DS Dragon Quest V: The Hand of the Heavenly Bride (Square Enix)

:tareon:

Podia ser mais caro. :D Pode ser que a informação no meu edit te interesse, assim sempre é mais um pouco de certezas que tens sobre o jogo.

:002: Está descansado que não te vou assaltar nem nada do género :D
Bem, hoje em dia já não penso que estejam caros os da DS, 20€ vale bem a pena pela qualidade que têm, tem-se verificado bastante ultimamente com variados títulos (e ainda bem :cool:)

Quanto ao edit, não quero estar com comparações mas... isso era o que fazia no Pokemon. Se realmente vale a pena tentar evoluir um mais fraco mas que poderá ficar mais forte (e ser mais útil) porque não. Até um jogo da Dreamcast, TimeStalkers tinha essa feature (que muitos não gostaram) e eu simplesmente adorei aquilo :D Portanto ele que venha para pormos isso em dia! :007:

O spoiler é que me deixou intrigado após ver a mensagem secreta... :coolshad:
 
Não é de todo uma feature inovadora (para hoje), mas para quem gosta deste género de coisas, é sempre um bonus.

De notar que é díficil recrutar os monstros que queremos, aquilo é aleatório quase, parece-me a mim que depende muito da forma da batalha, e de quantas vezes derrotamos X monstro. Quanto mais fortes nos apresentarmos, mais hipoteses temos do monstro se querer juntar. De notar que, embora eu tenha dito o que disse no spoiler, existem monstros que são fabulosos. Eu tinha um que nunca saía da party (a party consiste em 4 elementos), e só não tinha mais porque o meu afecto pelos personagens era grande (e porque era díficil arranjar monstros muito melhores). :-D

Quanto ao que disseste sobre o preço dos jogos da DS, não podia concordar mais. O dinheiro mais bem gasto que me saiu da carteira (falando de jogos, claro), foram para jogos da DS. Comprei uns quantos para PC e Wii últimamente, mas os da DS têm-me colado completamente.
 
Última edição:
Eu espero que essa feature de recrutar monstros seja opcional. Talvez venha da minha experiência com muitos RPGs ocidentais mas eu gosto que os meus parceiros da party sejam personagens com conteúdo e alguma relevância para a história.
Por alguma razão nunca fui grande fã de Pokemón. :p

Contudo acho que vou começar pelo IV porque achei intrigante a forma como a narrativa é estruturada. Aparentemente jogamos pequenos trechos com 4 personagens diferentes que no resto do jogo são os companheiros do verdadeiro herói do jogo. Por acaso também não jogaste o IV?
 
Ainda não joguei o IV, mas tal como tu, acho a interessante a forma como a storyline decorre. Sou capaz de mandar vir, visto que até está um pouquinho mais barato que o V, mas por enquanto não posso opinar.

Quanto à cena dos monstros ser opcional, não é bem assim. Claro que podes não aceitar recrutar um monstro, mas vais andar sozinho. O jogo trata-se um pouco de solidão também, vais fazer amigos, tê-los na party, mas não por muito tempo, pois cada um tem a sua vida. Só muito à frente no jogo poderás ter uma party de pessoas que têm um papel na história. Se bem que até existe um monstro que eu sempre quis na party, porque faz de certa forma parte da storyline, e esse sim, anda quase sempre contigo.

Fora disso, há que recrutar. Podes não perder muito tempo nisso, mas terás de recrutar para ter uma party forte, até porque podes trocar elementos da party a meio da batalha, se achares necessário.
 
Bah! Mas acho que vou conseguir viver com isso. Provavelmente vou limitar-me aos primeiros que apanhar e não pensar mais nisso, eh.
 
Bem... ainda vou com tão poucas horas (quase 7 :/) mas parece que já fiz muito mais não sei porquê, talvez das batalhas mas isso mais adiante.

