telemóvel e PC para os vários sistemas operativos
- Servidor VPN Wireguard: mais rápido que o Open VPN

Não te esqueças de fazeres backups, senão se o disco for à vida perdes a informação toda.
 
Antes de mais, obrigado pela rápida resposta! Vou dar uma vista de olhos nas sugestões.

Mas é possível ser em windows em vez de linux? Uma vez que o HP tem uma licença original... :)
 
Não conheço nenhuma solução tipo Nextcloud para windows.

Podes instalar um servidor wireguard no windows.
Também tens a opção do Tailscale, em que só tens que instalar o programa deles em cada equipamento que comunique com os outros.

Tens vários tutoriais de como instalar linux e o Nextcloud. Começa por instalar uma distribuição user friendly, como o Ubuntu ou Mint. O linux avançou muito e já está muito mais simples. Podes ter o windows e linux instalado ao mesmo tempo no PC, quando instalares o linux ele sugere-te como deves encolher a partição do windows para depois criar as partições necessárias do linux e depois faz de forma automática.
 
Se é apenas para guardares ficheiros, e aceder remotamente, podes instalar uma distribuição linux qualquer e depois instalares:
- Nextcloud: mesmas funcionalidades da dropbox, google drive, etc, com aplicações para telemóvel e PC para os vários sistemas operativos
- Servidor VPN Wireguard: mais rápido que o Open VPN

Não te esqueças de fazeres backups, senão se o disco for à vida perdes a informação toda.


Quando aos backups, uma dica que eu utilizei para o pc do meu pai:
sistema operacional a trabalhar num ssd, e a "tralha" guarda num disco mecanico...

Até aqui tudo normal, só que o Disco / drive que lhe che criei, e chamei DRIVE "X" no fundo, e apesar de ser um disco "mecanico", na verdade são 2!

são 2 hd's em raid!
o que está num, esta noutro!!!

Assim, ele pode ter lá com alguma comodidade ficheiros, sem ter que estar sempre a criar copias de segurança.

Claro que convem faze.las de tempos a tempos, mas fica um nadinha mais seguro!


Portanto, a ideia e aproveitar discos "velhos", com pouca capacidade, ou com alguma, e dar uso aos mesmos, EVITANDO assim comprar discos novos.
Claro que os inconvenientes, e que a bord necessita de ter mais algumas portas sata...



Desculpem um bocado o meu off-topic, mas no fundo dis respeito a backups!
 
RAID não é backup. O RAID dá-nos redundância de discos, mas não é um backup.
O RAID não protege em caso de:
- Falha no computador que afete ambos os discos.
- Incêndio ou inundação da sala/edificio onde está o computador
- Ataque de Ramsomware ou virus
- Se um ficheiro ficar corrompido por alguma razão, ou apagares por engano, o RAID não te salva

Um backup permitirá recuperar os dados em caso de perda dos discos.

Idealmente deveremos seguir a filosofia 3-2-1, ou seja:
- ter 3 cópias dos dados
- 2 das cópias onsite mas em suportes diferentes, por exemplo no computador com RAID e num disco externo
- 1 das cópias offsite, por exemplo noutro edificio ou na cloud

Eu tenho um NAS com dois discos em RAID 1 onde tenho os meus dados, e faço backup para um disco externo e para o onedrive.
 
Antes de mais, obrigado pela rápida resposta! Vou dar uma vista de olhos nas sugestões.

Mas é possível ser em windows em vez de linux? Uma vez que o HP tem uma licença original... :)
Já venho tarde mas o Nextcloud está disponível em contentor Docker e existe Docker para Windows.
Experimentei no meu computador em tempos e funcionava muito bem. Ficou só pela experiência porque aumentou o bichinho de arranjar um NAS.
 
Back
Topo