Por acaso ia mesmo perguntar se haveria algum que pudesse ser considerado mais fiável para a informação do trânsito.
Experimentei o Waze, Apple Maps, Google Maps e Here WeGo e todos eles apresentavam a mesma informação para a minha zona.
Neste momento o Google Maps tira partido da informação do Waze por isso a coisa vai ela por ela.
O que diferencia os sistemas de navegação são algoritmos, cartografias e as instruções dadas ao utilizador. Pessoalmente acho que em Portugal, como somos um país "irrelevante" em termos de mercado para termos sistemas de trânsito fiáveis, temos um sistema de trânsito via rádio que está limitado a determinados fabricantes de automóveis, e a alternativa fica-se pela TomTom Traffic que pelo que sei se limita a Lisboa e Porto em termos de informação em tempo real e depois tira partido do que cada aparelho reporta para eles. Os sistemas grátis, funcionam somente com a "comunidade".
E porquê que descredibilizo estes sistemas? Porque fazem previsões nada úteis com base em dados de horas atrás, só porque o semáforo estava vermelho, então há trânsito e por aí fora.
Uma das pérolas que vi, foi o Copilot em plena auto-estrada de 3 vias deserta, dizer que ia ter trânsito intenso a x quilómetros. Chego lá e nada. Depois percebo o que era, tinha-te uma área de serviço ali perto.
Agora em Lisboa posso dizer que às vezes o TomTom ajuda a decidir em coisas como, ir por dentro de Lisboa por ser o trajecto mais curto ou dar a volta grande pela CREL mas não ficar encalhado no trânsito?
A único mérito que dou ao Waze é o facto de como a comunidade é muito significativa, teres actualizações de obras e ruas cortadas, coisa que a TomTom (é derivados) estão a anos-luz de lá chegar. Mesmo a cartografia, já esteve melhor, muitas novas rotundas não aparecem, mesmo depois de já ter passado um trimestre completo - e aqui podemos dizer que outros sistemas não estão presos a este modelo de actualizações - mas aqui o que relato parece ser um desinvestimento na cartografia, talvez os sistemas pagos estejam a levar um tombo no seu negócio...
Já agora, a título de curiosidade, os condutores Uber estão limitados ao Waze ou Google Maps, o que para mim seria negativo se fosse motorista, Google Maps só o uso por facilidade de pesquisa, porque o resto é um zero (um produto ad-eternum beta lol).