Anyway, antes uma palavra para quem gosta do género.. Comprem!! que só vos faz é bem!:007: Sim está mesmo bom, e está-me a saber melhor este que o Fire Emblem: Shadow Dragon (surprise!!). Este custou menos, mas valia ainda mais que o Fire Emblem (darei uma opinião quando acabar o jogo.. faltam 4 capítulos :p)

Bem, o que dizer sobre este jogo.. antes de mais dizer o que penso sobre a sua simplicidade. Pode ser este o ponto mais fulcral no que toca a gostarem do jogo! :) Referi-mo claro no que toca à apresentação das lutas, os menus deveras simples, o equipamento que vai ao mais simples/básico de um RPG e pela forma directa com que o jogo se apresenta a nós! Isto não é dizer mal atenção, reforço o "apesar" disto, poderá ser o que realmente diferente uma pessoa adorar o estilo/jogo ou não! Para mim está no ponto, rápido, simples, directo e foca-se no que realmente é importante.

Quanto aos gráficos, apesar da aparência inicial que possa transparecer.. o jogo tem bons detalhes no cenário e principalmente nas vilas ou certas características dos dungeons! As batalhas são directas (e mais é impossível) e certas alturas requer pensar na estratégia a usar. Felizmente, e agora, as coisas estão a correr muito bem e rapidamente mata-se os inimigos.
Poderá estar relacionado por gostar de ter o equipamento de "última geração" e fazer level up até me sentir seguro ou com uma boa quantia de ouro nos bolsos.

Já as animações não tinha grandes expectativas, tendo em conta que é a primeira vez que olho para um DQ com atenção (vi um amigo jogar ao DQ VIII mas não me chamou.. e portanto talvez mude de ideias se realmente lhe pegar, mas para já penso que funcionem na perfeição, os inimigos fazem movimentos únicos dependendo do tipo que ataque que aí vem, misturado com uma boa pitada de detalhe nas mesmas. Só perde quando se trata da exploração que parece-me já algo rudimentar em comparação com o que gostaria de ver (e ao entrar na batalhas, imagino como poderiam andar as nossas personagens)

Em relação à história, alguma alma :p referiu o que também penso (se não estou em erro) e foi exactamente como a história se desenrola, não haja dúvidas que este é bem provável o ponto forte do jogo! Desde que nos metem no lugar de uma personagem ainda muito debilitada.. rapidamente cheiramos a dificuldade das batalhas e é aí que se faz uma boa apresentação ao pai personagem que controlamos. O desenvolvimento que ocorre não só em pequenos detalhes sobre o mistério do nosso pai (mas também sobre nós), juntamente com as pessoas à nossa volta, que não meros "objectos" que não chegam sequer a iniciar algo com a nossa equipa. Ao longo da mesma vamos encontrando personagens com bom carisma e personalidades que automaticamente nos identificamos! e é óptimo ver como as nossas acções de facto dizem alguma coisa. Entretanto, parece-me que também é um jogo virado para outras coisas sem ser o nosso próprio "destino" ou percurso que queríamos tomar, mas sim que teremos de fazer mais qualquer coisa pelos outros ao longo desse caminho... espero eu que agora a coisa desenvolva mais :)

Vou bastante no ínicio, mas para já ando por aqui:

Acabei de encontrar a espada lendária a ver a carta que o pai nos deixou! Emocionante não haja dúvida tendo em conta o que acabou de acontecer há 10 anos atrás e depois ver aquilo!

Agora é altura de ir à cidade do Harry e não sei se é para metê-lo no trono, ou se vamos apenas dar cabo dos maus :D

Quanto aos monstros, também não sei se vou dar uso aos monstros mas a possibilidade de lhes dar equipamento é boa. Poderão dar jeito em certas partes, e entretanto eles também aumentam de nível sem andar com eles na party, também é bom. Para já estou a pensar deixar um Undead Zombie? na equipa já que me parece ser o melhorzito :p

Não faço a mínima ideia de quanto tempo durará um Dragon Quest destes (portáteis), elo mapa em si diria que vai haver bastantes horas pelas frente (pelo menos 50?), tendo em conta o espaço preenchido pela coisa e se o desenvolvimento tiver o pacing habitual. Também não sei dizer se realmente este é dos melhores DQ porque nunca joguei mais nenhum, mas segundo o come_sabedoria se não me engano, os IV-VI são os melhores (considerados pelos fãs), portanto e vindo de mim.. se nunca jogaram um, por este podem começar porque está assegurado ;)

PS: Só para reforçar a ideia,a manter este ritmo de qualidade no seu todo, é jogo para acompanhar o Shining Force 3 no top de RPGs!! Talvez assim já diga mais qualquer coisa esta breve "visão" sobre o jogo! :007:
 
Última edição:
Ainda bem que não sou só eu a pensar tão bem deste jogo, e Eagle... Vendo onde tu vais, prepara-te, porque a história tem MUITO para dar (para mim o melhor ainda).

