NAS vs Disco externo

lordminimus

Power Member
Boa tarde, irei montar um pequeno sistema de videovigilancia em casa com câmara ip, quero guardar as fotos e vídeos, mas um NAS engloba algum investimento e depois pensei que um disco externo ligado ao router poderá fazer a mesma função nao?

O problema secalhar é estar 24h/7 a rodar avaria rapido nao?
 
Um Nas de uma baía não é caro e tem diversas outras funções.

Pode ser que o router e o controlador do disco permita ele fazer spindown. Não tens maneira de testar?
 
Um Nas de uma baía não é caro e tem diversas outras funções.

Pode ser que o router e o controlador do disco permita ele fazer spindown. Não tens maneira de testar?

Ja experimentei uma caixa externa 2.5 e o disco fica sempre a rodar.

Que outras funções? O mais barato que encontro é 100€ sem disco.
 
O NAS tem funções internas que te podem ser uteis, é veres o que pode ser-te util.
100 a 130 já compras um da Synology de duas baias.
 
Ja tenho a camara mas a pagina do browser aparece vazia depois de fazer o login.

Dá me ideia que nao executa o flash ou algo do género. O que faço?

Isto em qualquer browser...
 
O NAS tem funções internas que te podem ser uteis, é veres o que pode ser-te util.
100 a 130 já compras um da Synology de duas baias.

Onde?

Acho que vou comprar um NAS, mas preciso de escolher qual o tipo de disco e a NAS mais indicada e nao percebo muito do assunto.

Quero fazer backups dos pcs ca de casa, receber as imagens das câmaras e aceder fora de casa.

Alguma ajuda?
 
Os fabricantes de discos têm discos específicos para NAS, Seagate Ironwolf e WD Red, e se pretenderes até discos específicos para Surveillance, os Seagate SkyHawk e WD Purple, de notar que estes últimos são disco de 5400rpm, pois o foco não é a performance.

https://www.seagate.com/gb/en/internal-hard-drives/hdd/
https://www.wd.com/products/internal-storage.html

Em relação a receber as imagens das câmaras, deduzo que queiras dizer ver o live feed das imagens das câmaras, é uma questão de ver o software, exemplo da TP-Link
https://www.tp-link.com/us/support/faq/304/
 
E qual a melhor marca de NAS? Queria fazer 3 ou 4 coisas, backups, camaras, p2p e se possivel fazer de media center, mas nao quero gastar muito alem dos 200 € com discos.

Qual a melhor destes? Sendo que sao 3 marcas e nunca tive um NAS.

Asustor AS1002T-V2
NAS Western Digital My Cloud Ultra EX2
NAS Synology Disk Station DS118.
 
E qual a melhor marca de NAS? Queria fazer 3 ou 4 coisas, backups, camaras, p2p e se possivel fazer de media center, mas nao quero gastar muito alem dos 200 € com discos.

Qual a melhor destes? Sendo que sao 3 marcas e nunca tive um NAS.

Asustor AS1002T-V2
NAS Western Digital My Cloud Ultra EX2
NAS Synology Disk Station DS118.
Melhores.marcas synology e qnap.
Se queres fazer várias coisas com o NAS convém ter algum poder de processamento, depois também depende da quantidade de cameras que tens..
 
Melhores.marcas synology e qnap.
Se queres fazer várias coisas com o NAS convém ter algum poder de processamento, depois também depende da quantidade de cameras que tens..
O modelo da synology que disse a cima é alguma coisa de geito?
Camaras por agora so tenho uma.
Poder de processamento, qual o que recomendam?
 
Basicamente será correr o programa da camara caso haja algum movimento gravar, um de p2p, algum que faça backups de pcs e afins e permitir me acessar sem problemas.

Normalmente não é o NAS que faz isso, é a camera, o nas serve apenas como local para guardar os videos.
O que queres quase que qualquer um serve os propósitos.
 
Basicamente será correr o programa da camara caso haja algum movimento gravar, um de p2p, algum que faça backups de pcs e afins e permitir me acessar sem problemas.

Não precisas de um sistema com muitas specs. Atenção, vais notar alguma lentidão nos menus da NAS quando estiver a processar alguma informação.

Normalmente não é o NAS que faz isso, é a camera, o nas serve apenas como local para guardar os videos.
O que queres quase que qualquer um serve os propósitos.

A não ser que queria a NAS como NVR. Se for para uma camara, aguenta.

Cumps
 
Definitivamente, use HDD de nível NAS para casos em que você precise escrever 24 horas por dia, 7 dias por semana como Ironwolf NAS ou IronWolf NAS Pro:
Se fosse o caso que o que você quer é salvar vídeos, então use um HDD feito para câmeras de vigilância como o SkyHawk:
Se o nível de escrita durante as 24 horas for muito alto, então é melhor instalar HDDs de nível corporativo como o Exos ou o Nytro:
 
Boas pessoal, ja comprei uma nas, synology ds218play, mas tenho várias dúvidas.

-Nao consigo fazer transferências de ficheiros entre pcs e nas a mais de 40mb/s.
Ambos têm a placa de rede a 1Gbps.

-Como sei os consumos de internet do download station?

-Será bom criar uma VPN? Ja li que é bom para jogar online e para os downloads mas nao percebo nada disso.

Alguma ajuda?
 
-Nao consigo fazer transferências de ficheiros entre pcs e nas a mais de 40mb/s.
Se o limite de escrita do disco para onde estas a escrever?

-Será bom criar uma VPN? Ja li que é bom para jogar online e para os downloads mas nao percebo nada disso.

Nao sei onde leste isso, mas não seria fazer criar uma VPN mas sim usar uma vpn externa, porque criar uma não serve para jogos online (sem ser por exemplo para jogar jogos antigos com IP directo ou lan) nem para downloads se o intuito é mascarar o tráfego.
 
Se o limite de escrita do disco para onde estas a escrever?



Nao sei onde leste isso, mas não seria fazer criar uma VPN mas sim usar uma vpn externa, porque criar uma não serve para jogos online (sem ser por exemplo para jogar jogos antigos com IP directo ou lan) nem para downloads se o intuito é mascarar o tráfego.

O disco tem escrita e leitura de 145mb/s é um wd nas red 1tb.

Então e uma vpn externa faz o quê?

Acho estranho o download station parecer que está sempre parado pois nao vejo alterações dos valores. Em windows é mais facil de perceber isso.

Se alguem me podesse ajudar a configurar eu agradecia.

Cumprimentos
 
Back
Topo