Dúvidas NAS Mini ITX ou Dispositivo ready to go?

only_me

Power Member
Boas,
Pretende criar um local de armazenamento de dados com RAID-1,tive recentemente um problema com um disco externo, o qual perdi muita informação, e não pretendo que tal volte a acontecer. A minha duvida é, qual o caminho a seguir.

montar um PC Mini ITX, e colocar o FreeNas?é facil de trabalhar/configurar?ou comprar um ready to go?algo como um Synology ou Qnap?

Pretendo usar o mínimo possível de €...
 
Bom dia.
Vejo aí dois problemas juntos:
- Pouco conhecimento técnico que permita suportar um FreeNAS no futuro
- Limitação nos custos

É que, quando é para instalar e correndo tudo bem, a maioria até se safa, com youtubes, tutoriais e afins. A tourada começa quando aparecem os problemas. Nessa altura, imaginas-te a "perder" tempo (por vezes, muito!) a investigar e testar uma ou várias possíveis soluções?
Se não, então o ideal será passares para uma solução chave-na-mão. Agora isso, leva-te até à outra parte, os custos. Uma solução Syno ou Qnap (dentro do que é mais aceitável), tem alguns custos.

Comparativamente, as duas soluções vejo o seguinte:
Vantagem de uma NAS Home Made:
- Menores custos (dependendo, naturalmente, do hardware escolhido)
- Escalabilidade (dependendo, naturalmente, do hardware escolhido)
- Usabilidade (se um dia não precisarem, a máquina servirá para outra função qualquer)

Desvantagem de uma NAS Home Made:
- Conhecimentos técnicos da solução em caso de problemas
- Tempo consumido para implementar
- Consumo energético, em regra geral, mais elevado

---------

Vantagem de uma NAS chave-na-mão:
- Tempo de implementação
- "Stress-Free", por exemplo, a Synology tem suporte remoto em caso de problemas (dependendo das situações, claro)
- Consumo energético geralmente mais baixo

Desvantagem de uma NAS chave-na-mão:
- Custo mais elevado, na relação hardware / performance
- Escalabilidade muito limitada e é quando existe essa possibilidade

Isto é o que me lembro, assim de cabeça.
 
Boas.
Eu de momento tenho freeNAS instalado em uma máquina com 1 i3 6100 com um disco de 500gb e outro de 1tb.
No início era complicado porque por exemplo no início do FreeNAS fazias update do sistema e ficavas sem a informação do disco. Agora isso já não acontece e está mais amigável ao utilizador.
Outra vantagem é poderes criar vm’s. Eu tenho e funcionam muito bem.
Depois isto com placa gigabit as velocidades são mesmo altas de transferência de dados. Neste momento acho que o FreeNAS é mesmo uma opção para ti. Em termos de raid é feito por software. Imagina que o pc morre. Metes os divos em outra máquina com FreeNAS e fazes import dos volumes e pronto. Está feito. E o restore das configs.
 
Back
Topo