Eu demorei 32h a acabar o jogo, mas senti dificuldades, se continuasse a evoluir como tinha feito no inicio, era jogo para perto de 40h.

Anyway, diverte-te! Volto a reforçar o que disseste, quem não comprou, faça favor! É deveras uma aventura épica, e o Eagle já fala tão bem sem ter passado pelo melhor da história!
 
Última edição:
Já me estão a lixar, vi o Final Fantasy IV e este e trouxe os dois, o problema é que só tenho 2 olhos 2 mãos e 1 DS... Isto devia dar para jogar os dois ao mesmo tempo senão não tenho tempo para mais nada...
 
Ainda bem que não sou só eu a pensar tão bem deste jogo, e Eagle... Vendo onde tu vais, prepara-te, porque a história tem MUITO para dar (para mim o melhor ainda).

Eu demorei 32h a acabar o jogo, mas senti dificuldades, se continuasse a evoluir como tinha feito no inicio, era jogo para perto de 40h.

Anyway, diverte-te! Volto a reforçar o que disseste, quem não comprou, faça favor! É deveras uma aventura épica, e o Eagle já fala tão bem sem ter passado pelo melhor da história!

Vamos a ver o que reserva o futuro :D A este ritmo não acabo em 40h não :(

De momento já mudei a minha opinião quanto aos monstros, dão uma valente ajuda pelo menos ainda nesta parte "inicial" que não há equipa. Se tivermos os monstros certos, comparam-se em stats à personagem principal e um que tenho já o ultrapassa em Ataque, defesa e quase HP.

De momento já me livrei do Príncipe! Gostei da pequena história que envolveu a "corrupção" nos 10 anos que passaram. Estou agora noutro continente, Zephyr? Zephyra? e continua a ter na equipa o slime (primeiro inimigo) mas tem um ataque bom e bastante rápido, e sempre ajuda a aumentar a defesa da party. O outro é o Slime Knight? Tem uma espada e armadura e upa upa!! Bons magias, e ao nível da minha personagem!

Está a melhorar a experiência sem dúvida, e a minha opinião sobre as batalhas mantêm-se! São simples, rápida mas acabam por ser viciantes e de uma certa forma recompensam o tempo que perdemos a fazer Level up... bem visível no dano que levamos, quando atacamos e a sorte que temos :p


Já me estão a lixar, vi o Final Fantasy IV e este e trouxe os dois, o problema é que só tenho 2 olhos 2 mãos e 1 DS... Isto devia dar para jogar os dois ao mesmo tempo senão não tenho tempo para mais nada...

Deixa o FF IV de lado e joga este, sem sombras de dúvidas! :007: Duvido que na componente da história, o Final Fantasy consiga fazer metade do que este DQ já fez... está mesmo muito boa :)
 
Última edição:
Após muito tempo e um grande intervalo pelo meio, lá acabei este grande jogo. Demorei cerca de 42h e a minha party consistiu na sua grande maioria pelos principal, 2 pequenotes e um animal conhecido :x2:

Herói a lv43, Saber a lv41, Madchen e Parry a lv39.
Nas reservas que praticamente nunca utilizei tirando um turno ou outro tinha a Bianca a lv35, enquanto que Golems, Demónios e um Pássaro de gelo andavam entre o lv19-25

Falta-me ainda bastante coisa para fazer como visitar mais algumas localidades para desbloquear novas conversas e ganhas os items de exposição e ganhar ais mini-medals e substituir pelo equipamento mais forte. equipamento da minha equipa foi em grande parte comprada na ultima localidade, mais virada para defesa de magias do que propriamente ataques fisicos, recuperação de HP no herói e equipamentos de suporte (ressuscitar, anti-magia) nos pequenotes.

