Navegação GPS [smartphone]

Qual o teu sistema de navegação predilecto?

  • Copilot

    Votes: 0 0,0%
  • TomTom

    Votes: 3 2,8%
  • Sygic

    Votes: 16 15,0%
  • Google Maps

    Votes: 38 35,5%
  • Waze

    Votes: 23 21,5%
  • Navigon

    Votes: 1 0,9%
  • Here

    Votes: 12 11,2%
  • iGO Navigation

    Votes: 4 3,7%
  • Apple Maps

    Votes: 2 1,9%
  • Outro

    Votes: 8 7,5%

  • Total voters
    107

viperbruno

Suspenso
Apesar de haver alguns tópicos fragmentados a falar de GPS, nenhum discute as aplicações que temos ao nosso dispor para Android (e outros sistemas), os prós e contras de cada um.

Vêm a propósito de um artigo da DECO que discordo significativamente, e deixo votação para ver qual o mais usado por aqui.

Por cá uso o Sygic por achar que combina bem entre serviços Offline (cartografia Teleatlas/TomTom) e Online (TomTom Traffic, POI). No entanto a última versão (v17) está pesadíssima e com bugs que não lembram o diabo.
 
MEO Drive (NDrive) é o que uso e para mim o melhor, inclusive é melhor que o google maps. O MEO Drive dá a instruções com mais antecipação, no timing certo, no google por vezes diz para virar mesmo em cima do acontecimento...
não consigo conduzir com o google maps sem me perder ou falhar saídas.

ainda por cima é software português :D
 
Eu uso o Google Maps, no entanto à uns tempos para cá que não está a funcionar correctamente, identifica a minha posição actual e direcção, mas quando inicio o caminho o GPS não acompanha/actualiza a minha posição em movimento, ficando parado no inicio. Já experimentei o Waze e tem o mesmo problema. Alguém me pode dar uma ajuda?
Peço desculpa se não é o local mais correcto para a questão.
 
MEO Drive (NDrive) é o que uso e para mim o melhor, inclusive é melhor que o google maps. O MEO Drive dá a instruções com mais antecipação, no timing certo, no google por vezes diz para virar mesmo em cima do acontecimento...
não consigo conduzir com o google maps sem me perder ou falhar saídas.

ainda por cima é software português :D

Não fosse um software descontinuado, por isso que nem inclui na lista. É pena, actualmente foi comprado por uma empresa brasileira que está lá a oferecer o software gratuitamente.
A cartografia do NDrive/MEO Drive está a cargo de quem? É de que data?
 
Não fosse um software descontinuado, por isso que nem inclui na lista. É pena, actualmente foi comprado por uma empresa brasileira que está lá a oferecer o software gratuitamente.
A cartografia do NDrive/MEO Drive está a cargo de quem? É de que data?


o mapa foi actualizado pela ultima vez em 2016.09
 
Meo Drive e Here Maps, acho que neste momento não justifica a compra de software quando temos estes de graça e offline. Para navegar por ponto de interesse Meo Drive.
 
Por acaso ia mesmo perguntar se haveria algum que pudesse ser considerado mais fiável para a informação do trânsito.
Experimentei o Waze, Apple Maps, Google Maps e Here WeGo e todos eles apresentavam a mesma informação para a minha zona.
 
Por acaso ia mesmo perguntar se haveria algum que pudesse ser considerado mais fiável para a informação do trânsito.
Experimentei o Waze, Apple Maps, Google Maps e Here WeGo e todos eles apresentavam a mesma informação para a minha zona.

Neste momento o Google Maps tira partido da informação do Waze por isso a coisa vai ela por ela.

O que diferencia os sistemas de navegação são algoritmos, cartografias e as instruções dadas ao utilizador. Pessoalmente acho que em Portugal, como somos um país "irrelevante" em termos de mercado para termos sistemas de trânsito fiáveis, temos um sistema de trânsito via rádio que está limitado a determinados fabricantes de automóveis, e a alternativa fica-se pela TomTom Traffic que pelo que sei se limita a Lisboa e Porto em termos de informação em tempo real e depois tira partido do que cada aparelho reporta para eles. Os sistemas grátis, funcionam somente com a "comunidade".

E porquê que descredibilizo estes sistemas? Porque fazem previsões nada úteis com base em dados de horas atrás, só porque o semáforo estava vermelho, então há trânsito e por aí fora.

Uma das pérolas que vi, foi o Copilot em plena auto-estrada de 3 vias deserta, dizer que ia ter trânsito intenso a x quilómetros. Chego lá e nada. Depois percebo o que era, tinha-te uma área de serviço ali perto.

Agora em Lisboa posso dizer que às vezes o TomTom ajuda a decidir em coisas como, ir por dentro de Lisboa por ser o trajecto mais curto ou dar a volta grande pela CREL mas não ficar encalhado no trânsito?

A único mérito que dou ao Waze é o facto de como a comunidade é muito significativa, teres actualizações de obras e ruas cortadas, coisa que a TomTom (é derivados) estão a anos-luz de lá chegar. Mesmo a cartografia, já esteve melhor, muitas novas rotundas não aparecem, mesmo depois de já ter passado um trimestre completo - e aqui podemos dizer que outros sistemas não estão presos a este modelo de actualizações - mas aqui o que relato parece ser um desinvestimento na cartografia, talvez os sistemas pagos estejam a levar um tombo no seu negócio...

Já agora, a título de curiosidade, os condutores Uber estão limitados ao Waze ou Google Maps, o que para mim seria negativo se fosse motorista, Google Maps só o uso por facilidade de pesquisa, porque o resto é um zero (um produto ad-eternum beta lol).
 
Após utilizar várias aplicações (à excepção de google maps que nunca usei) o meu preferido é o sygic, tendo root e instalando a versão completa, nao tenho nada de negativo a apontar, tem por exemplo indicação de faixas de rodagem e indica onde há estacionamento disponível quando nos aproximamos do destino, duas funções que me deram jeito muitas vezes. O meo drive por exemplo deve ter acordo com as gasolineiras pois faz nos dar voltas desnecessárias. E o waze pareceu-me demasiado complicado para a utilização que eu faço do gps.
 
Acabei de testar a Karta GPS.

A interface é minimalista, mas a voz PT-PT é Brasileira, usa a cartografia OSM, do pior que pode haver e só para não ter anúncios pagasse 3,5€. Sem opção para evitar portagens.

Em suma: 1/5 Chumbado
 
Back
Topo