Discussão NAT Loopback - Que operadores (Meo/NOS/Vodafone/Outro) suportam e com que routers

FastBoy

Power Member
Boa tarde



(Se quiserem saltar a explicação, a questão é "Que operadores e routers suportam NAT Loopback?")

Há muito tempo que tenho um servidor em casa com um dominio registado e, obviamente, recorro aos serviços desse servidor usando o dominio quer dentro quer fora de casa.

Isto é possivel atravez da opção NAT loopback que existiu na NOS até ao Router 3.0.
Consideremos que é configurado o encaminhamento de portas (ex: 80 e 443) no router para o IP do servidor na rede local. Isso significa que pedidos com IP publico do router e essas portas (80 ou 443) são direcionados para o servidor. Esse encaminhamento de portas é rede Publica --> Privada/local, ou seja, forward de pedidos provenientes "da internet".
A opção "NAT loopback" permite adicionalmente ao router redirecionar o trafego oriundo da rede local. Este trafego, ao inves de ter origem na rede local e ser simplesmente enviado para fora pelo router, é novamente encaminhado de acordo com o encaminhamneto de portas configurado no router.
(bastante básico)


Isto é de tal forma importante para mim e para qualquer pessoa que tenha uma maquina na sua rede que considere estar sempre acessivel por dominio que quando a NOS resolveu à cerca de ano e meio substituiu o meu router pelo 4.0, eu basicamente obriguei o operador a repor o router anterior. Mas visto que que anos passados, já vamos no router 5.0 v2 e o problema mantem-se, chega disto, e quero enontrar outro operador que permita utilizar os serviços sem restrições idiotas.



Que operadores e routers suportam NAT Loopback?

Meo:

NOS:
Router 3.0 CVE-30360 ZON - Sim
Router Wifi 4.0 - Não
Router Wifi 5.0 v2 - Não

Vodafone:
Huawei HG8247Q - Sim
Smart router 2.0 (Huawei HS8247W) - Sim
Huawei B311-221 4g - Não



Obrigado pela ajuda,
cumprimentos,
Nuno
 
Última edição:
Também já passei por isso, inclusive com routers Cisco, e também na NOS, mais caricato para o apoio parecia que estava a pedir uma coisa de outro mundo... Enfim...

Eu tenho o vodafone HG8247Q e faz
 
Boas.
Entendo perfeitamente a dor...
Vodafone Smart router 2.0 (Huawei HS8247W) tem NAT loopback.

Tens uma forma de resolver isso: usa adGuard home ou pihole, aponta os DNSs da WAN do router (se o fizeres no servidor de DNS perdes as boxes) para o IP do servidor em que esse serviço está disponível, e o rDNS passa a funcionar sem problema.
Testado e a funcionar num Huawei B311-221 4g Vodafone que não suporta NAT loopback.

Abraço
 
Última edição:
Back
Topo