Teve grandes momentos o jogo sim snehor, mas achei que faltou um pouco de ligação a personagens. Por exemplo, sabemos que temos de ver X pessoa e salvar Y mas, quando chega a altura o momento é tão rápido que... ou nos ligamos ao texto todo/acontecimentos que nele são descritos ou chegamos no momento. O melhor momento para descrever isto, mas que acabou por ser também um dos momentos altos e tão bom ou melhor que os atrás já referidos:

O tão esperado encontro com a Madalena/Mada, a mãe do nosso herói, Foi bonito finalmente lá chegarmos após recebermos várias "mensagens" dela. No entanto, a apresnetação é rapidissima e de um momento para o outro... bola de fogo!! Pensei logo, pronto, tanto trabalho e morreu já agora, fiquei triste no momento mas... após a batalha vejo-a levantar-se! Pensei.. impossível! Contente por vê-la de pé e... é desta que vamos ter uma conversa... leva novamente mas com uns trovões!! Caso para dizer, porra nem deixaram a mulher respirar e passa tudo num piscar de olhos que nem se "digere" a felicidade/tristeza do acontecimento. Isso e nunca ver qualquer tipo de reacção pela nossa parte, não há fala do nosso héroi sim... mas conheço um um jogo onde se passa o mesmo mas... há reacção, há sentimento pela perda de alguém, mesmo sem fala.

Resumindo, aconselho a todos a jogar este jogo, um excelente RPG e já deu para ter uma ideia um pouco melhor por ser um jogo mais vendido (e se calhar pela fanbase que tem criado desde o ínicio, muito titulos e se calhar sempre bons desde inicio faz pegar mais pessoas :))

Também interessante é ver um RPG com lutas rápidas e interessante, nas portáteis só me lembro de um Golden Sun passar bons momentos e gostar de fazer batalhas. Ponto positivo para a dificuldade bem acentuada em certos momentos, em que um descuido ou demasiada ignorância pelas nossas defesas/HP ditam logo o nosso destino, fazendo com que os bosses sejam mais marcantes que outros jogos. Um pouco desequilibrada no que toca a inimigos normais, chegando a ser mais dificil percorrer uma dungeon do que matar os bosses em si.

Also, os mini jogos com o lançamento também são um bom passatempo, ganha-se bons items e passa-se bem o tempo :) Termina assim, bem tarde, a minha jogatana com este jogo. Mais tarde devo adquirir o IV para ver como é..
 
(Trouxe a pá para desenterrar isto, mas vale a pena)

Terminei ontem o Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride para Nintendo DS.

Depois de ter devorado o Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition, ganhei uma vontade imensa de pegar em todos os jogos da série, e depois de ter feito uma rápida pesquisa, descobri que os fãs da série para além do VIII, têm uma adoração especial pelo quinto jogo e por isso dei-lhe logo uma oportunidade.

Depois de mais de 40 horas de jogo, consegui derrotar o boss final e o balanço é bastante positivo. É óbvio que as mecânicas do jogo estão actualmente um pouco desactualizadas e é o típico JRPG clássico. É exigente, carece de informações no desenrolar da aventura, as batalhas aleatórias em algumas cavernas são infernais e pede ao jogador que explore todos os cantos do mapa - várias vezes ao logo da aventura. Contudo, para contrabalançar essas falhas, tem uma história excelente, que leva o jogador a assistir ao crescimento da personagem, enquanto é confrontado com inúmeras reviravoltas e fá-lo de uma forma bastante diferente do que é actualmente presenciado nos jogos. As batalhas embora sejam exigentes, faz com que o jogador consiga se sentir recompensado com a evolução de cada figura, e embora existam momentos que sejam excessivos de batalhas, ver os níveis a subir é óptimo. Para além disto tudo, visualmente continua muito bom, com a atenção aos detalhes dos monstros, das cidades, e a utilização inteligente das duas telas da consola que torna tudo muito mais atractiva.

Ainda assim, o que mais me agradou foi de facto a história. Gostei bastante da história de pai e filho, e de pai para filhos. É, por isso, obviamente recomendadíssimo.
 
Back
Topo